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Storytelling

Histórias moldam o mundo

O que é?

  • Storytelling significa ‘narrativa de histórias’, é um processo e tem uma técnica de comunicaçãoconsiderada poderosa, pois favorece a retenção dos assuntos,  uma vez que a “narrativa” – recurso utilizado pelo storytelling – envolve razão e emoção.  É uma forma ilustrativa de transmitir conhecimentos, capaz de reunir informação e valores, trazendo em si uma metodologia que transforma  esse conhecimento tácito em explícito.
  • Na evolução da humanidade, em contextos variados, o contar uma estória sempre esteve presente, seja na forma de transmissão de conhecimentos, seja como inspiração para reunir as pessoas em prol de um objetivo comum. Isso significa que praticamos Storyterlling desde os primórdios da civilização: os escritos deixados nas cavernas , por exemplo, são formas de contar a estória de um povo e de uma época.
  • Na atualidade, mais especificamente nos últimos 10 anos, o Storytelling passou a ser reconhecido, no âmbito corporativo, como a técnica que mais favorece o engajamento das pessoas. Se pensarmos nas mudanças de geração para geração, sabemos que está nesse “engajamento” o maior desafio das Corporações, nos dias de hoje. É preciso que as pessoas se apropriem do sentido  do conhecimento transmitido para as suas vidas  e isso só é possível quando há emoção faz parte daquilo que é transmitido. Embora deva existir uma lógica, do que se pretende como resultado, ao aplicar a técnica do Storytelling, os aspectos emocionais não estão apartados desse objetivo. Pelo contrário, são considerados nos detalhes ao contar as estórias, devendo essas terem além de uma estruturação de começo, meio e fim, alguns requisitos de destaque como: um protagonista, um desafio, um antagonista e, por fim, uma superação feliz.
  • Dessa forma, muitas Organizações hoje estão buscando conhecer mais e mais a técnica do Storytelling, reconhecendo o valor de aplicá-la aos seus objetivos estratégicos, com foco no alcance de melhores resultados por meio das pessoas.

Quando utilizar?

  • A modalidade já antiga de contar histórias é uma inovadora técnica de comunicação e pode ser utilizada para apresentação de organizações, produtos, e por qualquer profissional, em diversas situações como: reuniões; conversas pessoais; apresentações em público; negociações ou vendas. O profissional pode envolver seus clientes, sua equipe, seus colaboradores e parceiros, através de uma forma agradável de comunicação.
  • Podemos também usar Storytelling em soluções de aprendizagem presenciais e/ou à distância, usando diversas mídias como vídeos, cartazes, artigos, etc, quando temos por objetivo engajar as pessoas ou transmitir conhecimentos que sejam facilmente assimilados e compartilhados – “quem conta um conto, aumenta um ponto”.
  • Alguns benefícios do Storytelling:
    • Valoriza a experiência individual e incentiva o compartilhamento.
    • Transmite, além dos conhecimentos, valores e princípios.
    • Aperfeiçoa o processo de comunicação.
    • Favorece a memorização.
    • Promove situações de prática da liderança.

Recursos necessários:

  • Para utilizarmos o Storytelling precisamos nos perguntar: o que motivaria as pessoas da Organização a contar suas histórias corporativas? Como convidá-las para esse compartilhamento? Como preparar as pessoas que não dominam a técnica do Storytelling?
  • Também devemos levar em conta alguns critérios necessários sobre a técnica e  fatores relevantes que não podem ser relegados a 2º plano:
    • Critérios necessários:
      • Metodologia,  propósito, contexto e clima emocional.
      • Tipo de narrativa: ficcional ou memória.
      • Elementos da narrativa: protagonista, antagonista, situação de conflito, tensão em pontos específicos e final “satisfatório”.
      • Público-alvo: o que se espera dele, por que ele deve ouvir aquilo? Qual a mudança de comportamento pretendida?
    • Fatores relevantes:
      • Contrato legal – direito de imagem e propriedade intelectual.
      • Trabalho de pré-seleção dos temas.
      • Auxiliar na produção dos vídeos ou artigos/cartazetes.

Como aplicar?

  • O Storytelling poderá ser aplicado sempre que as premissas básicas de sua utilização forem respondidas (vide item critérios).
  • Tanto em soluções de aprendizagem presenciais ou à distância, desde que haja um roteiro pré-estabelecido, capaz de nortear quem usará a técnica, mas sem inibir sua capacidade de comunicação criativa.
  • O roteiro deve pautar o assunto principal do Storytelling e o enredo da sua narrativa, estruturando-o com começo, meio e fim (personagens bem definidos, contextualizados: quem são, de onde vieram, como viviam, trajetória profissional, o que os motivam, para onde querem ir, etc…).

Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:

  • Abaixo algumas práticas possíveis de Storytelling
    • Storys de Executivos da Organização, contadas por eles, em forma de videos curtos de 5 minutos. Storys de uma Empresa, seus valores e principais linhas de produtos.
    • Storys de  funcionários que estejam em uma trajetória positiva, citando seu líder atual ou anterior que foi a referência para ele ser quem ele se tornou, profissionalmente, hoje.
    • Storys de melhores práticas e problemas operacionais resolvidos.
    • Introdução da técnica nos programas para a formação de palestrantes.
    • Campanha: “Conte sua história” ou “Eu fiz acontecer”.
    • Concurso: produções de textos, parábolas, histórias, comparações dentro de temáticas que são relevantes ao ambiente corporativo: gestão de conflitos, feedback, risco, superação, segurança nas agências, etc.

Exemplos de aplicação:

Aprenda mais:

  • Em construção.

Processos de Conhecimento

(    ) Identificação (   ) Criação  ( X  ) Retenção (  X  ) Transferência (   ) Aplicação

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