Masterclass na Embasa reúne C-Level para Estratégias em Gestão do Conhecimento

A Embasa, associada da SBGC, promoveu no dia 11 de novembro uma masterclass estratégica, voltada a conselheiros e líderes, destacando o poder da Gestão do Conhecimento (GC) como diferencial competitivo. O evento, parte do programa de capacitação para conselheiros, contou com a presença de Fernando Fukunaga e Elissandra Hurtado, presidente e vice-presidente da SBGC, respectivamente. Organizado por Melissa Cunha, Gerente de Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional da Universidade Corporativa Embasa, e Yuri Ávila, Gerente da Universidade Corporativa Embasa, o encontro reforçou o compromisso da Embasa com a inovação e a atualização contínua de seus gestores.

Em sua fala inicial, Melissa Cunha destacou que, enquanto a primeira masterclass abordou compliance, governança e agenda ESG, o evento atual focou no conhecimento como diferencial estratégico para a tomada de decisões organizacionais e reforçou a parceria com a SBGC. Segundo ela, a afiliação à SBGC trouxe uma nova perspectiva à Embasa, especialmente após sua participação no KM Brasil 2024, onde teve a oportunidade de explorar práticas de GC e educação corporativa com as melhores referências.

Fernando Fukunaga iniciou a masterclass com uma dinâmica participativa, preparando os participantes para uma imersão sobre o papel estratégico da GC. Ele abordou os pilares fundamentais para consolidar uma estratégia de gestão do conhecimento dentro da organização, enfatizando a importância de estruturar o conhecimento organizacional para suportar a inovação e o crescimento sustentável.

Elissandra Hurtado deu continuidade, questionando: “Por que GC agora?”. Em sua apresentação, ela abordou a importância dos ativos intangíveis, incluindo capital intelectual, humano, estrutural e social e destacou como as redes de relacionamento, a cultura organizacional e a reputação de marca são componentes críticos para fortalecer a competitividade da Embasa no mercado.

Por fim, foram apresentados os relatórios recentes de inovação no setor de saneamento, incluindo o recém-lançado e-Book “Cases de Inovação no Setor de Saneamento”. Este material, publicado pela SBGC, oferece uma coletânea de práticas inovadoras em saneamento e demonstra como o setor está avançando com soluções estratégicas e tecnológicas. 

Este encontro reforça a missão da SBGC de fomentar uma cultura de inovação e aprendizado contínuo nas organizações, como a Embasa, por meio de apoio especializado e expertise em Gestão do Conhecimento.

Sobre o autor:

Foto - Mariana Lima
Mariana Lima

Mariana Lima é mestre em Gestão de Informática e do Conhecimento pela UNINOVE e especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (CRIE/UFRJ). Com mais de 20 anos de experiência, atua como consultora em GC, assessora da diretoria executiva da SBGC, coordenadora da Comunidade de Prática SBGC sobre Maturidade em GC e Inovação e liderou a pesquisa Panorama da GC no Brasil (2021-2024). Sua atuação se concentra na estruturação de conhecimento para inovação e aprendizado contínuo em indivíduos e organizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Compartilhe

Últimas Publicações

Você já faz Gestão do Conhecimento, mas ainda não sabe! (Edição 2025)

Em 2020, publiquei um artigo com este mesmo título no blog da SBGC, trazendo uma reflexão: todos nós, de alguma

Novo Ciclo da CoP MGCi: Como Participar e os Temas para 2025

A Comunidade de Prática da SBGC de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação (CoP MGCi) inicia um novo ciclo

Por que a comunicação é essencial para a Gestão do Conhecimento?

A Gestão do Conhecimento (GC) tem como objetivo transformar informações e experiências individuais em ativos organizacionais que impulsionam a inovação