Tanto a informação como o conhecimento gerado nas Organizações são o resultado da aprendizagem individual e organizacional, ambos necessitam da gestão adequada, para garantir a sua recuperação quando necessária.
Na reflexão para estabelecer a diferença entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento observa-se que os dois processos envolvem ações de busca, seleção, organização, análise e disponibilização da informação, a diferença é determinada apenas pela forma de expressão tácita ou explícita.
Explícita: formal, pode ser documentado ou articulado em linguagem natural.
Tácita: informal, dependente da experiência pessoal de cada um. Envolve fatores intangíveis como crenças pessoais, perspectivas e valores. Difícil de ser documentado e compartilhado.
De acordo com o Knowledge Management Glossary Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de procura, seleção, organização, análise e disponibilização da informação, de modo que se possibilite aos trabalhadores de uma organização a compreensão necessária e suficiente numa área de interesse específico.
Segundo Tarapanoff (2008) Gestão da Informação é aplicação de princípios administrativos à aquisição, organização, controle, disseminação e uso da informação para a operacionalização efetiva de organizações de todos os tipos.
Muitos estudiosos do assunto observam a diferença tomando como base o fato da informação poder ser estruturada e transferida, porém o conhecimento ser de difícil estruturação e transferência, por se tratar de processo intrínseco e individual, que só se processa a partir da aprendizagem individual ou coletiva, a depender da maneira como cada um absorve a informação.
O bibliotecário, devido aos seus conhecimentos de classificação e indexação, é essencial para prestar relevante serviço na tarefa de identificar especialistas numa organização. Baseado na informação sobre quem pesquisa temas específicos, pode contribuir de forma eficaz na implantação das comunidades de práticas e outras ações que envolvem a participação de profissionais que conheçam a organização, seus funcionários, suas atividades e os processos do negócio. O bibliotecário pode ainda atuar como mediador entre as necessidades de conhecimento e as fontes disponíveis, muitas vezes fontes “humanas,” que viabilizam a realização da ponte entre o explícito e o tácito e vice-versa.
Referências
TARAPANOFF, Kira Aprendizado ao longo da vida como instrumentos para a excelência em gestão pública. In: ENCONTRO DE ARQUIVOS E BIBLIOTECAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, 5. Brasília, 2008. Disponível em: www.apbpe.org.br/v2/jornada5/palestras/bib_org.pdf. Acesso em:16/12/2011.
KNOWLEDGE RESEARCH INSTITUTE, INC. AND OTHER SOURCES. Knowledge management glossary. Disponível em: www.knowledgepoint.com.au/…/glossary.html. Acesso em 16/12/2011.
Artigo publicado no Boletim Anual do Conselho Regional de Biblioteconomia – 5ª Região – 2011.
[1] Bibliotecária, Mestre em Ciência da Informação. E-mail: rsstonini@gmail.com
[2] Bibliotecária, Mestre em Administração Estratégica. E-mail: Elizete@informareconsultoria.com.br