Fonte: Haslinda e Sarinah (2009)
O primeiro nível, conhecimento caótico, sugere que as organizações que estão neste nível estão em processo de compreensão e implementação da GC, ou seja, possuem uma visão de GC, com alguns objetivos.
O segundo nível, conhecimento consciente, sugere que as organizações estão em um degrau acima daquelas com conhecimentos caóticos. A organização neste momento deve concentrar-se no desenvolvimento de um mapa de conhecimentos e trabalhar colaborativamente.
No terceiro nível, o conhecimento focado, indica que as organizações já passaram da fase de implantação. Organizações neste momento devem incorporar a GC em processos; fornecer infraestrutura de GC, serviços e treinamentos; apoio aos recém contratados e incentivo à comunidade de conhecimento. Devem também monitorar e informar sobre indicadores de GC e incluir GC em orçamentos.
O quarto nível denominado como o conhecimento gerencial conseguiu adotar as atividades fundamentais sugeridas no nível um, dois e três e devem tentar incorporar GC em avaliações de desempenho e em planos de negócios.
Finalmente, o conhecimento no centro, é o maior de todos os níveis de maturidade. As organizações devem focar em institucionalizar iniciativas de sucesso, valorizando os ativos intelectuais. Estas atividades diferenciam os tipos de conhecimento. Além disso, todas as atividades de GC devem ter a mesma ênfase neste nível.
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Sobre a autora:
Juliana Pinheiro possui dupla formação em arquitetura e engenharia civil pelo Programa FAU-POLI da USP. É Mestra em Ciências pela Escola Politécnica da USP, com a dissertação Gestão do Conhecimento em Empresa Construtora. É sócia fundadora da ARQUITEIA, startup de reforma de interiores com foco em acelerar a venda ou locação de imóveis.