Home > Práticas de GC > Mentoring

Mentoring

Passe para frente o que aprendeu

O que é?

  • Mentoringé um termo inglês, normalmente traduzido como “tutoria”, “mentoria”, “mentorado” ou “apadrinhamento”. O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente.
  • O mentor é um guia, um mestre, conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada. O mentoring inclui conversas e debates acercas de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho. Este processo possibilita o aprendizado e consequente desenvolvimento na carreira do profissional mais jovem. Há inúmeros exemplos de sólidas relações entre mentor e mentorado:
    • Empresas: Freddie Laker (empresário da aviação) foi o orientador de Richard. Branson (Grupo Virgin)
    • Política: Aristóteles foi o orientador de Alexandre – O Grande.
    • Cinema: Martin Scorcese foi o orientador de Oliver Stone na Universidade de Nova Iorque.
    • Música: Johann Christian Bach (filho de J.S. Bach) foi orientador de Wolfgang Amadeus Mozart.
    • Ciclismo: Eddy Mercky (cinco vezes vencedor da Volta a França) foi o orientador de Lance Armstrong (sete vezes vencedor da Volta a França).
    • Futebol: Bobby Charlton foi o orientador de David Beckham.

Quando utilizar?

  • Projetos de mentoring normalmente são responsabilidade do Departamento de Recursos Humanos das empresas, e normalmente acontecem quando é prevista a substituição de um funcionário de uma empresa, quer seja por motivos de aposentadoria, quer seja por outro motivo qualquer. Desta forma, o funcionário que vai se ausentar, poderá transmitir o seu conhecimento ao seu substituto, para que ele possa cumprir de forma eficaz as tarefas que eram da sua responsabilidade.
  • Em nível educacional, o mentoring também é frequentemente usado. Alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem são muitas vezes ajudados por um mentor ou tutor, que poderá ser um professor ou mesmo um aluno mais velho que possa orientá-lo e ajudá-lo no seu desenvolvimento.
  • Normalmente, as empresas usam mentoring para promover o desenvolvimento de novos profissionais e possibilitar o diálogo entre gerações.

Recursos necessários:

  • No mundo empresarial, o mentoring tem vindo a ganhar poularidade nos últimos anos, porque demonstra ser uma ferramenta mais eficaz do que outros treinamentos. O mentoring utliza o potencial que existe dentro da empresa, como a sabedoria de funcionários mais experientes, impulsionando a inovação e a criatividade da empresa, e consequentemente tornando-a mais competitiva.
  • O mentoring necessita de um “mentor” cuja experiência em uma área específica seja fonte de aprendizado e referência e e um “mentorado” menos experiente para ser desenvolvida na área especifica de experiência daquele mentor. É um processo que não tem um tempo estabelecido para o seu término.

Como aplicar?

  • O Mentoring se adequa a pessoas que têm muito potencial e que se dispõe a buscar ajuda e orientação para seu autodesenvolvimento e melhoria de desempenho.
  • As responsabilidades do Mentor são, de um lado, representar os valores da empresa, dar encorajamento, dar instruções relativas à estrutura política da empresa, influenciar na expansão de sua rede de contatos e recursos.
  • Por outro lado, reflete com o mentorado, à medida em que se aprofunda a mútua relação, partilha com ele experiências sobre o campo expandido de vida, para além dos limites empresariais, em busca de um equilíbrio dinâmico entre os diferentes campos vivencias.

Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:

  • Em construção.

Exemplos de aplicação:

  • Algumas empresas que praticam processos de Mentoring são: American Express, Caterpillar, Citigroup, Lockheed Martin, Microsoft, Marriott.

Aprenda mais:

  • Em construção.

Processos de Conhecimento

(    ) Identificação (   ) Criação  (    ) Retenção (  X  ) Transferência (   ) Aplicação

Contato

Seja membro da comunidade

Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000

©2023 – SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados. 
Desenvolvido por: Sheila Carneiro.