A educação é o poder em decidir ser quem você quiser.

Data e Horário

De 27 de fevereiro a 30 de julho de 2024, encontros agendados de acordo com as datas previstas no cronograma – acesse abaixo em “Programação”. As aulas e acompanhamento dos projetos acontecerão das 9h às 12h, exceto os encontros referente ao tema de Facilitação e Metodologias Participativas que serão das 9h às 13h.

Aulas ao vivo e gravadas

Videoconferência via
Sympla Streaming

Certificado

Ao concluir o curso o participante receberá o certificado de conclusão do Programa Essencial de Gestão do Conhecimento. A avaliação do projeto, com uma pontuação superior a 70%, garante a Certificação Oficial SBGC para Gestores do Conhecimento.

Certificação Gestor do Conhecimento - Turma 1/2024

Certificação SBGC Gestor do Conhecimento + Programa Essencial da GC (Digital)

  • Certificação Profissional de Gestor do Conhecimento
  • Boas práticas de adaptação da GC ao contexto do trabalho remoto
  • Método de Investigação Apreciativa: Indagar, Imaginar, Inovar e Implementar
  • Trilhas Hands On de Aprendizagem em GC 
  • Roteiro Estruturado de Competências Essenciais em GC
  • Facilitadores Altamente Qualificados
  • Gestão de Negócios
  • Projeto Prático Orientado por especialistas
  • 25 Encontros de Aprendizagem online e ao vivo
  • Comunidade de Aprendizagem
  • Videoaulas, podcast, pesquisas, estudos de casos, conteúdos em textos, vídeos e templates

Com o crescimento e a disseminação da economia do conhecimento no Brasil, cada vez mais, são criados, compartilhados e aplicados conhecimentos em produtos, serviços, processos, técnicas, métodos, sistemas, modelos de negócios e de gestão.

A ideia de gerenciar o conhecimento como um recurso e insumo ficou conhecida como Gestão do Conhecimento. Com o passar do tempo e o crescimento da disciplina, foram surgindo novos temas, métodos e práticas dentro da Gestão do Conhecimento:

colaboração, comunidades, métodos ágeis, design thinking, inteligência, aprendizagem, educação corporativa, entre outros. 

A Certificação SBGC Gestor do Conhecimento, visa garantir que os participantes possuam as competências e experiências necessárias para compreender o contexto, diagnosticar a maturidade, desenhar estratégias, construir iniciativas e gerenciar programas de GC. Assim, sendo capazes de elaborar, implementar e sustentar projetos de GC em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, de grande, médio ou pequeno porte. 

Programa Essencial da GC (Digital)

O Programa Essencial SBGC Digital é uma jornada inovadora em Gestão do Conhecimento, oferecida pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). Este programa abraça a convergência entre educação formal e informal, criando uma Comunidade de Aprendizagem que vai além dos limites tradicionais.

a) Comunidade de Aprendizagem

Explore um ambiente interativo e colaborativo, onde os participantes se envolvem em discussões, compartilhando experiências e insights. A aprendizagem não vem apenas dos instrutores especializados, mas também da rica diversidade de conhecimentos entre os colegas.

b) Educação Formal e Informal

Desfrute de uma abordagem holística que combina métodos educacionais formais com interações informais. Adquira conhecimentos de maneiras diversas e flexíveis.

c) Projeto de Gestão do Conhecimento

Coloque em prática o que aprendeu desenvolvendo um projeto de GC significativo. Esta atividade prática permitirá que você aplique conceitos teóricos em situações do mundo real, preparando você para desafios reais no ambiente profissional.

d) Certificação Oficial SBGC

Demonstre seu domínio em Gestão do Conhecimento ao concluir o programa com sucesso. A avaliação do projeto, com uma pontuação superior a 70%, garante a Certificação Oficial SBGC para Gestores do Conhecimento, um selo reconhecido pela excelência na área.

O Programa é desenvolvido a partir de cinco temáticas:

  1. Fundamentos da Gestão do Conhecimento
  2. Estratégia de Gestão do Conhecimento
  3. Facilitação e Metodologias Participativas
  4. Design de Iniciativas e Gestão do Programa de GC
  5. Projeto Prático de GC

As atividades síncronas contêm cerca de 25 encontros online e ao vivo para aprendizagem com carga horária de 3hs por encontro (exceto os encontros de Facilitação e Metodologias Participativas que possuem carga horária de 4 horas), somando um total de 79 horas/aula.

A carga horária de 41 horas/aula, será dividida em encontros online extras mediante atividades planejadas pelo facilitador. E a carga horária restante de 120h/aula está dividida em atividades assíncronas que conterão videoaulas, textos para leitura e estudos, vídeos, dedicação às horas de projeto/orientação e muito mais. Tudo organizado em uma trilha hands-on de aprendizagem em GC, baseado em roteiro estruturado de competências essenciais em gestão do conhecimento.

Carga Horária Total: 240 horas

A Metodologia é baseada no conceito de Investigação Apreciativa, metodologia de elaboração de projetos organizado em quatro etapas: 

  1. Indagar
  2. Imaginar
  3. Inovar
  4. Implementar

As atividades do programa são desenvolvidas em torno de uma comunidade de aprendizagem, tendo como base o construtivismo e ciclos de aprendizagem que partem do levantamento dos recursos disponíveis na organização (Indagar), trilham o caminho de construção de uma visão de futuro compartilhada (Imaginar), passando pelo desenho (Inovar) dos princípios e valores que darão sustentação ao projeto antes de desenvolver planos de ação para colocar em prática o aprendizado (implementar).

Durante todo o percurso, as atividades do Projeto serão orientadas e avaliadas por especialistas. Além da base teórica, o aprendizado ocorrerá na prática, sendo que a participação e o compartilhamento serão continuamente estimulados. Tanto as atividades síncronas quanto as assíncronas são centradas no participante. Ou seja, seus engajamentos e protagonismo são fundamentais no processo de aprendizado.

O primeiro encontro online é um evento com todos os participantes e todos os facilitadores, para a construção de conexões, relações e engajamento. Além disso, serão tiradas dúvidas dos participantes em relação ao Programa e a Certificação. Os Encontros de Aprendizagem ocorrerão todas as terças-feiras, no período da manhã, entre os encontros online há um espaço de 7 dias, qual serão desenvolvidas principalmente atividades assíncronas para o participante se preparar para as atividades síncronas.

Os encontros de acompanhamento de projetos serão realizados uma vez ao mês, de acordo com a grade, no período da manhã.

Profissionais em busca de aprimoramento em Gestão do Conhecimento, líderes de equipe e gestores de projetos em organizações públicas, privadas e do terceiro setor de grande, médio ou pequeno porte que atuem em:

  • Gestão do Conhecimento
  • Recursos Humanos e Desenvolvimento humano
  • Educação Corporativa
  • Gestão de conteúdo, intranet, portal, banco de dados, Comunidades
  • Desenvolvimento organizacional
  • Gestão de Projetos
  • Programas de talentos
  • Qualidade e Produtividade
  • Operações
  • Pesquisa & Desenvolvimento
  • Inovação e Tecnologia
  • Gestão da Mudança
  • Estratégia e Inteligência

Valor total: R$ 4.100,00

Associados SBGC possuem um desconto exclusivo. 

Para pacotes corporativos (In Company) entre em contato.

Contato

Seja membro da comunidade

Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000

©2024 – SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados. 
Desenvolvido por: Sheila Carneiro.