Benchmarking, Colaboração e Criação
Nossa história começa com uma necessidade de evoluir a gestão do conhecimento. Um desafio identificado, para o avanço da maturidade foi a necessidade, de todos de certa forma, terem uma compreensão compartilhada e alinhada não apenas do que “é” gestão do conhecimento mas também de “como” fazer a gestão do conhecimento. Neste ponto verificamos que a construção colaborativa de um modelo de referência de gestão do conhecimento era necessária.
As atividades foram organizadas dentro do período de doze meses do ano de 2013. Para coletar dados e informações e realizar o benchmarking todos os membros participantes realizaram apresentações dos seus programas de gestão do conhecimento respeitando variáveis previamente definidas, demonstrada da Figura a baixo.
Os membros definiram a metodologia de coleta informações em oito categorias:
Os membros da comunidade de práticas se reuniam regularmente uma vez por mês, sendo que cada organização sediava um dos encontros. Em cada encontro duas ou três organizações apresentavam seus programas corporativos de gestão do conhecimento, os membros presentes discutiam cada uma das oitos categorias listadas acima e verificavam oportunidades de transferência de conhecimento e de implantação de práticas em suas organizações.
Baseado nas oito categorias os dados e informações foram registradas, organizadas e analisadas gerando um primeiro relatório e um esboço da primeira versão do modelo de gestão do conhecimento. O documento foi compartilhado com os membros que proferiram comentários e ajustes. Finalmente foi realizado um novo encontro com os membros para o fechamento do documento e dos elementos do modelo. A Figura a baixo mostra os principais fundamentos e o primeiro esboço do desenho do modelo.
Todo o processo de coleta e análise foi relatado em um relatório de conclusão do trabalho, acesso no link a baixo:
©2024. SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados.