Vivemos na chamada Era da Informação, em que o conhecimento organizacional se tornou um recurso inestimável para os negócios. Ele é visto como um fator produtivo a ser gerenciado estrategicamente ao lado de outros como o capital e a força de trabalho. Tem o potencial de gerar valor e sustentabilidade para as organizações. A sua gestão envolve inúmeros desafios e deve estar inserida nos processos do negócio.
Mas o que é conhecimento organizacional? É um conjunto de informações, habilidades, experiências, valores, crenças e insights compartilhados e acumulados ao longo do tempo em uma organização, fundamentais para a tomada de decisão. Ao ser aplicado na concepção de produtos e serviços, pode levar a entregas de maior valor aos clientes e maior eficiência na qualidade dos processos produtivos. Em outras palavras ele tem o potencial de gerar diferenciais competitivos e garantir a perenidade de um negócio.
Para que o conhecimento organizacional possa atingir o seu potencial como alavanca de sucesso de um negócio, deve ser gerido a partir dos seguintes processos: Criação de Conhecimento, Retenção de Conhecimento, Transferência de Conhecimento e Aplicação de Conhecimento. Estes processos visam assegurar que o conhecimento flua adequadamente dentro de uma organização, ou seja, que o conhecimento tácito (conhecimento pessoal que é difícil de formalizar e comunicar) e o explícito (conhecimento estruturado e codificado) fiquem à disposição das pessoas para utilização no negócio, independente da departamentalização ou da seção. Tais processos devem estar inseridos nas rotinas relevantes do negócio para que produzam os resultados esperados. A cultura organizacional, o modelo de gestão, a tecnologia de infraestrutura e a forma de apoio da alta gestão de uma entidade são variáveis que podem atuar como barreiras ou facilitadoras da Gestão do Conhecimento.
Em resumo, a Gestão do Conhecimento nas organizações vai além do simples armazenamento de dados. Ela se preocupa em garantir a fluidez do conhecimento para que ele esteja disponível no lugar certo, no momento certo e para as pessoas certas, permitindo a boa tomada de decisão. As instituições que fazem isso eficazmente conseguem se adaptar e responder rapidamente a mudanças, inovar e crescer.
Referência: Programa de Certificação Profissional em Gestão do Conhecimento da SBGC.
Formado em Administração de Empresas pela FGV, atualmente lidero algumas iniciativas em gestão do conhecimento na Unimetro (Universidade Corporativa do Metrô de São Paulo).
Possuo uma robusta bagagem profissional nas áreas de Comunicação e Marketing, tendo ocupado posições de gerente de Marketing/Produto em montadoras de automóveis.
Sou apaixonado por aprendizado, desenvolvimento de pessoas e processos de comunicação. Recentemente realizei uma especialização em BIG DATA para inserir a análise de dados nos processos de aprendizagem e comunicação. Acredito no poder das conexões para gerar resultados superiores.