Uma Lição Aprendida é um conhecimento adquirido através da experiência, e que é capturado, registrado, analisado e compartilhado.
Os objetivos da prática Lição Aprendida são:
Evitar a sua recorrência – casos negativos e/ou de insucesso (ex.: impedir que um erro se repita em um determinado projeto ou atividade);
Promover sua aplicação em situações futuras – casos positivos e /ou de sucesso (ex.: repetir um acerto nos próximos projetos ou atividades.
Em geral, as Lições Aprendidas podem ser consideradas como desvios em relação ao planejamento de um projeto ou atividade, tanto do ponto de vista positivo, como do negativo.
Quando utilizar?
Deve-se utilizar o registro de lições aprendidas onde ocorrem atividades padronizadas, sendo a LA caracterizada por um desvio nesse padrão de trabalho.
Apenas devem ser registradas lições aprendidas que não façam parte do padrão de trabalho e cujo aprendizado irá ajudar a Empresa nos próximos projetos.
Recursos necessários:
Deve-se utilizar o registro de lições aprendidas onde ocorrem atividades padronizadas, sendo a LA caracterizada por um desvio nesse padrão de trabalho.
Apenas devem ser registradas lições aprendidas que não façam parte do padrão de trabalho e cujo aprendizado irá ajudar a Empresa nos próximos projetos.
Como aplicar?
É fundamental para esta prática, a definição de um processo para o tratamento de Lições Aprendidas, as fases deste processo são as seguintes:
Captura
Documentar o contexto da situação ocorrida, e as respectivas consequências;
Avaliar registros anteriores da base de dados;
Dar feedback quanto ao tratamento adequado;
Identificar e registrar.
Análise
Analisar, discutir e ajustar registros;
Discutir e consolidar registros;
Propor encaminhamentos.
Implementação
Revisar o descritivo da Lição Aprendidas;
Priorizar planos de ação;
Garantir que os encaminhamentos sejam, de fato, realizados;
Definir formas de divulgação.
Melhoria/ Manutenção
Realizar pesquisas com os usuários cm relação a satisfação cm o processo estabelecido;.
Analisar o impacto das Lições Aprendidas;
Revisar o conteúdo da base de dados, para eliminar registros expirados, ou possivelmente, duplicados;
Auditar os registros e planos de ação.
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
Veja agora, alguns pontos de atenção imprescindíveis para o sucesso do Programa de Lições Aprendidas:
Para ser considerada uma boa prática de Gestão do Conhecimento, deve ser estabelecido um processo para tratamento das Lições Aprendidas;
As pessoas precisam estar motivadas, e precisam acreditar neste processo;
A forma de registrar e a recuperação destes registros precisa ser simples;
Nem tudo o que ocorre em um projeto ou atividade pode ser considerada uma Lição Aprendida;
É preciso verificar se existe uma lição aprendida antes de cometer o mesmo erro novamente;
Como todo processo, deve ser auditado;
As melhorias são sempre Bem-Vindas.
Exemplos de aplicação:
Veja um exemplo dos passos a seguidos ao aplicar o processo de Lições Aprendidas:
Verificar lições aprendidas já registradas:
Antes de realizar qualquer registro, deve-se observar se já não existe algum registro de Lição Aprendida tratando do tema. Se for o caso, o ideal é atualizar a informação que já existe, evitando duplicação.
Ter abrangência no entendimento do contexto:
Para que o registro de Lição Aprendida possa ser reutilizado em outros projetos/atividades, é necessário um bom descritivo do contexto. Uma boa maneira de fazer isso é respondendo as seguintes perguntas:
O que era esperado acontecer?
O que aconteceu de fato?
Porque houve esse desvio?
O que deve ser feito da próxima vez?
Validar com um grupo de especialistas:
É boa prática que, durante a validação, seja feito uma ampla discussão com diversos especialistas no assunto de modo que a descrição fique abrangente e entendida por todos.
Colocar a aprovação da informação nas mãos de uma única pessoa, pode aumentar o risco da informação não ser bem entendida no momento da reutilização por outras pessoas, além do risco da informação não ficar completa, devido à visão parcial que cada um tem sobre os desvios.
Armazenar em um local oficial e único:
É necessário que a organização defina qual a base de dados oficial para esse fim e gerencie a utilização da mesma. Várias bases de lições aprendidas tornam a utilização inviável.
Aprenda mais:
http://www.construction-institute.org APQC Best Practices – Cutting the Cost of Not Knowing – Lessons Learned Systems People Really Use Real KM: Lessons Learned Process
Processos de Conhecimento
( X ) Identificação ( ) Criação ( X ) Retenção ( X ) Transferência ( X ) Aplicação