Memória Organizacional da SBGC

A história da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) é marcada por pessoas, ideias e realizações que consolidaram nosso compromisso com a disseminação e fortalecimento da gestão do conhecimento no Brasil. Esta página é dedicada a preservar e valorizar as contribuições das gestões anteriores, destacando os líderes e equipes que ajudaram a construir nossa identidade e a expandir nossa atuação.

A Origem da SBGC

A SBGC nasceu do engajamento de uma comunidade virtual chamada Competitive-Knowledge (competitive-knowledge@yahoogroups.com), que, ao longo de quase três anos, reuniu centenas de membros ativos no Brasil e no exterior para debater temas relacionados à Gestão do Conhecimento. Como fruto desse movimento, realizou-se o primeiro Encontro Nacional da comunidade em São Paulo, de 4 a 6 de maio de 2001.

Durante esse evento, especialistas apresentaram e discutiram aspectos fundamentais da Gestão do Conhecimento, estimulando a troca de experiências e o fortalecimento da rede de profissionais da área. No dia 6 de maio de 2001, durante a programação do encontro, foi oficialmente fundada a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC).

Objetivos do Encontro Nacional

O evento teve como propósito:

  • Promover o intercâmbio de informações e experiências sobre Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Inteligência Competitiva entre profissionais e organizações.

  • Incentivar o debate e a troca de conhecimentos entre os membros da comunidade Competitive-Knowledge e outras áreas correlatas.

  • Facilitar a criação e o fortalecimento de uma rede de contatos de profissionais atuantes na Gestão do Conhecimento.

  • Realizar a Assembleia Geral de Constituição da SBGC.

Perfil dos Participantes

O encontro atraiu um público diverso, incluindo diretores, administradores, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de diversas áreas, como Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, CRM/SCM, Universidades Corporativas e Planejamento Estratégico.

Local e Realização

Inicialmente programado para outro local, o evento precisou ser transferido para o Rancho Silvestre, em Embu das Artes (SP), para melhor acomodar o grande número de participantes. Com a presença de especialistas renomados e patrocínio de empresas como Promon, Informal Informática, Expertise, UFRJ/CRIE, Montreal Informática e Conceito Soluções, o evento se consolidou como um marco para a GC no Brasil. Ao longo de dois dias, foram realizadas palestras e debates sobre temas como Memória Organizacional e Inteligência Competitiva, totalizando oito horas de discussões produtivas.

Assembleia Geral de Constituição da SBGC

No dia 6 de maio de 2001, foi realizada a Assembleia Geral de Constituição da SBGC, onde foram discutidos e aprovados os principais pontos do Estatuto da Sociedade. Durante a reunião, também foi eleita a primeira diretoria da SBGC, que atuaria por um período de dois anos, acompanhada pelos conselhos Ético e Fiscal.

Principais Ações Definidas

A SBGC estabeleceu como prioridades iniciais:

  • Criar uma base de dados de fornecedores de ferramentas para Gestão do Conhecimento;

  • Desenvolver representações estaduais da SBGC para expandir sua atuação;

  • Definir a formação mínima recomendada para profissionais de Gestão do Conhecimento;

  • Instituir um prêmio nacional para reconhecer casos de sucesso na área de GC.

Desde sua fundação, a SBGC tem sido protagonista na disseminação da Gestão do Conhecimento no Brasil, impulsionando a troca de experiências, a construção de redes de colaboração e o desenvolvimento de práticas inovadoras. Essa memória organizacional é a base de nosso futuro, e seguimos comprometidos em fortalecer esse legado.

Diretoria Executiva

Renata Dalmaso

Presidente

Elissandra Hurtado

Presidente

Jayme Teixeira Filho

Presidente

(In Memoriam)

​Fernando Fukunaga

Presidente

André Saito

Presidente

​Fernando Fukunaga

Vice-Presidente

Elissandra Hurtado

Vice Presidente

Fábio Câmara A. de Carvalho

Vice Presidente

Shoraya Carneiro

Vice Presidente

Antonio Carlos Mendes

Diretor Administrativo Financeiro

Adabério Correia Diniz

Diretor Administrativo Financeiro

Júlia Frozza

Diretora Secretária

Antonio Carlos Mendes

Diretor Secretário

Sérgio Lapastina

Diretor Secretário

Elissandra Hurtado

Diretora Secretária

Diretoria Executiva Adjunta

Aguinaldo Vieira Maciel

Conselho de Ética

Alberto Rocha

Diretor de Tecnologia

André Noronha

Diretoria de Gestão do Conhecimento

Antonio Carlos Mendes

Diretoria de Relações com as Forças Armadas

Antonio Pacola

Coordenador de Educação

Antonio Raimundo dos Santos

Conselho de Ética

Aparecida Laino

Especialista de Gestão do Conhecimento

Célia Aihara

Coordenadora de Conteúdo e Comunicação

Cristiele Petri

Diretora Regional Santa Catarina

Debora Alves

Diretora de Relações com Setor de Saúde e Hospitais

Diva Vieira

Conselho Fiscal

Eliane Barreiros

Conselho de Ética

Elisa Lemos

Conselho de Ética

Elisabeth Gomes

Diretora de Relações Institucionais e com o Governo

(In Memoriam)

Elissandra Hurtado

Diretora de Educação

Euro Marques Júnior

Diretor de Núcleo Regional de Bauru

Flávia Celidonio

Coordenadora de Gestão do Conhecimento

Flavia Celidonio

Diretora de Gestão do Conhecimento

Gilson Schwartz

Diretor de Publicações e Conteúdo

Kátia Borba

Conselho de Ética

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Filtro Ano gestão

Conselho deliberativo

Neusa Bastos F. dos Santos

Presidente

Renata Dalmaso

Vice-Presidente

Maria Beatriz Barbosa

Secretária

André Saito

Conselheiro

André Saito

Presidente do Conselho

Marcelo Corrêa da Silva

Conselheiro

Sonia Wada

Conselheira

Wanda Hoffmann

Conselheira

Tânia Moreira Pinto

Conselheira

Miguel Sória

Conselheiro

Tomé Machado

Conselheiro

Sonia Wada

Secretária

Roberto Carlos dos Santos Pacheco

Conselheiro

Fernando Antônio Gualberto Lopes

Conselheiro

Maurício Ribeiro da Silva

Conselheiro

Heitor José Pereira

Conselheiro

Tânia Moreira Pinto

Vice-Presidente

Conselho deliberativo

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Ano conselho deliberativo