A comunidade virtual Competitive-Knowledge (competitive-knowledge@yahoogroups.com), com quase 3 anos de existência e centenas de membros ativos no Brasil e no exterior, dedicada ao debate de questões relativas à Gestão do Conhecimento, organizou o seu primeiro Encontro Nacional em São Paulo, no dia 4 de maio. O evento reuniu especialistas que apresentaram e debateram diversos aspectos da Gestão do Conhecimento. Foi durante este evento que, em 6 de maio de 2001, foi oficialmente criada a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC).
O evento foi direcionado a Diretores, Administradores, Pesquisadores, Professores, Estudantes e Profissionais envolvidos em Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, CRM/SCM, Universidades Corporativas, Planejamento Estratégico, interessados no estado da arte em Gestão do Conhecimento.
O encontro aconteceu de 4 a 6 de maio de 2001. Devido à grande participação, houve a mudança para um novo local, o Rancho Silvestre, em Embu das Artes, SP, para oferecer instalações mais amplas e confortáveis.
Este encontro marcou o lançamento oficial da SBGC, contando com o patrocínio de empresas como Promon, Informal Informática, Expertise, UFRJ/CRIE, Montreal Informática e Conceito Soluções. Nos dois dias de evento, os participantes discutiram temas como Memória Organizacional, Inteligência Competitiva, entre outros, em oito horas de debates produtivos.
A Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento definiu diversas ações prioritárias, incluindo a criação de uma base de dados de fornecedores de ferramentas para Gestão do Conhecimento, representações estaduais da SBGC, formação mínima para profissionais em Gestão do Conhecimento e um prêmio nacional para reconhecer casos de sucesso no campo.
A Assembleia Geral de Constituição da SBGC ocorreu em 6 de maio de 2001. Durante a assembleia, foram discutidos e votados diversos pontos do Estatuto da SBGC, além da eleição da primeira diretoria da sociedade, que atuaria por 2 anos, juntamente com os conselhos Ético e Fiscal.
©2024. SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados.