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Memória Corporativa

Preserve o aprendizado

O que é?

  • Pode ser descrita como um conjunto de conhecimentos que preserva, armazena e disponibiliza tanto o aprendizado obtido quanto as percepções das pessoas e suas experiências para além do momento em que elas acontecem.
  • A memória organizacional é um ponto de referência de grande relevância para garantir o desenvolvimento dos novos conhecimentos e aplicações futuras em uma organização.
  •  Inclui elementos como: os processos organizacionais, documentos, rotinas, atividades, projetos, lições aprendidas, pessoas, banco de dados e tecnologias.
  • Além do valor histórico, que é comumente observado como um dos valores desta atividade, o sucesso da memória corporativa depende do quanto a organização enfatiza a cultura da preservação para reutilização e produção do
    aprendizado contínuo na corporação.
  • Com isto ela pode ser vista também como uma ferramenta de uso estratégico, para isso é importante que o seu uso faça parte das políticas da organização, caso contrário ela não trará os mesmos resultados.
  • A memória corporativa pode existir de diversas formas nas organizações, e seu gerenciamento pode fazer parte de atividades da área de Desenvolvimento de Pessoas, Tecnologia da Informação, ou pode estar na área de Gestão do
    Conhecimento.
  • As atividades e processos visam explicitar e tornar acessível o acervo de conhecimento da organização em seus diversos formatos.
  • Memória pressupõe registro – reúne as experiências, os saberes, as sensações, as emoções, os sentimentos que, por um motivo ou outro, escolhemos para guardar.

Quando utilizar?

  • Para resgatar a história, valores e trajetória da empresa, além do gerenciamento de seus ativos intelectuais.
  • Para reflexão sobre o que é essencial para a empresa e o que faz a empresa existir. Assim, mesmo após a troca de pessoas, produtos, ambiente físico, etc. Os princípios da empresa são preservados.
  • Identificar os marcos e rupturas da Organização.
  • Registrar, preservar sua história e estruturar a linha do tempo da Organização.

Recursos necessários:

  • Existem atualmente diversas ferramentas para registrar a Memória Corporativa, por exemplo: acervo de documentos, storytelling, vídeos, entrevistas, relatos, fotos, livros, Portais intranet, internet, entre outros.
  • Com o desenvolvimento das tecnologias da informação e de conteúdos digitais, a Memória Corporativa pode ser transmitida através de um Portal ou Website da organização, ganhando assim maior visibilidade e facilidade de acesso.

Como aplicar?

  • Para que a memória corporativa seja relevante e acessível no futuro, as organizações devem tomar alguns cuidados como por exemplo:
    • Quais elementos devem ser preservados?
    • Como será armazenada?
    • Como será atualizada?
    • Como selecionar o que tem valor para a Instituição?
    • Qual contexto, conceito e foco irão representar a memória, sendo que vários registros podem ser interpretados para várias situações?

Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:

  • Verifique o contexto e a narrativa que serão contemplados na memória organizacional.
  • Busque conhecimento sobre o assunto.
  • É importante ter o apoio da alta liderança para que as atividades sejam elaboradas com dedicação.
  • É importante verificar o nível de maturidade da organização com relação às atividades que serão adotadas na preservação da Memória.
  • A utilização de ferramentas para diagnóstico (ex: 5Ws e 2Hs; SWOT), podem contribuir para o planejamento mais assertivo das atividades.
  • Envolva e valorize as pessoas que atuam nas atividades.
  • Segue abaixo algumas dicas para implantação de um projeto de Memória Corporativa:

Exemplos de aplicação:

  • Comunicação Interna e Externa.
  • Salvaguardar valores e conhecimentos.
  • Gestão do conhecimento.
  • Planejamento estratégico.
  • Gestão de mudanças: crises, fusões e aquisições.
  • Gestão de Pessoas.
  • Relação com a Comunidade: retrato da região com trechos de histórias, fotos
    dos diversos segmentos sociais que formam as cadeias produtivas locais.

A seguir temos um “case” de como esta prática é utilizada na empresa CCEE, pela responsável Marcia Loureiro:

CCEE

As atividades ligadas a Gestão do Conhecimento desenvolveram o Portal do Conhecimento e lá armazenaram um grande repositório de informações e práticas que rementem a ações aplicadas pela CCEE, estas práticas contribuem para gerar
sua Memória Organizacional.

Mas o que é Memória Organizacional para a CCEE? Também conhecida por memória corporativa, é todo o dado, informação e conhecimento criado durante a existência de uma organização. Inclui os processos organizacionais, artefatos utilizados, responsabilidades e tecnologias empregadas, visando registrar de forma acessível o acervo de conhecimento da organização.

A Memória Organizacional está dentro da área de gestão do conhecimento, atua sobre a explicitação do conhecimento dentro da organização. Para isso utiliza algumas ferramentas para o seu registro, tais como storytelling, entrevistas, programa CCEE 15 anos, vídeos em projetos, entre outros.

​A grande maioria desses materiais, além de serem amplamente divulgados internamente por meio da intranet PLUG, também ficam disponíveis no acervo da CCEE na página do Vimeo. https://vimeo.com/ccee

Isso sem dizer que o próprio Portal do Conhecimento é um grande repositório de Memória Organizacional em parceria com a Plug, que graças à sua taxonomia permite que de maneira prática resgate facilmente informações sobre a organização.

Memória Organizacional presente em projetos:

Outra prática já implementada pela CCEE foi a realização de um Storytelling na Gestão de grandes projetos, inclusive na reestruturação do Sistema Elétrico Brasileiro.

Aprender a tratar de maneira efetiva os aprendizados obtidos a fim de promover uma melhora significativa na execução dos próximos projetos da organização, sempre é importante, lembrando do que deu certo ou não, em situações similares anteriores, o gerente de projetos necessita reavaliar estes pontos a cada novo projeto. Sem memória, sem reaproveitar o conhecimento adquirido (e os produtos desenvolvidos) em projetos anteriores, a equipe começa do zero novamente, correndo grande risco de cometer os mesmos erros do passado e deixando de lado tudo que deu certo.

Aprenda mais:

  • CÂMARA DE COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA – CCEE. Disponível em: http://www.ccee.org.br/portal/faces/pages_publico/inicio_adf.ctrlstate=z4j952hfv_171&_afrLoop=1713687202052501
  • MEMÓRIA & significado linha do tempo. Pessoas & Escolhas. Set. 2016.
  • PEREIRA, C. M.; RIBEIRO, M. L.; SIQUEIRA, É. S.; URBINA, L. M. S. Gestão do conhecimento em uma instituição de pesquisas espaciais: base nos modelos ESA e
  • NASA. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO,5.
    (CIKI), 2015, Joinville. Anais… 2015.
  • PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos
    construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.

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