Certificação SBGC Gestor do Conhecimento – Turma 8

Certificação SBGC Gestor do Conhecimento + Programa Essencial da GC (Digital) A Certificação SBGC Gestor do Conhecimento visa garantir que os participantes possuam as competências e experiências necessárias para compreender o contexto, diagnosticar a maturidade, desenhar estratégias, construir iniciativas e gerenciar programas de GC. Assim, serão capazes de elaborar, implementar e sustentar projetos de GC em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, de grande, médio ou pequeno porte.
  • Certificação Profissional de Gestor do Conhecimento
  • Boas práticas de adaptação da GC ao contexto do trabalho remoto
  • Método de Investigação Apreciativa: Indagar, Imaginar, Inovar e Implementar
  • Trilhas Hands On de Aprendizagem em GC 
  • Roteiro Estruturado de Competências Essenciais em GC
  • Facilitadores Altamente Qualificados
  • Gestão de Negócios
  • Projeto Prático Orientado por especialistas
  • 25 Encontros de Aprendizagem online e ao vivo
  • Comunidade de Aprendizagem
  • Videoaulas, podcast, pesquisas, estudos de casos, conteúdos em textos, vídeos e templates

Certificação SBGC Gestor do Conhecimento

Com o crescimento e a disseminação da economia do conhecimento no Brasil, cada vez mais, são criados, compartilhados e aplicados conhecimentos em produtos, serviços, processos, técnicas, métodos, sistemas, modelos de negócios e de gestão.

A ideia de gerenciar o conhecimento como um recurso e insumo ficou conhecida como Gestão do Conhecimento. Com o passar do tempo e o crescimento da disciplina, foram surgindo novos temas, métodos e práticas dentro da Gestão do Conhecimento: colaboração, comunidades, métodos ágeis, design thinking, inteligência, aprendizagem, educação corporativa, entre outros.

A Certificação SBGC Gestor do Conhecimento, visa garantir que os participantes possuam as competências e experiências necessárias para compreender o contexto, diagnosticar a maturidade, desenhar estratégias, construir iniciativas e gerenciar programas de GC. Assim, sendo capazes de elaborar, implementar e sustentar projetos de GC em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, de grande, médio ou pequeno porte.

Programa Essencial da GC (Digital)

O Programa Essencial SBGC Digital foi construído em torno de uma Comunidade de Aprendizagem combinando educação formal e informal. Como atividade, os participantes desenvolverão um projeto de GC cuja avaliação, superior a 70%, garantirá a Certificação Oficial SBGC para Gestores do Conhecimento. Assim o aluno conta com o certificado de conclusão do Programa Essencial da GC para aqueles que concluírem o curso e a Certificação SBGC Gestor do Conhecimento para aquele atingirem pontuação mínima no projeto prático de GC.

O Programa é desenvolvido a partir de cinco temáticas:

  • Fundamentos da Gestão do Conhecimento
  • Estratégia de Gestão do Conhecimento
  • Facilitação e Metodologias Participativas
  • Design de Iniciativas e Gestão do Programa de GC
  • Projeto Prático de GC

As atividades síncronas contêm cerca de 25 encontros online e ao vivo para aprendizagem com carga horária de 3hs por encontro (exceto os encontros de Facilitação e Metodologias Participativas que possuem carga horária de 4 horas), somando um total de 79 horas/aula. A carga horária de 41 horas/aula, será dividida em encontros online extras mediante atividades planejadas pelo facilitador. E a carga horária restante de 120h/aula está dividida em atividades assíncronas que conterão videoaulas, textos para leitura e estudos, vídeos, dedicação às horas de projeto/orientação e muito mais. Tudo organizado em uma trilha hands-on de aprendizagem em GC, baseado em roteiro estruturado de competências essenciais em gestão do conhecimento. Carga Horária Total: 240 horas

Objetivo

O Programa visa desenvolver as competências essenciais para que o participante esteja apto a elaborar, implementar e sustentar projetos, áreas e programas de Gestão do Conhecimento. Ao final do programa, os participantes poderão se qualificar para a obtenção da Certificação Oficial SBGC para Gestores do Conhecimento.

 

Programação de Temas da Comunidade de Aprendizagem

Fundamentos da GC

  • História do Pensamento em GC
  • Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional
  • Planejamento de GC
  • Diagnóstico de GC e Mapeamento de Conhecimento

Estratégia de GC 

  • O Conhecimento no Contexto do Negócio e da Organização
  • Visão e Estratégia de GC
  • Modelo de Gestão, Práticas e Ferramentas de GC
  • Implantação, Sustentação e Evolução da GC

Facilitação e Metodologias Participativas

  • Mindset do Netweaver
  • Atividades de Netweaving
  • Ferramentas básicas de netweaving
  • Ferramentas avançadas de netweaving

Design de Iniciativas e Gestão do Programa de GC

  • Criando um Ambiente: envolvendo os atores
  • Vínculo da Estratégia de Negócio à GC
  • Definição das Práticas de GC e os Resultados(indicadores)
  • Governança, Plano de Implantação e Monitoramento

Projeto de GC

  • Kick-off do Projeto de GC
  • Preparação do Ambiente e Identificação do Negócio
  • Estratégia de GC e Alinhamento com o Negócio
  • Identificação de Práticas de GC e Plano de Ação

Metodologia

A Metodologia é baseada no conceito de Investigação Apreciativa, metodologia de elaboração de projetos organizado em quatro etapas:  Indagar, Imaginar, Inovar, Implementar. As atividades do programa são desenvolvidas em torno de uma comunidade de aprendizagem, tendo como base o construtivismo e ciclos de aprendizagem que partem do levantamento dos recursos disponíveis na organização (Indagar), trilham o caminho de construção de uma visão de futuro compartilhada (Imaginar), passando pelo desenho (Inovar) dos princípios e valores que darão sustentação ao projeto antes de desenvolver planos de ação para colocar em prática o aprendizado (implementar).

Durante todo o percurso, as atividades do Projeto serão orientadas e avaliadas por especialistas. Além da base teórica, o aprendizado ocorrerá na prática, sendo que a participação e o compartilhamento serão continuamente estimulados. Tanto as atividades síncronas quanto as assíncronas são centradas no participante. Ou seja, seus engajamentos e protagonismo são fundamentais no processo de aprendizado.

O primeiro encontro online é um evento com todos os participantes e todos os facilitadores, para a construção de conexões, relações e engajamento. Além disso, serão tiradas dúvidas dos participantes em relação ao Programa e a Certificação. Os Encontros de Aprendizagem ocorrerão todas as terças-feiras, no período da manhã, entre os encontros online há um espaço de 7 dias, qual serão desenvolvidas principalmente atividades assíncronas para o participante se preparar para as atividades síncronas.

Os encontros de acompanhamento de projetos serão realizados uma vez ao mês, de acordo com a grade, no período da manhã.

Perfil do Participante

Profissionais ou gestores em organizações públicas, privadas e do terceiro setor de grande, médio ou pequeno porte que atuem em:

  • Gestão do Conhecimento
  • Desenvolvimento Humano
  • Educação Corporativa
  • Gestão Estratégica
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Qualidade
  • Pesquisa & Desenvolvimento
  • Inovação e Tecnologia
  • Gestão de Mudança
  • Inteligência Competitiva
  • Cultura Organizacional

 

Horários e datas:

As aulas acontecerão das 9h às 12h, exceto os encontros referente ao tema de Facilitação e Metodologias Participativas que acontecem das 9h às 13h. As aulas do Projeto de GC ocorrerão no período diurno das 9h às 12h.

Data

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Mais Informações

Fernando Fukunaga

Fernando Fukunaga

20 anos de experiência em Gestão de Organizações: 15 anos atundo em nível C-level de empresas de médio e grande porte do setor automotivo, educação e tecnologia; 10 anos deatuação em GC e CO em projetos de pesquisa e consultoria em grandes e médias empresas, tais como: CCEE, SENAC, SEBRAE, SABESP, TRF1, PROMON, ISI, entre outros. Atualmente éCEO da SBGC; É coordenador da Certificação de Gestores de Conhecimento; 12 anos comodocente em Pós graduação; 5 anos como pesquisador na PUC-SP.

Doutor em Administração (PUC-SP-2022), Mestre em Administração (PUC-SP-2015), Especialista em Gestão de Pessoas (SENAC-SP-2008), Especialista em Psicologia Econômica(PUC-SP-2007), MBA (NAIPEE-USP-2005), Graduado em Administração de Empresas e Comércio Exterior (FESR-2001)

Beto do Valle

Fundador da Impakt Consultoria, Beto do Valle atua em gestão do conhecimento, gestão da inovação, educação corporativa e inteligência desde 2001. Tem liderado dezenas de projetos nessas áreas em organizações líderes no Brasil e no exterior, experiência que compartilha como professor convidado em entidades como SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, escolas de negócio e MBAs, e como colaborador de livros e autor de artigos para revistas como Inside Knowledge (Reino Unido) e T&D Inteligência Corporativa (Brasil).
É graduado em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero e MBA em Marketing pela FGV, com extensão em Gestão Estratégica de Pessoas (Fundação Dom Cabral e INSEAD, França), em Gestão do Conhecimento (FGV-SP), em Avaliação de Resultados e Impactos de P&D e Inovação (Unicamp) e em Network Science (Coppead/UFRJ).

Gian Zelada

Gian Zelada é pioneiro no Design Digital, empreendendo na área de intersecção entre tecnologia, comunicação e educação há mais de 25 anos. Graduou seu empreendimento no CIETEC, o maior polo de inovação e empreendedorismo do Brasil. Coordenou e realizou mais de 500 projetos, alguns deles com premiações no Brasil e no exterior. É mentor de startups na Aceleradora Anhembi Up / Amazonas CAP, avaliador do Acelera Startup da FIESP e colaborador da SBGC. É professor e facilitador de Design Thinking e Facilitador Gráfico em eventos corporativos.

É formado em Filosofia pela FFLCH-USP, com pós-graduação em Educação Corporativa e Gestão Estratégica em EAD, ambas pelo Senac – SP.

Meria Fernanda T. Costa (MaFê)

Facilitadora experiente com um histórico comprovado de trabalho na indústria de treinamento e Coaching profissional. Hábil em Desenvolvimento de Liderança, Planejamento Estratégico Participativo, Desenvolvimento Organizacional e Estratégia.

Forte profissional de recursos humanos com Mestrado em Psicologia Social e Certificado Internacional em Práticas Colaborativas Taos Institute; Escuela Matriztica Santiago – Bióloga Cultural, Biologia Cultural e USP – Master Psicologia Social Colaboradora há 15 anos na Wisnet Consulting.

Aparecida Laino Entriel

Possui 36 anos de Experiência em Gestão empresarial, sendo os últimos 15 anos na Petrobras, atuando na área Desenvolvimento e Gestão do Conhecimento. Atualmente trabalha como Consultora em Gestão Empresarial, Professora Convidada de Pós-Graduação e Mestrado em Administração da Universidade Federal Fluminense e Professora Convidada da SBGC.

Administradora, Pós-doutorada em Aprendizagem Organizacional pela UFF, Doutora em Engenharia de Sistemas pela UFRJ, Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, Especialista em Administração e Sistema de Informações.

Elissandra Hurtado

Consultora em projetos de Gestão do Conhecimento, Gestão de Inovação, Cultura Organizacional, Desenvolvimento/formação de Pessoas e Comunicação;MBA em Gestão da Tecnologia da Informação. Graduada em Comunicação Social – Bacharelado em Jornalismo. Graduada em Ciência da Computação.Especialista em Recursos Humanos. Especialista em Desenvolvimento de Sistemas sob Tecnologia Cliente, Servidor e Internet. Certificação Líder do Futuro Executivo – Crescimentum. Certificada pelo Programa Essencial em Gestão do Conhecimento – SBGC como Gestora do Conhecimento. Especialista em Design Gráfico – SENAC, MBKM – CRIE/UFRJ. Responsável pela implantação e coordenação do Programa de Gestão do Conhecimento da Prodam-SP, como também da implantação do MPS-BR – Certificação Nível F – Software-Prodam. Mapeou Recursos Tecnológicos e Matriz de Conhecimento dos projetos e pessoas envolvidas. Na SABESP-Metropolitana atuou em projetos de comunicação e gestão de conteúdos para colaboradores. Em 2019 passou a integrar a Diretoria Executiva da SBGC, 2021 assumiu a Diretoria de Educação da SBGC e 2023 eleita à Vice Presidência.

Bianca Ferreira

Mais de 13 anos de experiência profissional em recursos humanos. Atuação como business partner e consultora de treinamento e desenvolvimento em empresas de pequeno e grande porte nos segmentos de educação, consultoria, petróleo e mineração.
Principais áreas de expertise: gestão por competências, treinamento e desenvolvimento (técnico/liderança), gestão de desempenho, gestão de clima organizacional, gestão do conhecimento, gestão de carreira. Possuo proficiência avançada em inglês e conhecimentos em mapeamento de competências e processos, desenvolvimento de plano de ação de pesquisa de clima, análise comportamental DISC, comunicação não violenta, design thinking, inteligência emocional, organização de eventos, pacote office,

Formada em marketing com especialização em pedagogia empresarial.