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Taxonomia

Classifique os agrupamentos de conhecimento do negócio

O que é?

  • Taxonomia (do grego táxis, arranjo e nomia método)  é um método de classificação de grupos de organismos ou elementos, com base em características comuns e criando uma relação hierárquica entre eles. Os grupos criados por este processo são referidos como taxa (taxa no plural e táxon no singular).
  • Uma taxonomia é um sistema de classificação que agrupa e organiza elementos. Taxonomia é uma prática antiga e que se desenvolveu mais fortemente na biologia com a classificação de organismos vivos em ordens taxonômicas (Domínio, Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie).
  • A taxonomia também se aplica a outros ramos do conhecimento, além da biologia, mas mantendo sempre o sentido de identificação, descrição, nomenclatura e classificação de grupos de elementos.

Quando utilizar?

  • Quase todos objetos, lugares, conceitos, eventos, propriedades e relacionamentos podem ser classificados de acordo com algum esquema taxonômico.
  • A taxonomia pode ser bastante útil em empresas e instituições, como recurso para favorecer a Gestão do Conhecimento.
  • O volume de informações gerado em uma empresa é monumental e é comum termos dificuldade em encontra-las, seja por falta de registro, organização ou disponibilização precária, ou ainda em função de um sistema de busca deficitário. A taxonomia poderá ser um recuro para facilitar o acesso, a catalogação e a efetiva organização das informações.
  • Por meio da taxonomia são construíodos sistemas de classificação, armazenamento e busca das informações.  
  • A taxonomia pode ser considerada ela própria uma prática de Gestão do Conhecimento, na medida em que requer que se definam previamente os conhecimentos estratégicos da empresa e que se estabeleça uma organização inteligível e meios de acesso à informação. Por outro lado, a Taxonomia pode também apoiar outras práticas e iniciativas de Gestão do Conhecimento que se beneficiarão da ordenação estabelecida, do repositório, de uma base de dados organizada e dos instrumentos de busca.

Recursos necessários:

  • O projetistas das taxonomias tem como desafio produzi-las dentro de contextos de negócios e como subsídio à organização e à produção de conhecimento.
  • Para construir a taxonomia, é preciso definir previamente as áreas de interesse, tanto na perspectiva de organização de conhecimento relevante para a empresa, quanto na perspectiva de sua usabilidade.

Como aplicar?

  • A taxonomia pode ser usada para o tratamento do conhecimento explícito. Também para nomear repositórios, classificar e organizar informações relevantes.
  • Uma taxonomia com definições e hierarquias bem estruturadas facilita a correlação entre as informações, encoraja a exploração e ajuda os usuários a visualizar e utilizar o conhecimento. As categorias da taxonomia, tal como um imã, devem atrair, organizar, mas ao mesmo tempo estimular novas formas de pensar, favorecer as associações, as descobertas e a criatividade.
  • Como as taxonomias normalmente são criadas a partir de uma lista de conceitos e categorias segundo os quais se organizam hierarquicamente os conteúdos (informações e documentos) de interesses, pode-se dizer que são como vitrines que expõem as informações de maneira organizada hierarquicamente e classificadas de no local apropriado.
  • Criar e gerir uma taxonomia é uma tarefa complexa. Deve-se considerar também a política de acesso ao se projetar a taxonomia e as fontes de informação que alimentam estas taxonomias, assegurando que as informações sigilosas fiquem protegidas.

Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:

  • A taxonomia permite organizar o grande volume de informações com as quais convivemos. Permite organizar, expor e recuperar informações, podendo ser usada como alternativa de apoio à gestão do conhecimento.
  • Taxonomias bem construídas podem valorizar os ativos intelectuais, criando contextos para sua oferta e uso, apoiando a aplicação e o compartilhamento dos conhecimentos.

Exemplos de aplicação:

  • Em construção.

Aprenda mais:

  • Em construção.

Processos de Conhecimento

(    ) Identificação (   ) Criação  (  X  ) Retenção (    ) Transferência (   ) Aplicação

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