O conhecimento é uma mistura de vários elementos, como dados, informações e experiências vividas ao longo do tempo, é fluido e também pode ser estruturado formalmente, é intuitivo, sendo difícil de ser entendido logicamente.
O conhecimento está na mente das pessoas, nas empresas estão nos processos, rotinas, práticas manuais e normas organizacionais, havendo grande necessidade da colaboração das pessoas para que as informações se transformem em conhecimento, permitindo que os participantes compartilhem e criem conhecimento para inovar no desenvolvimento de novos produtos, melhoria de processos, prestação de serviços, gestão de inventário, transferência de tecnologia e planejamento de capacidade de produção. Capturar, entender, compartilhar e facilitar o acesso e o reúso de informações e conhecimento aumentam a produtividade, o alcance e a velocidade das redes de colaboração.
Nas organizações, o conhecimento é criado por meio de uma combinação contínua entre conhecimentos tácito e explícito. Por ser um ativo difícil de ser copiado e socialmente complexo, o conhecimento pode proporcionar vantagem competitiva.
O conhecimento é valioso por estar próximo da ação com relação à estratégia, concorrentes, clientes, canais de distribuição, ciclos de vida de produtos e serviço e também ao retorno do mercado com referência ao seu bem-estar, confiança na qualidade do serviço ou bem adquirido.
O conhecimento também pode voltar a ser informação ou dado, caso não se tenha foco, ou tanto conhecimento reunido que não se consegue mais extrair significado dele. Conhecimento tem a ver com contexto e com o conhecedor, lembra do exemplo um físico falando de fusão com um advogado, não sai nada dali. A reversão também tem a ver com a síntese do que se faz do conhecimento, quanto mais síntese, menos conhecimento e mais informação). No cenário mundial altamente competitivo, o grande desafio das organizações é o de estabelecer condições de agregação de valor e sustentabilidade nas operações. A gestão do conhecimento é, cada vez mais, um diferencial de sucesso em ambientes empresariais competitivos. Os conhecimentos críticos ou estratégicos devem ser priorizados para que não sejam despendidos esforços desnecessários.
Os benefícios são: maior eficiência, tomada de decisões mais assertivas, custos reduzidos, melhor aprendizado e desenvolvimento, melhor atendimento ao cliente e melhor colaboração.
A gestão do conhecimento existe justamente para evitar eventuais transtornos e gargalos que podem atrapalhar na integração da equipe, na delegação de tarefas e na realização dos objetivos colocados pela empresa em seu planejamento. Melhora o desempenho, evita o retrabalho, se destaca entre os demais no mercado ganhando da concorrência, a marca se torna mais forte perante o público e o custo-benefício do negócio sobe exponencialmente. Melhora os processos, gestão de conteúdo que contribui para o mapeamento dos processos internos da empresa, possibilita o aumento da eficiência e a diminuição dos riscos ao longo dos procedimentos. Fortalecimento da equipe empresarial, compartilhamento de forma mais ampla as responsabilidades e os objetivos da empresa, isso faz com que os trabalhos sejam feitos de forma ainda mais efetiva, gerando um círculo virtuoso de qualidade na produção, o domínio da inteligência organizacional promove melhores estratégias e tomadas de decisão. O planejamento das ações administrativas também tem um ganho de qualidade, maior autonomia, já que o conhecimento não está mais concentrado em uma única pessoa, todos os colaboradores se sentem capacitados para lidar com os desafios que a rotina administrativa pode oferecer, desta forma, se tornam mais autônomos e pró ativos, gerando novas ideias e possibilidades de ação na empresa.
O resultado de tudo isso é uma equipe mais motivada no trabalho, com sentimentos de pertencimento e responsabilidade mais aguçados, e lá no fim da linha você terá colaboradores mais felizes e lucro em crescimento Motivação seria algo da GC, a GC aumentaria as capacidades e competências do time, claro você pode conectar com outras ações para gerar estímulos para o funcionário se motivar. Ou seja, um time motivado fará com que seu negócio decole de maneira muito forte e clara. Como podemos perceber, conhecimento é a base do sucesso de todos, e seus efeitos são positivos, tanto para o negócio, como para os profissionais envolvidos, que aumentam suas qualidades e se tornam mais confiantes e autônomos na tomada das decisões.
Me chamo Iria Paula, nascida na cidade de Volta Redonda/RJ, morando em Angra dos Reis/RJ desde 1997.
Tenho 05 irmãos, sou mãe de uma linda e muito amada Filha (15), minha companheira que me ensina todos os dias a me tornar uma pessoa melhor, revendo conceitos, avaliando atitudes e sentimentos.
Formada em Administração, com pós em Treinamento e Desenvolvimento de RH. Trabalhei como bancária por 12 anos e atuei como coordenadora de agência, tesoureira, caixa, atendimento ao público e outras atividades.
Completo 20 anos de trabalho na Eletronuclear em julho/2023, no cargo de administradora, dos quais 13 anos em gestão de contratos e 07 anos no RH.
Gosto muito de me relacionar e socializar. Fui Homenageada com moção de aplausos em setembro/2022 pelo CRA, juntamente com a Câmara Municipal de Angra dos Reis/RJ. Sou atriz, mas infelizmente me encontro afastada do palco.
Pratico exercícios, academia, dança mix, yoga; adoro música e natureza, caminhar na praia, dormir e acordar ouvindo o barulho do mar, estar sempre em sintonia com a praia, o azul do céu e o canto dos pássaros, me sentindo imensamente grata a Deus e a empresa por essa oportunidade.
Amo viajar, conhecer pessoas, lugares e culturas diferentes.
Adoro um karaokê, embora não tenha uma linda voz.
Gosto de desenvolver autoconhecimento, superar desafios, e estar sempre me atualizando, desenvolvendo como profissional em um aprendizado constante.
Tenho muita fé em Deus e acredito no seu amor incondicional.
Tenho muita gratidão, amo e honro meus pais e antepassados pela minha existência, por tudo que sou e tenho.