Home > Práticas de GC > World Café

World Café

Não deixe nada para depois

O que é?

  • O World Café é uma forma de, intencionalmente, criar uma rede viva de conversas em torno de questões que importam.
  • Metodologia criada e formalizada por Juanita Brown e David Isaacs em 1995 com o foco na geração de conversas de alta qualidade e profundamente participativas.
  • Tem como base a suposição de que o conhecimento e a sabedoria de que necessitamos já estão presentes e são acessáveis.

Quando utilizar?

  • Há necessidade de gerar e compartilhar conhecimento, estimular ideias inovadoras e explorar possíveis ações em torno de questões e temas chave. 
  • Busca o engajamento das pessoas em uma conversa autêntica.
  • Na conduzição de análise aprofundada dos desafios estratégicos ou oportunidades primordiais.
  • Para aprofundar as relações e se apropriar dos resultados de forma conjunta em um grupo já estabelecido.

Recursos necessários:

  • Um grupo de 12 pessoas ou mais.

Como aplicar?

  • Em construção.

Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:

  • É menos útil quando existe um resultado predeterminado, um desejo de transmitir informação unidirecional ou quando  o grupo trabalha usando planos de implementação detalhados.

Exemplos de aplicação:

  • Em construção.

Aprenda mais:

  • Livro ‘The World Cafe: Shaping Our Futures Through Conversations That Matter’ de Juanita Brown, David Isaacs, World Cafe Community, Peter Senge, Margaret J. Wheatley
  • Livro ‘Mapeando Diálogos’ de Marianne Mille Bojer, Heiko Roehl, Marianne Knuth e Colleen Magner.

Processos de Conhecimento

(    ) Identificação ( X  ) Criação  (    ) Retenção (  X  ) Transferência (   ) Aplicação

Contato

Seja membro da comunidade

Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000

©2024 – SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados. 
Desenvolvido por: Sheila Carneiro.

plugins premium WordPress