Intranet é uma redecorporativa que utiliza tecnologia e infraestrutura de internet. A intranet tem como principal objetivo captar, centralizar e disponibilizar informações em um único local, de modo que possam ser acessadas e compartilhadas por todos os funcionários, mesmo que estejam em localidades distantes.
Vantagens da Intranet:
Favorece a comunicação empresarial, a disponibilização e o acesso a informações sobre a empresa.
Amplia o relacionamento entre as áreas, unidades e departamentos da empresa.
Rapidez na disponibilização e consulta a documentos, aplicativos, normativos, circulares, além da possiblidade de atualização dos dados a qualquer momento.
Facilita a divulgação interna de produtos, serviços e estratégias empresariais.
Contribui para a criação de uma identidade corporativa.
Acesso seguro a partir de identificação, permitindo que o funcionário utilize os aplicativos permitidos a seu perfil de usuário.
Favorece os processos e práticas de Compartilhamento e Gestão do Conhecimento nas empresas.
Outras possibilidades de aplicação da IntraNet:
Acesso a documentos eletrônicos e relatórios;
Centralização de informações sobre Projetos em desenvolvimento;
Formulários padronizados para preenchimento de laudos técnicos, requisições de manutenção, de reembolso, informações sobre Recursos Humanos (comprovantes salariais, folhas de ponto, solicitações de benefícios etc);
Implementação de soluções de autosserviço para o preenchimento de formulários e tarefas rotineiras, inclusive com a integração com sistemas complexos da empresa.
Endomarketing, publicação de Políticas Internas e Publicidade interna;
Quando utilizar?
Além de veicular informações institucionais e auxiliar na comunicação empresarial, a grande vantagem da Intranet é de ser um ambiente capaz de centralizar informações e oferece-las de modo organizado.
A intranet pode contribuir para a educação corporativa e a gestão do conhecimento, pela possibilidade de capturar e distribuir tanto o conhecimento explícito quanto o tácito.
Recursos necessários:
Em construção.
Como aplicar?
A intranet pode ser um ambiente propício para implantação de instrumentos e práticas de gestão do conhecimento, tais como:
Publicação de conteúdo informativo, organização e distribuição de documentos, associados a uma ferramenta de busca.
Foruns de discussões e de aprendizagem;
Publicações e compartilhamento de documentos;
Ambiente para gerenciamento de projetos;
Grupos de trabalho e de discussão;
Ambiente virtual para comunidades de prática;
Banco de dados de sugestões e novas ideias;
Ambiente para wikis;
Publicação de vídeos, aúdio e arquivos para download;
Outros sistemas: groupware, workflow, mapas do conhecimento (data warehousing) e sistemas para descoberta de conhecimento em bases de dados (data mining). Essas ferramentas podem auxiliar no processo de geração, codificação e transferência do conhecimento de grupos de indivíduos, disponibilizando este conhecimento para toda a instituição.
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
Respeitar a cultura organizacional.
É importante ter senso crítico sobre as oportunidades de melhorias nos processos organizacionais.
Através da prática de matriz de habilidades, é possível identificar outras iniciativas de Gestão do Conhecimento, por exemplo: Lições Aprendidas (LA), Inteligência Competitiva (IC); Gestão de Ideias (GI); Mapas de Conhecimento (MC); Gestão de Indicadores (IN):
LA – Identificar lições aprendidas (prevenção).
IC – Aprimoramento dos colaboradores no conhecimento aplicado gerando um diferencial competitivo.
GI – Integração com os programas motivacionais da empresa.
MC – Identificação de redes internas de conhecimentos – taxonomias.
IN – Correlacionar indicadores de ocorrências de falhas com a matriz de habilidades; Indicadores para medir melhorias implementadas nos processos.
Exemplos de aplicação:
Em construção.
Aprenda mais:
Em construção.
Processos de Conhecimento
( ) Identificação ( ) Criação ( X ) Retenção ( X ) Transferência ( ) Aplicação