Planejamento Anual da Comunidade de Prática de Maturidade em GC e Inovação da SBGC

Revisitando nossa história desde a criação em 2012, a Comunidade de Prática de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação (CoP MGCi) da SBGC trilhou uma jornada notável. Nosso objetivo inaugural era claro: criar um ambiente colaborativo para acelerar o aprendizado, transferir práticas entre organizações e construir confiança mútua. O marco inicial dessa jornada ocorreu em 2013, no primeiro encontro da comunidade.

Ao longo dos anos, celebramos conquistas significativas, sendo a criação de um modelo de maturidade em GC uma delas. Este modelo tornou-se uma referência para organizações em busca de aprimoramento em suas práticas.

No dia 24 de janeiro aconteceu o primeiro encontro de 2024 e marcou nosso planejamento anual. Participantes compartilharam insights, abordando desde inteligência artificial até desafios na interação com terceirizadas. A introdução do conceito de Data Mesh expandiu nossas perspectivas sobre o gerenciamento de dados.

Estratégias específicas de GC, alinhadas com as estratégias empresariais, foram discutidas, destacando desafios como a perda de conhecimento e a necessidade de formação contínua, especialmente na saúde. A integração de tecnologias e adaptação ao trabalho remoto também foram abordados, com ênfase na cultura de colaboração e automação.

Os participantes delinearam competências essenciais para 2024, incluindo design centrado no ser humano, gestão de mudanças e storytelling. O mentoring foi citado, ressaltando a proximidade com a alta liderança e habilidades de negociação.

Ao discutir ameaças à GC, os participantes enfatizaram a complexidade de medir o impacto dessa prática. Propuseram a transformação da distribuição do conhecimento em um indicador estratégico, vinculando indicadores de GC aos objetivos organizacionais para uma avaliação mais precisa.

As diferentes organizações compartilharam suas jornadas, desde a busca pela institucionalização da GC até aquelas já reconhecidas como referências, cada uma com seus desafios e progressos distintos, enriquecendo nossa comunidade com uma diversidade de experiências.

Exploramos os temas planejados para os próximos encontros e convidamos você a continuar acompanhando as atualizações, inspirações e colaboração da CoP MGCi da SBGC.