Explorando possibilidades: Reflexões sobre Inteligência Artificial na Gestão do Conhecimento

O Comitê de Gestão do Conhecimento da Petrobras recebeu o presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), Fernando Fukunaga, em 09 de agosto (quarta-feira), para um bate papo sobre a utilização de IA para potencializar a Gestão do Conhecimento (GC). Compartilhamos a seguir insights inspiradores que emergiram deste encontro.

Fukunaga iniciou a discussão falando sobre a evolução da Gestão do Conhecimento ao longo dos anos e apontou para o papel revolucionário que a IA desempenha na transformação dessas práticas. Ao destacar as diversas aplicações de IA em GC, ele enfatizou a capacidade dessa tecnologia de impulsionar a eficiência e a qualidade das tomadas de decisão, tornando-a parceira estratégica para a GC.

Uma parte essencial da apresentação foram os dez tipos de aplicação de IA com foco em GC identificados por Fukunaga, destacando como cada um deles pode impactar positivamente a forma como gerenciamos o conhecimento e, além disso, ele apresentou 14 contribuições da IA para a GC, ilustrando como a tecnologia pode ser integrada em diversos processos para melhorar significativamente a eficácia das práticas de GC.

Durante a reunião, o estudo realizado por Rachad Najjar* , Head de Aprendizagem da GE, também foi mencionado. O estudo identificou e comparou 100 aplicações de IA oferecendo uma visão abrangente das oportunidades que a IA pode trazer para a Gestão do Conhecimento.

Fukunaga destacou que a aplicação da IA pode agilizar mais de 35 atividades de GC, contribuindo para uma gestão mais eficiente e eficaz.

O encontro também proporcionou um espaço para reflexão e discussão entre os participantes. Questões sobre a ética na utilização de IA, o equilíbrio entre tecnologias avançadas e práticas fundamentais, bem como os desafios que a IA pode trazer para o mercado de trabalho, foram amplamente debatidos. As ideias compartilhadas pelos participantes adicionaram profundidade à discussão e ressaltaram a importância de abordar as mudanças tecnológicas com responsabilidade e visão estratégica.

Fukunaga encerrou a reunião reforçando a importância de se manter atualizado com as tendências tecnológicas, mas também de valorizar as pessoas e os fundamentos sólidos da Gestão do Conhecimento ressaltando a necessidade de adotar a IA como uma ferramenta para aprimorar práticas já existentes, mas também incentivou a explorar maneiras de desenvolver novas abordagens.

Continue acompanhando nossas atividades e eventos.

*Rachad participou como Keynote speaker da 16ª edição do KM Brasil, realizado em 2021. Sua apresentação está disponível nos links abaixo:

Um comentário

  1. GC

    Mas o artigo deixou de mencionar um exemplo dentre tantas opções….
    14 contribuições da IA para a GC ?
    100 aplicações de IA oferecendo uma visão abrangente das oportunidades que a IA pode trazer para a Gestão do Conhecimento ?
    agilizar mais de 35 atividades de GC ?

Comentários estão fechados.