Palestra de Gestão do Conhecimento para a Secretaria de Produtos de Defesa com a Participação da SBGC

No evento realizado nesta manhã de 14 de novembro de 2023, a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) marcou presença de forma significativa em evento online realizado pela Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa. A palestra, conduzida por Fernando Fukunaga, Presidente da SBGC, foi uma oportunidade única para aprofundar os conhecimentos sobre a importância da Gestão do Conhecimento (GC) no contexto atual.

O evento contou com a presença do Brigadeiro Mesquita, Secretário do SEPROD, oficiais e servidores civis daquela Secretaria.

O convite para a SBGC foi iniciativa do Cel. Eng. Aquino, Assessor Militar do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do SEPROD, evidenciando o reconhecimento da necessidade de abordar estratégias eficientes para a gestão do conhecimento nas instituições de defesa.

A palestra iniciou com o Presidente da SBGC, Fernando Fukunaga, destacando os benefícios de fazer parte da rede de associados da SBGC e uma breve apresentação da entidade.

Fernando Fukunaga guiou os presentes por uma linha do tempo, começando em 1920 até os dias atuais, para ilustrar o crescente valor do conhecimento na sociedade. Destacou os resultados de 2021 da Pesquisa do Panorama da GC, realizada pela SBGC, revelando que 40% das empresas respondentes não possuíam uma estratégia de GC documentada.

O Presidente da SBGC esclareceu a importância da formalização da estratégia de GC, incluindo visão de GC para a organização, alinhamento entre a estratégia de negócio e GC, conhecimentos essenciais e críticos e governança de GC. Ele apresentou os benefícios da implementação da GC, dentre eles como acelerar e consolidar a geração de novos conhecimentos e resolver problemas gerenciais.

Fukunaga chamou a atenção para a palavra Gestão no termo Gestão do Conhecimento e ressaltou a necessidade de uma abordagem sistemática, explícita e intencional na GC, destacando a importância de mensurar, avaliar, acompanhar e agir.

Para operacionalizar a GC, ele apresentou o modelo de referência da SBGC, dividido em três dimensões e nove variáveis, sustentadas por dois fundamentos: a GC deve apoiar o negócio, e a GC exige um ambiente facilitador, e discutiu a escala de evolução e maturidade da GC nas organizações.

A palestra culminou com a apresentação de elementos estratégicos de GC, abrindo espaço para uma discussão interativa com os participantes. Foi uma oportunidade única de troca de ideias e experiências, consolidando a importância da GC para as instituições de defesa.

A SBGC, representada por Fernando Fukunaga e Antonio Carlos Mendes, reforçou seu compromisso em disseminar práticas eficientes de Gestão do Conhecimento, contribuindo para o avanço e aprimoramento das organizações em diversos setores, inclusive na área de defesa.