Home > Práticas de GC > Hackathon

Hackathon

​Não deixe nada para depois

O que é?

  • Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). Em geral, é o ambiente ideal para o desenvolvimento da inovação e pode durar de um dia a uma semana. 
  • É um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software e negócios em maratonas de trabalho, com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios.
  • Serve tanto para integrar as equipes de uma empresa, quanto desenvolver o networking entre os participantes (quando aberto à comunidade). Existem alguns formatos de Hackathon e cada um com sua finalidade:
    • Fechado: quando é aplicado apenas para um público reservado:
      Podendo ser funcionários de uma única empresa, de uma única área, de uma instituição de ensino, etc, ou seja, você delimita o público, porém uma preocupação para este tipo de evento é bem relevante: “verificar se os participantes possuem aquele domínio que deseja ser explorado” (seja de ferramenta técnica, criar soluções de negócios, linguagem de programação, etc). Neste cenário, caso não tenha público interno com o domínio a ser explorado, deve ser levado em consideração uma outra prática de gestão do conhecimento denominada Bootcamp. (ver mais em bootcamp).
    • Aberto: quando é aplicado para o público em geral, tendo apenas a restrição de que se for um evento promovido por uma empresa, esta geralmente restringe a participação de seus colaboradores, evitando favorecer os projetos apresentados pelos grupos, que podem obter informações ou vantagens importantes desta competição. 
    • Misto: é composto por públicos mistos (internos, externos, empresas parceiras). Geralmente quando uma empresa promove este tipo de evento, é inserido uma regra dentro dos critérios de formação de grupo, onde nesta formação deverá ter um membro externo (fora do grupo de interesse), ou colaborador interno da empresa, sendo de acordo com o formato do evento.

Quando utilizar?

    • Um hackathon é um acelerador de ideias e traz inúmeros benefícios para a corporação. 
      Estes eventos fomentam a criatividade individual enquanto criam espaços abertos para a experimentação de novas ideias, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas entre seus participantes.
      Eles são utilizados para:
      • Promover novas ferramentas dentro da empresa.
      • Melhorar serviços internos da empresa.
      • Criar um produto ou serviço para um segmento de clientes.
      • Contratar talentos para uma determinada vaga ou área.
      • Promover a inovação dentro da companhia com aportes de novas ideias.

Recursos necessários:

  • Problema a ser solucionado (que pode ser uma nova ferramenta, uma melhoria de processos/serviços, contratação de pessoas).
  • Pessoas promotoras da ação (RH, Área de Negócios, TI, empresas parceiras, etc).
  • Parceiros educacionais e das ferramentas.
  • Local físico ou ferramentas on-line para áudios virtuais.
  • Roteiro e Jornada do evento.
  • Ninja (responsáveis por tirar dúvidas técnicas).
  • Mestre de Cerimônia.
  • Banca julgadora.
  • Participantes.
  • Prêmios

Como aplicar?

  • Definir o objetivo do Hackathon (Problema a ser solucionado ou tema).
  • Definir modelo (interno, externo ou misto).
  • Criar a jornada e experiencia dos participantes:
    • Definir ambiente físico ou virtual
    • Definir ferramentas que serão utilizadas
    • Identificar necessidade de curso prévio para os participantes
    • Definir data, local e horário do evento
    • Montar regulamento da competição 
    • Montar critério de avaliação de resultado dos projetos
    • Definir papéis e responsabilidades (mestre de cerimônia, organizadores, entre outros que possam surgir)
    • Definir banca avaliadora
    • Montar modelo de comunicação do evento
    • Definir premiação 
    • Definir duração do hackathon (24 hs, 48 hs)
    • Montar cronograma detalhado das atividades do evento (dia a dia, hora a hora)
  • Apresentar o problema para o público selecionado.
  • Dividir o público em grupos.
  • Dar o suporte para dúvidas caso sejam apresentadas pelos participantes. 
  • O mestre de cerimônia é a pessoa que irá dar o ritmo do evento, portanto ele deverá seguir o cronograma do evento no detalhe.
  • O hackathon é separado por fases: 
    • Ideação da ideação
    • Prototipação / Construção da Ideia
    • Apresentação da Ideia (Pitch)
  • Após a fase de construção da ideia, os grupos irão apresentar para a banca seu projeto / solução através de um Pitch (5 minutos).
  • A banca irá avaliar os projetos e premiar os vencedores (1° lugar, 2° lugar e 3° lugar).
  • Após seleção dos projetos vencedores, deve-se realizar a premiação dos grupos.
  • Encerrar o evento.

Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:

  • Realizar uma Live na data que antecede ao evento para explicação da jornada do hackathon.
  • Divisão de grupo do hackathon por skill (negócios, programador, marketing, etc).
  • Se o hackathon for presencial avaliar a possibilidade de entrega de lanches ou pizzas.
  • Dependendo do tipo de hackathon, dentro da jornada, é interessante ter alguns easter eggs, por exemplo, se o grupo terminar a atividade “A” no prazo, desbloqueia cerveja na hora do lanche, etc.
  • Ter um sponsor (executivo) que consiga apoiar a ideia, pois algumas empresas, acreditam que isto tipo de ação é perda de tempo.
  • Existem empresas especializadas em hackathons que podem ser contratadas para ajudar na construção e realização do evento. 
  • Ter uma landing page do evento com informações e todos os descritivos do evento.
  • Ter mentor que possam apoiar o grupo na construção das ideias, prototipação e apoio na montagem da apresentação. 

Exemplos de aplicação:

MEGAHACK – SHAWEE (on-line)

O QUE É ?

  • É o maior hackathon on-line do Brasil, Grande não apenas por quebrar barreiras geográficas, mas também pela dimensão da jornada que proporciona aos seus participantes. 
  • São 11 dias, 10 diferentes desafios para escolher e infinitas possibilidades.

COMO FUNCIONA?

Realizar a etapa de inscrição.

  • Os desafios serão em grupos de 5 pessoas (desenvolvedor, business, marketing e UX).
  • O grupo terá 11 dias para criar algo incrível e apresentar seu projeto. tudo com a ajuda de plantões de dúvida e mentoria on-line durante todo o processo.
  • A banca avaliadora decide quem leva o prêmio de mlehor proejto. 

ITAU – <BATALHA DE DADOS> (presencial)

  • Uma maratona com duração de 30 horas realizada em parceria com a startup Shawee e outras empresas de tecnologia. Foram recebidas 1.769 inscrições e 150 pessoas foram selecionados. 
  • Após o processo seletivo, chegaram à final 80 participantes que, divididos em equipes formadas por estudantes e profissionais ligados à ciência e engenharia de dados, Social Techs e UX/Designers, usaram dados e analytics para resolver problemas sociais relevantes, com foco na saúde, na educação ou na segurança. 

Aprenda mais:

Processos de Conhecimento

(  X  ) Identificação ( X  ) Criação  (  X  ) Retenção (    ) Transferência (  X ) Aplicação

Contato

Seja membro da comunidade

Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000

©2024 – SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados. 
Desenvolvido por: Sheila Carneiro.