A história não contada sobre Storytelling

por Alexandre Cunha, Danielle Salibian e Mauricio Alario

 A teatralização do Storytelling alia dramaturgia à estratégia corporativa.  Atores, dramaturgos, encenadores e diretores colocam experiência, conhecimento e talento na construção do espetáculo.
 A crítica tem de levar em consideração o objetivo temático e teórico do criador.
 A arte teatral é uma complexa relação entre a expressão do artista e o público para multiplicar a experiência do espetáculo.
 As Comunidades de Prática realizam esse mesmo trabalho exploratório e analítico (boas práticas), a partir de demandas da empresa, briefing, pesquisas, de informações e conceitos sobre o tema escolhido. Inicia-se a criação da história, incluindo texto e músicas.
 A opinião do público é fundamental para melhorias nas histórias e novos temas. Numa sessão de Storytelling teatral a plateia tem liberdade para se manifestar.
 Pode-se dizer que as Lições Aprendidas possibilitam uma construção rica.
 O colaborador deve ser proativo e entendedor, pois o Storytelling é uma ferramenta de gestão incorporada pela empresa e não uma atividade de entretenimento.
 Buscar soluções artísticas para a criatividade e inovação aproxima o colaborador da estratégia.
 Nos processos teatrais, alertas são observados e aferidos: buscar apoio e engajamento da alta diretoria; despersonalizar os problemas tratados nas histórias; evitar a utilização de casos negativos; ser flexível, ter abertura a críticas e mudanças e correr riscos.
 A Gestão do Conhecimento armazena todas as etapas do processo em uma Memória Organizacional, incluindo materiais pesquisados, texto, músicas, fotos, vídeos, feedbacks, clippings, etc. 
 No teatro, a memória de cada processo é escrita em diários de bordo e audiovisuais que, em alguns casos, se transformam em publicações.

Resumo do artigo A Gestão do Conhecimento do Storytelling teatral: Comunidade de Práticas, Boas Práticas, Lições Aprendidas, Alertas e Memória; escrito com base na experiência do Storytelling aplicado pela Biolab Farmacêutica, uma das poucas organizações no Brasil e a primeira indústria farmacêutica a realizar e produzir o Storytelling in house pela equipe de Gestão do Conhecimento. 

Sobre o autor:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Compartilhe

Últimas Publicações

Você já faz Gestão do Conhecimento, mas ainda não sabe! (Edição 2025)

Em 2020, publiquei um artigo com este mesmo título no blog da SBGC, trazendo uma reflexão: todos nós, de alguma

Novo Ciclo da CoP MGCi: Como Participar e os Temas para 2025

A Comunidade de Prática da SBGC de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação (CoP MGCi) inicia um novo ciclo

Por que a comunicação é essencial para a Gestão do Conhecimento?

A Gestão do Conhecimento (GC) tem como objetivo transformar informações e experiências individuais em ativos organizacionais que impulsionam a inovação