Fórum de Discussão Virtual

Promoção de discussão virtual sobre determinado assuntos

Home > Práticas de GC > Fórum de Discussão Virtual

O que é?

  • Um fórum de discussão (em inglês “bulletin board”) é uma ferramenta destinada a promover debates em torno de uma questão.
  • Sua principal função é ser o espaço compartilhado para troca de ideias e opiniões para geração de conhecimento e novos aprendizados para os participantes. Existem dois tipos de fórum: o público e o privado. No fórum de discussão público, provedores, empresas ou instituições disponibilizam espaços para discussão sobre os mais variados tópicos de interesse geral, durante um determinado período de tempo; o acesso e a participação nesse tipo de fórum é livre e irrestrito, sem limite de tempo ou espaço para a troca de mensagens escritas. Em contrapartida, no fórum de discussão privado, uma empresa ou instituição abre espaço para discussão sobre tópicos específicos relacionados à área de interesse, durante um período de tempo determinado; o usuário apenas precisa ter acesso ao sistema do fórum na web, por meio de cadastramento prévio para obtenção da senha competente.

Quando utilizar?

  • Os fóruns são muito utilizados por grupos de estudo que precisam debater assuntos importantes e especificos.
  • Pode ser utilizado também para dar continuidade a debates iniciados em reuniões presenciais.
  • No caso das empresas ele se torna ferramenta  importante para discussão de ideias, geração de novos conhecimentos e inovaçãoes, sejam em produtos e serviços, ou mesmo em processos corriqueiros do dia a dia da organização.

Recursos necessários:

  • Ter a demanda (grupo de pessoas que necessita deste ambiente para trocar/compartihar ideias e opiniões, etc)
  • Ter a plataforma tecnologica (SharePoint, por exemplo)
  • Ter apoio de TI no desenvolvimento.

Como aplicar?

  • Cada fórum de discussão tem um funcionamento que lhe é próprio e possui às vezes os seus “Usos e costumes”. Estes são frequentemente tácitos e às vezes inscritos num documento chamado “carta de utilização ou regras de uso” que precisa as condições nas quais uma mensagem pode ser acrescentada ao fórum e os critérios que podem conduzir à moderação de uma mensagem.
  • Existe dois tipos de moderação :
    • A moderação a priori : as mensagens devem ser validadas por um regulador para serem publicadas e por conseguinte aparecer em linha;
    • A moderação a posteriori : as mensagens acrescentadas são publicadas automaticamente (aparecem em linha). O síte reserva-se a possibilidade de suprimir as mensagens a posteriori.

Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:

  • Em construção.

Exemplos de aplicação:

  • Em construção.

Aprenda mais:

  • Em construção.

Processos de Conhecimento

(   ) Identificação ( X  ) Criação  (  X  ) Retenção (  X  ) Transferência (   ) Aplicação