SBGC Online

Encontro de aprendizagem ao vivo e online

O Programa

O Programa SBGC Online foi construído para colaborar para o avanço do campo da gestão do conhecimento no Brasil. A ideia central é por meio da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação conectar profissionais pelo Brasil interessados em aprender cada vez mais sobre gestão do conhecimento para o desenvolvimento organizacional e da sociedade. 

Metodologia

A metodologia de ensino é baseada em princípios do construtivismo, e ocorre em um processo de três etapas: (1) Captura de Conhecimento; (2) Construção de Conceitos; e (3) Absorção do Conhecimento.

  1. Experiências concretas: nossa vivência (curta e/ou longa) nos proporciona experiências, algumas são importantes para nós. Essas experiências incluem aquilo que identificamos como os resultados de nossas ações anteriores. 
  2. Observação e reflexão: a reflexão sobre essas experiência está relacionada a capacidade de diferenciação do modelo mental existente e a percepção de uma realidade diferente; observando aquilo que nossas ações criaram em relação a outros eventos. O produto dessa reflexão é consciência de novos padrões e tendências em eventos que não havíamos percebido antes. 
  3. Formação de conceitos: o antigo modelo mental e a nova realidade são integrados em uma nova teoria. As sugestões de causalidade nos permite desenvolver novas teorias sobre como nossas ideias a respeito do mundo precisa mudar em consequência da observação e reflexão. 
  4. Teste de implicações: usamos essas teorias para planejar novos passos e continuamos a transformar esses planos em novas ações, testando as implicações da nossa teoria em novas ações. 

A etapa de construção de conceitos compreendem os dois últimos passos do Loop de aprendizagem e é realizado no encontro online com o Facilitador de Aprendizagem e com os demais alunos. 

Na ultima etapa é hora de organizar o que aprendemos na semana. O aluno tem até dois dias para enviar um texto de livre autoria com o que foi apreendido, neste ponto o uso da técnica Richard Philips Feynman por ser muito útil: (1) escreva um texto como se estive ensinando um criança; (2) Revise e encontre as lacunas de conhecimento; e (3) Organize o texto e simplifique a redação. O texto deve ser entregue no formato de narrativa, na qual o aluno deve aplicar o teste de implicações, criando um contexto no futuro, um personagem, um antagonista, uma reviravolta e um final feliz. 

Agenda SBGC Online

Gestão do Conhecimento: Conceitos e Práticas 
Quantidade de Encontros de Aprendizagem: 4
Carga horária total: 8 horas – 2h/encontro

Contato

Seja membro da comunidade

Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000

©2024 – SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados. 
Desenvolvido por: Sheila Carneiro.