A Gestão do Conhecimento (GC), de forma bem objetiva, é uma prática que visa aproveitar o conhecimento existente e adquirir o inexistente para uma organização melhorar processos, impulsionar a inovação e aumentar a eficiência, no entanto, implantar a GC de forma eficaz pode ser um desafio.
Na reunião recente da Comunidade de Prática de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação (CoP MGCi) da SBGC na última quarta, dia 14 de junho, discutimos estratégias valiosas para uma implantação de sucesso da GC. Confira os principais insights:
- Descentralizar é a chave: Pense em uma abordagem descentralizada envolvendo representantes de diferentes áreas da organização. Isso permitirá a criação de uma rede expandida de GC, onde cada área terá a responsabilidade de impulsionar as práticas de GC relacionadas aos seus processos finalísticos.
- Definir papéis e responsabilidades: Estabeleça claramente os papéis e responsabilidades dos gestores, gerentes, equipe de GC e especialistas. Isso proporcionará direcionamento e governança efetiva para o processo de GC. Considere a criação de um comitê estratégico de GC ou até mesmo um fórum de gestão para promover a colaboração e o alinhamento.
- Aliar a GC a outros processos: A gestão de mudança e a gestão de projetos podem ser aliadas poderosas da GC. Ao integrar essas práticas, é possível obter resultados ainda mais impactantes. A gestão humanizada, com clareza nas expectativas, processos bem definidos, capacitação adequada e papeis claros, é fundamental para engajar as pessoas nesse processo.
- Documentar: A maioria das pessoas gostam de consumir informações, mas não têm o hábito de registrar. Não subestime a importância dos registros, eles contribuem para o crescimento da organização e fortalecimento da GC.
- Identificar Lições aprendidas: Certifique-se de que são problemas e soluções realmente inesperados e que as lições aprendidas sejam registradas em procedimentos e compartilhadas de forma ampla, para evitar a repetição de erros e estimular a melhoria contínua.
Implantar a GC requer um planejamento cuidadoso, apoio da liderança e o engajamento de todos os colaboradores. Cada organização possui seu contexto único, por isso é importante adaptar as estratégias de acordo com suas necessidades e prioridades.
A GC é uma jornada contínua e seu sucesso dependerá da dedicação e colaboração de todos. Se você deseja saber mais sobre a CoP MGCi ou sobre a implantação eficaz da GC, entre em contato com a SBGC. Estamos prontos para compartilhar experiências e ajudar você a obter resultados ainda mais positivos.
Sobre a autora:
Mariana Lima tem 19 anos de experiência em Gestão de organizações do Terceiro Setor, dos quais 15 anos como assessora executiva do Presidente e da Direção Financeira da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC).