É uma ferramenta na qual objetivo principal é facilitar o acesso a conhecimentos e experiências dos colaboradores por meio da rápida identificação de “quem sabe o que” na empresa, possibilitando a interação direta entre os demandantes e as fontes de conhecimentos e experiências. Trata-se de um banco com os dados estruturado de contato e os perfis dos profissionais, conforme suas áreas de conhecimento, experiências, projetos realizados, temas de interesse e habilidades classificadas por meio de uma taxonomia comum.
Dessa forma, as informações sobre os colaboradores podem ser encontradas de forma organizada e abrangente. Ao encontrar “quem sabe o que”, mais rapidamente agiliza-se a solução de problemas e dúvidas diversas que podem surgir dentro da empresa. O contato entre os profissionais é incentivado e pode ser feito diretamente, promovendo uma verdadeira conexão profissional no ambiente organizacional.
Estas páginas são dirigidas a todos os funcionários que trabalham em negócios com base em conhecimento.
Quando utilizar?
Esse banco de dados é virtual e deve ter taxonomia amigável para facilidade na busca de profissionais e especialidades, além de critérios claros para atualização das informações.
Atualização de informações:
Cada colaborador deve ter o seu perfil disponibilizado em uma plataforma comum, onde poderá a qualquer momento realizar as atualizações que julgar pertinente. O ideal é que crie-se uma cultura de atualização constante e voluntária, facilitando assim a troca de conhecimentos com outros profissionais.
É importante que, ao preencher o formulário o colaborador utilize uma linguagem clara e objetiva, de modo que não deixe dúvida ao leitor.
Utilização das informações:
A empresa e colaboradores devem capturar as oportunidades de utilização das informações disponíveis, como por exemplo:
Conhecimentos críticos: encontrar colaboradores que atuam em áreas / processos relacionados aos Conhecimentos Críticos para a organização
Composição de uma equipe de projeto / grupo de trabalho: Quando a empresa precisar formar um grupo de trabalho sobre um determinado assunto, por exemplo, poderá recorrer a esta ferramenta para encontrar os colaboradores que poderão contribuir com seu conhecimento e vivência para aquela atividade.
Recrutamento Interno e Sucessão: A empresa poderá consultar a ferramenta para conhecer mais sobre o perfil dos seus colaboradores durante um processo de reposição de vaga e/ou sucessão.
Recursos necessários:
Para o desenvolvimento e implantação, é necessário um Plano de Ação que contenha:
Definição de objetivos e informações-chave das páginas amarelas
Elaboração de uma taxonomia comum das informações levantadas
Alinhamento de desenvolvimento da infraestrutura com TI
Desenvolvimento do ambiente virtual
Elaboração de um sistema de categorização e busca de informações
Comunicação da ferramenta
Atualização de informações
Como aplicar?
Após o desenvolvimento e implantação do plano de ação, e implantação da ferramenta, cada colaborador deverá atualizar (e manter atualizado) seu perfil com as informações necessárias e/ou relevantes.
Caberá a empresa, conforme sua necessidade e estratégia, a utilização e aplicação das informações disponibilizadas, conforme exemplos sugeridos no item “Quando utilizar”.
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
Para se obter sucesso na aplicação e utilização, é necessário sensibilizar os colaboradores de forma que todos entendam a importância da atualização de seus perfis, bem como as formas de utilização da ferramenta (dar sentido).
É possível adaptação do nome da ferramenta, por exemplo, que seja mais coerente com a empresa e perfil dos seus profissionais.
Exemplos de aplicação:
Em construção
Aprenda mais:
Em construção
Processos de Conhecimento
( ) Identificação ( ) Criação ( X ) Retenção ( X ) Transferência ( ) Aplicação