Como acessar o ambiente do evento

Para evitar que você, congressista, tenha dificuldades para acessar as salas virtuais das sessões e painéis durante o KM Brasil, preparamos um passo-a-passo. Confira!

PROGRAMAÇÃO

Sessão 1:
Gestão do Conhecimento aplicada no Ecossistema de Startups para ajudar no desenvolvimento econômico​

​Uma discussão sobre como o ecossistema de startups vem revolucionando o conhecimento e estimulando o desenvolvimento socioeconômico da sociedade, e o papel da inovação dentro do cenário empreendedor.
A importância da troca de conhecimento e experiências dentro do ecossistema para criar uma cultura de colaboração Give First para que empreendedores e aparelhos públicos e privados possam interagir em prol do desenvolvimento e amadurecimento de novos negócios, que impactam diretamente no crescimento e na economia de regiões metropolitanas.

Carol Porto Frodl

Gerente de inovação na RENOLIT, desde 2018 na Alemanha.
17 anos de carreira, especialista em gestão da inovação com amplitude global.
Treinou mais de 1000 pessoas em inovação e mais de 400 projetos avaliados e orientados ao longo deste período.
Administradora com especialização em gestão da inovação pela Berkeley nos Estados Unidos, Vlerick na Bélgica e com mestrado em andamento na Espanha.

Gabriel Bastianelli

(Secretário de desenvolvimento econômico da cidade de Mogi das Cruzes e Membro fundador do Ecossistema Alto Tietê Valle)
Mogiano, 35 anos, esposo da Paty, pai do Enzo e da Nathália, atualmente está como Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mogi das Cruzes (SP) e Presidente do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia de Mogi das Cruzes.
Administrador de Empresas e Pós-Graduado em Controladoria pela Universidade de Mogi das Cruzes, Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), Palestrante e Articulista, Líder do Ministério Crown pela Universidade da Família (UDF) e Consultor Associado e Certificado pela Associação Brasileira de Consultores Empresariais (ABRACEM), foi Gestor de Negócios em startup e Gestor de Projetos na Incubadora Tecnológica de Mogi das Cruzes.
Atua como Consultor em Gestão Empresarial desde 2011, e Professor Universitário (Faculdade de São Paulo (FASP), Universidade Anhanguera e Faculdade Batista Teológica de São Paulo).
Empreteco (Sebrae/ONU), foi Co-Fundador da GANFOUR Consultoria e Negócios e da Comunidade Alto Tietê Valley e Ex-Presidente da Associação Alto Tietê Valley, e também atua como Mentor no Pólo Digital de Mogi das Cruzes.

Rodrigo Garzi

Coordenador do Polo Digital de Mogi das Cruzes.
Atuei por 13 anos nos departamentos de Marketing e Produtos dos bancos BCN e Bradesco. Em 2014 fiz a transição de carreira e comecei empreender com inovação, participando de diversos times de alta performance.
Em 2016, em parceria com outros empreendedores, criamos o Alto Tiete Valley, Associação Civil sem fins lucrativos para apoiar o ecossistema de inovação da região.
De 2017 ao início de 2021 estive como coordenador do Polo Digital, Centro de Inovação mantido pelo Poder Público e participei da criação da lei municipal que institui o Sistema Municipal da Inovação.
Atualmente estou como Diretor de Inovação e Competitividade, nova proposta para apoiar a estratégia de tornar Mogi das Cruzes mais competitiva nos cenários estadual e federal.

Coordenador: Marcelo Oliveira

​Diretor de Marketing da SBGC, Consultor e mentor em Desenvolvimento Humano e Comunicação Estratégica.

As conexões da Gestão do Conhecimento: o valor percebido pelo cliente

​Cada vez mais o conhecimento tem sido reconhecido como o ativo mais valioso nas organizações, além de um facilitador na formulação da estratégia, na busca por vantagem competitiva e na entrega de valor para o cliente.
Foi com o aporte de conhecimento que a Promon Engenharia gerenciou um importante projeto de infraestrutura para a logística brasileira, um dos maiores terminais da malha ferroviária central, o Terminal Multimodal de Rio Verde-GO, da Rumo Logística com capacidade aproximada de 11MM toneladas/ano de grãos.
Neste painel, abordaremos aspectos como a criação de um ambiente colaborativo e propício ao aprendizado, além das estratégias adotadas para integração de profissionais contratados localmente, o compartilhamento e a disseminação que garantem a perenidade do conhecimento ao longo do ciclo de vida de um empreendimento.
Abordaremos também como o processo de transformação digital proporciona o aumento da eficácia operacional e financeira, e se fundamenta em três pilares (a) tecnologia, (b) processos e uma (c) comunidade de talentos estruturada com base no conhecimento.
Comunidades de práticas, comunidade de talentos, papéis virtuais, capacitações, lições aprendidas, hub de conhecimentos. Ficou interessado em saber como essas coisas se conversam e a relação delas com o aporte de valor para o cliente? Então, venha conferir o painel.

Gabriela Souza

Formada em Administração de Empresas, pela Universidade Ibirapuera, pós-graduada em Gestão de Projetos, pela Universidade de São Paulo e MBA em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela FIA.
Ocupa a posição de Diretora de Gestão do Conhecimento e Inovação na Promon Engenharia, acumulando ainda a responsabilidade pelas áreas de Relações Humanas, Responsabilidade Social, Administração e Facilities.
Dentre seus inúmeros desafios, o maior está relacionado a manutenção da Cultura e as práticas da Promon alinhadas ao mercado, com rigorosa atenção à satisfação dos profissionais, iniciativas de inovação, das lições aprendidas internamente e da busca de competências junto ao mercado de atuação, garantindo a uniformidade dos temas e o desenvolvimento integral de todos os profissionais.

Ricardo Ioshioca

Engenheiro Civil, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios e especialista em Engenharia de Segurança.
Atua como Líder de Projeto na Promon Engenharia em importantes projetos de infraestrutura e mobilidade urbana.
Possui 20 anos de experiência em implantação de projetos de capital, e na gerência de construção & montagem. É grande usuário das boas práticas e processos de disseminação do conhecimento, nas diversas interfaces entre as etapas de projetos.

Rodrigo Cruz

Engenheiro Químico pela Poli-USP, Especialista em Montagem Industrial e Fabricação Mecânica (UFF), especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento e da
Inovação (SENAC).
Iniciou sua carreira na Promon na área de Planejamento (Custos e Prazo) de grandes empreendimentos e em diferentes setores da economia como Óleo e Gás / Mineração / Energia / Química e Petroquímica / Infraestrutura. Com o tempo se especializou em gerenciamento de escopo e riscos, atuando como Gerente de
Projeto em ofertas de Gerenciamento e, atualmente, possui a responsabilidade do cargo de PMO – Project Management Office da Promon Engenharia.
Tem como missão centralizar todo o conhecimento adquirido nos projetos da Promon Engenharia e disseminá-lo, para que ele seja replicado nas iniciativas futuras.

Coordenadora: Juliana Lima

Psicóloga, Especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inovação e MBA em RH.
Ocupa a posição de Gerente de Gestão do Conhecimento na Promon Engenharia. Atua também como professora convidada da SBGC nos cursos de Educação Executiva.
Apaixonada por colaboração, encara a aprendizagem como um de seus propósitos de vida, possui experiência de 12 anos em Gestão do Conhecimento, tais como práticas de Lições Aprendidas, Wikis, Comunidades de Práticas, Bibliotecas de Práticas, Ensino à Distância, entre outros. Possui vivência na implantação das políticas e desenhos da área, além de experiência em Treinamento & Desenvolvimento.

A problemática causada pela pandemia de COVID 19 na gestão do conhecimento: Situação enfrentada no Brasil, Portugal, Colômbia, Nigéria e Israel

A crise gerada pela pandemia do COVID-19 atingiu as cidades de diversas maneiras, intensificando os problemas já existentes e criando novos, mas também incentivando e catalisando soluções para um planejamento urbano direcionado à qualidade de vida e sustentabilidade.
Desde o dia em que foi decretada a pandemia de COVID-19 pela OMS, a comunidade científica tem se esforçado para lançar luz sobre questões como os mecanismos que impulsionam a propagação do vírus, seus impactos ambientais e socioeconômicos e os planos e políticas de recuperação e adaptação necessários. Dada a alta concentração da população e das atividades econômicas nas cidades, elas costumam ser focos de infecções por COVID-19. Consequentemente, muitos pesquisadores estão se esforçando para explorar a dinâmica da pandemia em áreas urbanas a fim de compreender os impactos do COVID-19 nas cidades.
Portanto, a crise humanitária enfrentada atualmente oferece uma oportunidade de compreender e aplicar a tecnologia da cidade inteligente no bem-estar social e gestão de crises. O entendimento da COVID-19 também pode impulsionar o desenvolvimento da cidade inteligente, pois, conforme evidenciado, o cotidiano das pessoas vem sendo alterado pela crescente preferência pelo teletrabalho, telemedicina, sistemas de vigilância e comércio e educação online.

Apresentação de Trabalhos Científicos selecionados


Moderador: Prof. Dr. Fellipe Silva Martins (UNINOVE)

206068 - ESG as a knowledge tool during the COVID crisis in the IT industry
Autores: Fellipe Silva Martins, Jamile Sabatini Marques, Tatiana Tucunduva Phillippi Cortese

197610 - Gestão do Conhecimento Nuclear: etapas e produtos da implantação de modelo no LAPOC/CNEN
Autores: Ricardo Augusto da Silva Alfenas, Danila Carrijo da Silva Dias, Humberto Nicanor Rios Júnior, Daniela Villa Flor Montes Rey Silva, Carlos Soares dos Santos

197596 - Gestão do Conhecimento: análise de modelos de maturidade de 2000 a 2017
Autores: Fabio Corrêa, Cláudio Paixão Anastácio de Paula, Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Vinícius Figueiredo de Faria, Leandro Cearenço Lima

206073 - Knowledge management in digital transformation for agribusiness
Autores: Fellipe Silva Martins, João Carlos Franco de Barros Fornari Júnior, Marcos Mazzieri

António José Guerner Dias

Nasceu em 1964 no concelho de Vila Nova de Gaia – Portugal. Licenciou-se em Geologia em 1987, tendo concluído o seu doutoramento em 2005, na área científica da Geologia, com o trabalho: “Reavaliação do potencial petrolífero do Onshore da Bacia Lusitaniana“. É professor auxiliar do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo sido diretor do mesmo departamento entre Junho de 2014 e Junho de 2018. Dedica-se, na atualidade, a trabalhos decorrentes da relação centrada no triângulo Homem, Geologia e Ambiente, com particular destaque para o desenvolvimento de medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Foi coordenador científico do 1ºMOOC da UP: “As alterações climáticas nos media escolares”, realizado em 2015 e que registou mais de um milhar de inscrições. Orienta e orientou mais de noventa teses de mestrado e sete de doutoramento, em temáticas geológicas e ambientais. Publicou mais de setenta artigos em revistas indexadas em temáticas geológicas e ambientais, com particular destaque para a gestão de resíduos sólidos, gestão de recursos naturais e avaliação de impacte ambiental. Colabora com diversas universidades estrangeiras, em particular com universidades de países de língua oficial portuguesa.

David Arthur Whittemore

Director of a language school e professor of English as a second language.
High School: Iolani H.S. and Hawaii Preparatory Academy
College: University of Hawaii, Manoa (Food Service and tropical Agriculture major)
Profession: English as a second language teacher and foreign language school administrator since 1982.
Masonic (History): Entered Brazilian Masonry in August of 1997
Member of the GOP Mason Legislative Assembly since 2006 until the present.
Recipient of The José Bonifacio Masonic Merit Award from the city of São Paulo, SP
Shriners (A Fraternal Masonic Philanthropy): Founder and current Potentate (President) of the Amal Shriners Temple in Brazil.

Gustavo S. Mesch

Is Professor de Sociology (emeritus) of the University of Haifa (Israel). From 2012-16 was the Dean of the Faculty of Social Sciences and from 2016-2021 Rector of the University of Haifa.
He holds a PhD in Sociology from the Ohio State University, His research focus on the study of computer mediated communication, digital inequalities in Access to technology and technological skills, the role of Communication and information technologies on the Access to social capital and the adoption of new technologies.
He was a research fellow at the University of Toronto and the Oxford Internet Institute. He served as Chair of the Communication and information technologies section of the American Sociological Association. With Ilan Talmud they had published Wired Youth (Routledge, 2010, 2020) y Mesch is the Autor of over de 90 publications in peer-reviewed journals.

Aderoju Olaide Monsor

Mr. Olaide has Ph.D. degree in Environmental Science and Technology from the University of Porto, Portugal; Master’s degree in environmental management (Pollution and Waste Management) from the Federal University of Technology, Minna, Niger state. His first degree was a Bachelor of Engineering in Water Resources and Environmental Engineering from the Ahamadu Bello University Zaria, Kaduna state. He also had a PGD in Remote Sensing and Geographic Information Systems at the African Regional Center for Space Science Technology Education in English (ARCSSTEE) at the Obafemi Awolowo University Campus, Ile-Ife, Osun State. He is trained as a Water and Environmental engineer; Environmental manager & Research Scientist, and he is also a GIS Expert. He is member of World Society of Sustainable Energies Technologies (WSSET), and Geoinformation Society of Nigeria (GEOSON). He has about 30 publications and still counting in good journals and conference proceedings. He worked as a Technical Officer with the National Environmental Standards and Regulations Enforcement Agency (NESREA), and he is currently working with National Space Research & Development Agency (NASRDA), Abuja as an Engineer/Research Scientist. He is currently the Head of the Climate Change Modelling Division, as regards his passion for Environmental Management, Climate Change, waste management, Energy and Environment, Sustainable Development, Disaster Risk Management, among others. He has been involved in collaborative research with the UNFAO, UNDP, UNSPIDER and World Bank. His current researches are on Municipal Solid Waste to Energy; Waste to Wealth for the Socio-economic Benefit of the Nation; Adaptation and Mitigation strategies for Climate Change; Assessment of Insurgence activities on the microclimate of Borno State, Nigeria Using Geospatial Capabilities and ground based Data; Air quality Assessment in regional level in Nigeria; Carbon Sequestration; Precision Farming & Food security management; Assessment and Mapping of Herbs and medicinal plants in Abuja for Sustainable Health Delivery etc.

Carolina Birenbaum

Mais conhecida como Carol, é Representante da Universidade de Haifa par America Latina desde 2012. Anteriormente trabalhou na Sociedade Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalem por 14 anos. Trabalha também na area de arte desde 2014 onde organiza eventos, cursos, compra e venda de obras.
Formada em Relações Publicas pela Faculdade de Comunicacao Social Casper Libero e agora cursa Mestrado em Educação Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém.
Casada, desde 1994, é mãe de Diego, jovem de 24 anos estudante do ultimo ano de Economia na Puc SP e Veronica, soldada solitaria na aeronáutica de Israel.
Apaixonada pelo seu trabalho, dedica seu tempo a criar e desenvolver projetos académicos, divulgar a Universidade de Haifa e auxiliar os estudantes brasileiros interessados em para Israel para estudar.

​​Coordenador: João Alexandre Paschoalin Filho

Pós Doutorado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Doutorado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2008), Mestrado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2002) e Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras/UFLA (1999).
Atualmente é professor da Universidade Nove de Julho lecionando disciplinas na área de Geotecnia, além de ser professor pesquisador do Programa de Mestrado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e de Cidades Inteligentes e Sustentáveis atuando em projetos ligados às seguintes linhas de pesquisa: Gerenciamento Ambiental e Construções Sustentáveis.
Também desenvolve atividades técnicas como consultor em Geotecnia pela empresa GEOCONCEITO Engenharia Consultiva. Membro do Grupo de Pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
Foi membro da comissão editorial da Revista Exacta (São Paulo) (ISSBN 1678-5428), membro da comissão de fundações da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos).Atualmente é revisor científico da Revista de Gestão Social e Ambiental, ISSN: 1981-982X, Revisor Científico da Revista Holos (ISSN 1807-1600), Revista de Gestão Ambiental de Sustentabilidade (ISSN: 2316-9834), Revista Desenvolvimento em Questão/Unijuí, Journal of Cleaner Production e outras. Membro da Rede Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade RIMAS.

11h - 12h30 - Apresentação de Casos selecionados

1 - Integração de Dados e Gestão do Conhecimento no cadastro Técnico
Francisco Martins Hoffmann,  Companhia Águas de Joinville

2 - A integração do RH e da Gestão do Conhecimento no processo de aprendizagem e formação de Especialistas
Dayane Silva de Santana, ICN

3 - Webinar Correios como ferramenta de Gestão do Conhecimento
Eros Augusto Asturiano Martins, Correios

​​Moderadora: Cristiele Petri

​Diretora Regional da SBGC em Santa Catarina, Administradora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) desde 2009, professora voluntária da Pós-Graduação em Gestão Pública do IFSC. Mestre em Administração, Especialista em Gestão do Conhecimento, Especialista em Consultoria de Micro e Pequenas empresas, Especialista em Controle da Gestão Pública, Administradora, Certificação em Consultoria e Avaliação em Gestão do Conhecimento. Profissional atuante em Gestão Estratégica e Consultoria em Gestão do Conhecimento com foco em conhecimento – gestão – resultados.

Apresentação de Palestras selecionadas

INTRAEMPREENDEDOR: O que você sabe sobre este profissional?
Felipe Lorenzi , Redata Organização da Informação ®

A Gestão do Conhecimento em Projeto Lean Seis Sigma
Sergio Ricardo Mazzini, Organização BELT Treinamento e Consultoria

UM CASO DE APLICAÇÃO DA ISO 30401: A NORMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Juliano Keller Alvez, CETEG / COMOVI

​​Moderadora: Elissandra Hurtado

Consultora em projetos de Gestão do Conhecimento, Gestão de Inovação, Cultura Organizacional e Comunicação
MBA em Gestão da Tecnologia da Informação – FEF/SP.
Graduada em Comunicação Social – Bacharelado em Jornalismo – FEF/SP
Graduada em Ciência da Computação – Unifev/SP
Especialista em Recursos Humanos – FEF. Especialista em Desenvolvimento de Sistemas sob Tecnologia Cliente, Servidor e Internet – UNIRP/SP. Certificação Líder do Futuro Executivo – Crescimentum. Certificada pelo Programa Essencial em Gestão do Conhecimento – SGBC como Gestora do Conhecimento. Especialista em Design Gráfico – SENAC – Consolação/SP.
Conta com mais de 18 anos de experiência nos setores público e privado, atua nas áreas de comunicação/marketing, Projetos Gestão do Conhecimento, Inovação, Cultura organizacional, desenvolvimento e formação de pessoas. Responsável pela implantação e coordenação do Programa de Gestão do Conhecimento da Prodam-SP, como também da implantação do MPS-BR – Certificação Nível F – Software-Prodam. Mapeou Recursos Tecnológicos e Matriz de Conhecimento dos projetos e pessoas envolvidas. Na SABESP-Metropolitana atuou em projetos de comunicação e gestão de conteúdos para colaboradores.
Em 2019 passou a integrar a Diretoria Executiva da SBGC e este ano assumiu também a Diretoria de Educação da SBGC, que está sendo uma experiência enriquecedora.

Gestão do Conhecimento aplicada a novas formas de fazer comunicação

As recentes mudanças no cenário mundial obrigaram quem trabalha com conteúdo a realinhar as estratégias de criação e disseminação de conhecimento de forma ainda mais dinâmica. Situação que tem colocado à prova as capacidades de inovação e adaptabilidade não só dos profissionais de comunicação, mas também de empresas e escolas, por exemplo. Neste painel, vamos conversar sobre o realinhamento na maneira de criar, preservar e compartilhar conteúdo, projetar as tendências para o futuro próximo e debater que habilidades são necessárias para fazer uma boa gestão do conhecimento neste novo contexto sem perder o bonde do “novo normal”. 

UM CASO DE APLICAÇÃO DA ISO 30401: A NORMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Juliano Keller Alvez, CETEG / COMOVI

​​Fábio Di Renzo – Especialista em Comunicação Interna

É formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista (SBC), tem especialização em Publicidade e Propaganda pela ESPM (SP), Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela USP (São Paulo) e Syracuse University – Curso Internacional em Comunicação Empresarial pela Aberje. Em 30 anos experiência na área de Comunicação Interna/Externa/Endomarketing e Eventos, atuou em: multinacionais automobilísticas, Grupo de Usina e Eletricidade, TAM Linhas Aéreas e há 8 anos lidera a Novembro 4 – Comunicação Interna.

​​Maria Isabel Guimarães – Professora Universitária do CRIE/UFRJ

Com formação multidisciplinar – Pedagogia (Graduação – PUC-Rio), Engenharia de Produção – Gestão e Inovação (Mestrado – Coppe/UFRJ) e Administração (Doutorado – PUC-Rio) Maria Isabel sempre manteve o eixo de interesse e atuação na aprendizagem e no desenvolvimento humano. Há mais de 25 anos, vem construindo uma história de trabalho em consultoria nas áreas de aprendizagem organizacional e inovação, em empresas de diferentes portes e setores. É professora da disciplina Capital Humano no MBKM (Master on Business and Knowledge Management), na Coppe/UFRJ; e dos cursos de graduação, pós-graduação e corporativos do IAG PUC-Rio. Algumas empresas para as quais já prestou serviços de consultoria são: Furnas, GE Aviation, ANAC, CVM, Ambev, Bunge, COB, Vale, SESC, Oi, Norsul, Brookfield Energia Renovável, Globo, Instituto Ayrton Senna, Brasil Brokers, BR Distribuidora, VTEX e Icatu.

​Verônica Machado – Jornalista

Verônica Machado foi repórter do Correio Braziliense e da Câmara dos Deputados. É jornalista e trabalha há 7 anos com Marketing Digital. Empreende na loja de pratos congelados Delícia Pronta e no projeto de histórias Vidas Contadas. Tem uma plataforma de educação digital onde oferece dez cursos online para comunicadores que desejam empreender. Lidera uma comunidade com 500 jornalistas engajados em colocar projetos e negócios no ar. Em quatro anos, foram mais de 100 ideias concretizadas no Brasil e no exterior. Tem o próprio método de mentoria online, uma agência de mídias sociais e um clube de assinatura de conteúdo – o Clube de Realizadores.

​​Moderadora: Renata Monteiro​

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em diversificados ramos da comunicação. Como repórter de TV, trabalhou em afiliadas da Rede Globo e Record. Na área corporativa, atuou na comunicação interna da Petrobras na Bacia de Campos. No ambiente on-line, colaborou com o desenvolvimento de sites e gestão de mídias digitais. Atualmente, Renata Monteiro está concluindo especialização em Gestão do Conhecimento pelo CRIE/UFRJ, é Diretora de Comunicação e Conteúdo da SBGC.

​​Moderadora: Renata Monteiro​

14h - 15h30 - Educação Corporativa Ágil

Entenda como a educação corporativa pode se beneficiar de estruturas ágeis, fugindo do hype do termo e se aprofundando em cases e reflexões com Karina Couto, Gerente de Educação Corporativa da Omie, Marcelo Cardoso, Especialista de Educação Corporativa da Bayer e Camila Berteli, Gerente de Atração, Pluralidade e Engajamento da Nexa Resources. Painel mediado por Caio Cruzeiro, Gerente de Estratégia & Transformação da Bayer e professor da SBGC

UM CASO DE APLICAÇÃO DA ISO 30401: A NORMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Juliano Keller Alvez, CETEG / COMOVI

​Camila Berteli

Mais de 10 anos de experiência em RH em desenvolvimento humano, organizacional e talent acquisiton e atualmente é Gerente de Atração, Pluralidade e Engajamento na Nexa Resources.

​Karina Couto Moraes Ramalho

MBA em Gestão Empresarial pela FGV; Extensão Universitária em Educação Corporativa pela FIA/USP; Graduação em Design Gráfico Digital; Formação em Coaching, Business Partner e Metodologia de Educação a Distância (E-learning).
Gerente de Desenvolvimento de Universidade Corporativa, Professora tutora da FGV ; Consultora em Desenvolvimento Organizacional , Cultura de Aprendizagem e Educação Corporativa.
Experiência: Liderança/Gestão de Pessoas, Cultura Gestão de Projetos, Universidade Corporativa, Avaliação de Desempenho, Sucessão e Carreira, Educação a Distância; Gestão do Conhecimento; Capacitação Técnica; Gestão de Informações e Indicadores; PNL Neurolinguística; Tecnologia de Aprendizagem; Gestão da Mudança, Gestão de Comunicação (Mercadológica e Institucional); Metodologias Ágeis, Marketing Estratégico; Feiras e Eventos; Design Gráfico; entre outras.
Membro do Comitê de Avaliação do Prêmio Learning & Performance.
Professora em cursos presenciais e EAD de graduação e cursos abertos, desde 2009;

​Marcelo Cardoso

Tem 10 anos de experiência em Recursos Humanos, com atuação em Treinamento e Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção e atuação em uma planta produtiva como Business Partner. Atualmente é Especialista em Educação Corporativa na Bayer para o time de Product Supply LATAM, no segmento agro da Bayer. É graduado em Administração de Empresas, pós graduação em Educação Corporativa e é Prosci® Certified Change Management Practitioner.

​Moderador: Caio Ianicelli Cruzeiro

Tem 15 anos de experiência em Recursos Humanos. É também palestrante e coordenador de grupos de networking voltados para RH e executivos e atualmente é Gerente de Estratégia & Transformação em Product Supply LATAM do agronegócio da Bayer. É graduado em Administração, pós-graduado em Educação Corporativa pelo SENAC-SP e cursa MBA em Agronegócios pela Esalq-USP. É Prosci®️ Certified Change Management Practitioner e Agile Scrum Certified SFC™️

A GC e os desafios da Inovação Tecnológica nas Forças Armadas

A Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação norteia a implementação de políticas públicas na área de CT&I e indica os caminhos para a concertação entre governo, indústria e academia. Em recorte específico naquela estratégia, vamos discutir a Gestão do Conhecimento e sua contribuição para o enfretamento dos desafios da inovação tecnológica nas Forças Armadas.

​Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1) TOMÉ ALBERTINO DE SOUSA MACHADO

Natural do Rio de Janeiro. Graduado em Ciências Navais com especialização em Pesquisa Operacional e Mestrado em Gestão Empresarial, é aperfeiçoado em submarinos e mergulho, servindo embarcado por mais de 20 anos.
Possui larga experiência em atividades no ambiente marítimo e em áreas de construção, administração, manutenção técnica e condução de navios e submarinos na Marinha do Brasil e na indústria marítima. Exerceu funções na alta administração pública em órgãos da estrutura da Marinha do Brasil, no Brasil e no exterior.
Foi Comandante do Navio Monitor Parnaíba e do Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry”. Como Comandante do NSS “Felinto Perry”, no ano de 2010, realizou comissão ao Continente Antártico, em apoio ao Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR, operação de grande complexidade logística.
Na área de tecnologia e inovação foi Gestor de Transferência de Tecnologia no âmbito do Progarama de Desenvolvimento de Submarinos e Gerente de Testes de Aceitação na Itaguaí Construções Navais, gerenciando e coordenando atividades afetas à Gestão do Conhecimento e Testes de Aceitação.
Atualmente exerce a função de Gerente de Gestão do Conhecimento na “Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. – AMAZUL”. O Comandante Tomé é casado e possui dois filhos.

​Nelson Alex Roso

Oficial Aviador com mais de 3000 horas de voo, com bacharelado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (AFA-1999), Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA- 2006) e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais (ITA- 2015).
Atualmente, trabalha no Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, conduzindo o Projeto de gestão de Conhecimento naquele Ministério. Atuo como pesquisador nas áreas de Guerra Eletrônica, Sensoriamento Remoto, Micro-ondas em Fotônica, Lasers de Alta Potência e Detecção de Ondas Gravitacionais, Gestão do Conhecimento e Prospecção Tecnológica.
Realizei os cursos de carreira, sendo o primeiro em 2010 o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais [Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) – 2010 – Especialização Profissional – Rio de Janeiro – RJ] e o 2º em 2017 – Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) [Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) – 2017 – Especialização Profissional – Rio de Janeiro – RJ]. Possuo MBA em Gestão Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 2010) e MBA em Planejamento e Gestão Estratégicos pela Universidade Estácio de Sá em 2017. Fui agraciado pelo Comandante da Aeronáutica com a “Medalha -Prêmio Força Aérea”, por haver-se distinguido na realização de estudos sobre temas técnicos-profissionais de interesse da Força Aérea Brasileira. Também, foi selecionado no Edital nº 15 de 2019 – PROCAD-DEFESA com o Projeto: “Análise Espacial da Costa oceânica Brasileira por meio de Sensoriamento Remoto Hiperespectral.” Atualmente sou Especialista em Gestão do Conhecimento e Prospecção Tecnológica no Ministério da Defesa.

​Rafael Hidalgo Olivieri

Major do Exército Brasileiro (EB), Engenheiro Mecânico e de Armamento pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/2006) com mestrado em Gestão da Inovação pela Universidade de Linköping (2017), Suécia.
Foi gerente de manutenção do sistema de lançadores múltiplos de foguetes do Exército e instrutor dos Cursos e Estágios de Operação e Manutenção do Sistema ASTROS.
Desde 2017, atua em projetos e iniciativas de Gestão do Conhecimento e Gestão da Inovação no contexto do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército.

​Willian Limonge

Engenheiro, com Aperfeiçoamento em Qualidade Industrial, Mestrado em Ciências na disciplina Gestão do Conhecimento, Mestrado na disciplina Aeronavegabilidade. Possui 16 anos de experiência em empresas multinacionais de autopeças (Goodyear, SKF e Delphi NSK), tendo atuado em funções operacionais e gerenciais. Atuou também como consultor na disciplina de SGQ, como Diretor na Secoli Brindes e também como Micro Empresário. Há 17 anos atua como servidor público, Tecnologista da carreira de Ciência e Tecnologia, no Comando da Aeronáutica do Brasil – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, com foco em Garantia Governamental da Qualidade, Certificação de Produto Aeroespacial e Gestão do Conhecimento. É associado da SBGC.

Moderadores

​Antonio Mendes

​Mestre em Ciências Navais. MBA-Executivo. Innovation Yellow Belt. Gestor de Pessoas. Gerente de Projetos para a implantação da GC.

​Beto do Valle

​Fundador da Impakt Consultoria, graduado em comunicação, MBA em Marketing, tem extensão em Gestão Estratégica de Pessoas e em Gestão do Conhecimento. Foi sócio-diretor da TerraForum Consultores e gerente corporativo na Tigre S.A. nas áreas de marketing, estratégia e desenvolvimento humano. Atua em gestão do conhecimento, gestão da inovação e educação corporativa desde 2001, liderando projetos nessas áreas em empresas líderes no Brasil e no exterior.

​​Moderadora: Antonio Mendes

A problemática causada pela pandemia de COVID 19 na gestão do conhecimento: Situação enfrentada no Brasil, Portugal, Colômbia, Nigéria e Israel

A crise gerada pela pandemia do COVID-19 atingiu as cidades de diversas maneiras, intensificando os problemas já existentes e criando novos, mas também incentivando e catalisando soluções para um planejamento urbano direcionado à qualidade de vida e sustentabilidade.
Desde o dia em que foi decretada a pandemia de COVID-19 pela OMS, a comunidade científica tem se esforçado para lançar luz sobre questões como os mecanismos que impulsionam a propagação do vírus, seus impactos ambientais e socioeconômicos e os planos e políticas de recuperação e adaptação necessários. Dada a alta concentração da população e das atividades econômicas nas cidades, elas costumam ser focos de infecções por COVID-19. Consequentemente, muitos pesquisadores estão se esforçando para explorar a dinâmica da pandemia em áreas urbanas a fim de compreender os impactos do COVID-19 nas cidades.
Portanto, a crise humanitária enfrentada atualmente oferece uma oportunidade de compreender e aplicar a tecnologia da cidade inteligente no bem-estar social e gestão de crises. O entendimento da COVID-19 também pode impulsionar o desenvolvimento da cidade inteligente, pois, conforme evidenciado, o cotidiano das pessoas vem sendo alterado pela crescente preferência pelo teletrabalho, telemedicina, sistemas de vigilância e comércio e educação online.

​Daniela Belchior

Mestranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Nove de Julho desenvolvendo a pesquisa sobre os efeitos socioeconômicos da pandemia pelo novo coronavírus ao planejamento urbano em diferentes cidades do mundo, juntamente à pesquisadores parceiros. Engenheira civil e gestora ambiental com experiência em projetos ligados à sustentabilidade, à educação ambiental e à construção civil. Atuação na área acadêmica através da docência nos cursos do ensino superior ligados às engenharias e tutoria do ensino à distância aos cursos de graduação e pós-graduação.

​​Fredy López-Pérez

Sociólogo, Universidad de Antioquia, 1996
Especialista en Gestión Ambiental, Universidad Nacional de Colombia, 1999
Bolsista de Doutorado Sanduiche, Universidad Federal Rural de Rio de Janeiro, 2014, 2017
Doctor en Ciencias Ambientales, Universidad Tecnológica de Pereira, 2019
Profesor de Tiempo Completo, Facultad de Ingenierías Universidad de Medellín, 2004 hasta el presente.
Director de la Maestría en Ingeniería Urbana, Universidad de Medellín, 2021
Editor Revista Ingenierías Universidad de Medellín, 2007 hasta el presente

​​Olívio Guedes

​Pós-Doutorando em História da Arte pela Universidade de São Paulo, Diretor do Clube A Hebraica, Diretor Cultural ACESC (Associação de Clubes Esportivos e Sócios-Culturais de São Paulo), Diretor Cultural da Universidade de Haifa Board Brasil, Conselheiro Consultivo do ProCoa (Projeto Circuito Outubro aberto), Coordenador de Cultura e Arte do IVEPESP (Instituto para a Valorização da Educação e Pesquisa no Estado de São Paulo), Perito Judicial do Tribunal de Justiça SP e Sócio da Slavieiro e Guedes Galeria de Arte. Tem experiência na área de Arte, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte, Complexidade e Transdisciplinaridade.

​​Wilson Levy

​Advogado, doutor em Direito pela PUC-SP, com estágio de pós-doutoramento em Urbanismo pela Mackenzie. É membro efetivo das Comissões de Direito Urbanístico e Direito Notarial e Registros Públicos da OAB-SP. É membro efetivo do Núcleo de Estudos Urbanos da Associação Comercial de São Paulo.

​Coordenador: João Alexandre Paschoalin Filho

​Pós Doutorado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Doutorado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2008), Mestrado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2002) e Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras/UFLA (1999).
Atualmente é professor da Universidade Nove de Julho lecionando disciplinas na área de Geotecnia, além de ser professor pesquisador do Programa de Mestrado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e de Cidades Inteligentes e Sustentáveis atuando em projetos ligados às seguintes linhas de pesquisa: Gerenciamento Ambiental e Construções Sustentáveis.
Também desenvolve atividades técnicas como consultor em Geotecnia pela empresa GEOCONCEITO Engenharia Consultiva. Membro do Grupo de Pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
Foi membro da comissão editorial da Revista Exacta (São Paulo) (ISSBN 1678-5428), membro da comissão de fundações da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos).Atualmente é revisor científico da Revista de Gestão Social e Ambiental, ISSN: 1981-982X, Revisor Científico da Revista Holos (ISSN 1807-1600), Revista de Gestão Ambiental de Sustentabilidade (ISSN: 2316-9834), Revista Desenvolvimento em Questão/Unijuí, Journal of Cleaner Production e outras. Membro da Rede Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade RIMAS. ​

16h - 17h30 - Gestão do Conhecimento em 2041 - Os "Futuros" dos Negócios e os Desafios da GC

Qual o papel da gestão do conhecimento nos próximos 20 anos? A resposta a essa pergunta depende de uma discussão anterior: Quais os cenários futuros com que nossos negócios e organizações estão trabalhando? E qual a gestão do conhecimento que precisamos construir para esses futuros? 

A gestão do conhecimento que fazemos hoje, com seus avanços e limitações, é a gestão do conhecimento que construímos nos últimos 20 anos. Neste painel as organizações convidadas vão compartilhar alguns futuros possíveis, e discutir como devem ser direcionados os esforços de aprendizagem, gestão do conhecimento e inovação nesses cenários. 

​Daniele Fonseca

​Chief People Officer no EBANX
Inspirada por conectar as pessoas aos seus propósitos, lidera as equipes de People, Facilities, Health & Safety e IT Ops Team do EBANX, gerenciando recursos humanos, fortalecendo a cultura organizacional para alcançar resultados de forma sustentável e incentivando as pessoas a realizarem seus sonhos grandes.
Com mais de 25 anos de experiência em gestão de pessoas, comunicação, sustentabilidade, trabalhou em indústrias com presença internacional nas áreas de alimentos, varejo, tecnologia e serviços, sempre movida pela paixão por desenvolver pessoas e gerar resultados sustentáveis.

​Beto do Valle

​Fundador da Impakt Consultoria, graduado em comunicação, MBA em Marketing, tem extensão em Gestão Estratégica de Pessoas e em Gestão do Conhecimento. Foi sócio-diretor da TerraForum Consultores e gerente corporativo na Tigre S.A. nas áreas de marketing, estratégia e desenvolvimento humano. Atua em gestão do conhecimento, gestão da inovação e educação corporativa desde 2001, liderando projetos nessas áreas em empresas líderes no Brasil e no exterior.

​Roberto Silva

Gerente Sênior Corporativo de Gestão de Pessoas
Grupo Energisa
Atua há mais de 15 anos nas mais variadas frentes da gestão de pessoas, com contribuição significativa em desenvolvimento de talentos, comunicação interna e educação corporativa. Sua experiência inclui posições técnicas e de gestão em empresas como Votorantim, Schneider Electric, Grupo SBF e Energisa.
Graduado em psicologia, tem pós-graduação em psicodrama (PUC-SP) e MBA em gestão empresarial (FGV).
Na Energisa, tem liderado projetos e políticas nacionais com impacto em 16 mil funcionários, incluindo cultura e diversidade, gestão da mudança, integração de novas empresas, a criação da universidade corporativa Educativa e o reconhecimento entre as melhores empresas para trabalhar (GPTW) por 2 anos consecutivos.

​Robson Santos

Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento no Magalu.
Graduado em Design (Esdi – Uerj), mestre e doutor em Design (PUC-Rio), professor e pesquisador de temáticas relacionadas a pessoas, produtos e serviços em um mundo em constante transformação. Professor no Istituto Europeo di Design.

​​Moderadora: Beto do Valle

Desburocratizando o erro: por que é tão difícil encontrar casos de falhas no setor público?

Nos últimos anos, tem emergido um forte fenômeno da inovação em governo capitaneado pelos laboratórios de inovação. Não que a inovação fosse algo novo em governo, mas isso criou espaços institucionais e estruturas organizacionais vocacionadas em diferentes práticas, processos e metodologias para inovação.

Passados pouco mais de 5 anos, desde o nascimento dos primeiros laboratórios, o movimento continua mais forte do que nunca e, cada vez mais, diferentes governos, de diferentes níveis, criaram suas próprias unidades para pensar, refletir, testar, experimentar para assim conseguir inovar. Entretanto, um passo fundamental neste movimento: não só experimentar e testar, mas também registrar, disseminar e compartilhar os tombos, as quedas e os escorregões que, inevitavelmente e certamente, ocorrem e ocorrerão no processo inovativo.

Neste painel será debatido casos e situações de falhas e erros em projetos, programas e políticas públicas que, por diferentes motivos e causas, acabaram não acontecendo, sendo descontinuados ou, mesmo, cancelados. Para isso, contaremos com a presença do professor Fernando Nogueira, da Fundação Getúlio Vargas e foi um dos idealizadores do 011.lab, e com a Luana Faria, coordenadora-geral na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), Ministério da Economia, onde  fundou e lidera o LA-BORA! Gov.

Fernando do Amaral Nogueira

Professor na FGV EAESP, instituição onde fez Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo. É pesquisador e ativista em inovação pública, gestão de associações e investimento social privado. Recentemente, trabalhou por 3 anos na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo, sendo co-fundador do (011).lab e em seguida coordenador do Mobilab+ _Laboratório de Inovação Aberta da Prefeitura de São Paulo.

Luana Faria

Psicóloga, servidora pública federal e coordenadora-geral na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), Ministério da Economia, onde fundou e lidera o LA-BORA! gov, Gestão Inovadora de Pessoas. Atua nas áreas de Ciência da felicidade, Gestão de Pessoas e Design de experiências. Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados. Facilita processos de Inovação, com foco em pessoas, e utiliza métodos ágeis para apoiar organizações a transformarem seus modelos de negócios. Seu objetivo é desenhar experiências que façam sentido para as pessoas e as engajem no propósito de gerar valor público. Mãe do Gabriel e do Noah; kitesurfista; brasiliense apaixonada!

Felipe Maruyama

​Diretor de Inovação em Governo do Impact Hub à frente da operações do IdeiaGov, um Hub de Inovação que traz soluções de mercado e da sociedade para desafios do Governo do Estado de São Paulo, oferecendo melhores serviços ao cidadão e mais eficiência na gestão pública. Doutorando e mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, além de pesquisador associado do Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) e do Laboratório de Gestão de Inovação (LGI). Atuou como coordenador geral do 011.lab, laboratório de inovação em governo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo. Por fim, idealizou o FailHub, movimento sem fins lucrativos com objetivo de compartilhar as falhas e erros de pessoas invoadoras e o que aprenderam do processo.

​​Moderadora: Felipe Maruyama

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