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Universidade Corporativa

Formando profissionais para o mundo

O que é?

  • As Universidades Corporativas, derivadas dos conceitos de Educação Corporativa, são consideradas o “braço” educacional das Organizações que prevê o desenvolvimento dos seus colaboradores, com foco em suas competências humanas, que dêem sustentação às Competências Organizacionais, entendidas como a estratégia empresarial.
  • Segundo a Profa. Marisa Éboli (EBOLI, 1999) uma referência no Mercado sobre o assunto, as Universidades Corporativas foram concebidas com os seguintes objetivos:
    • Difundir a idéia de que o capital intelectual será o fator de diferenciação das empresas no próximo milênio;
    • Despertar nos talentos humanos a vocação para o aprendizado;
    • Incentivar e estruturar atividades de autodesenvolvimento;
    • Motivar e reter os melhores talentos contribuindo para o aumento da felicidade pessoal, dentro de um clima organizacional saudável.
  • Pode-se dizer que o objetivo principal  é o  de desenvolver as competências críticas em vez de habilidades.

Quando utilizar?

  • O conceito de Universidade Corporativa (UC) no Brasil começou no início da década de 90 , sendo assim  um movimento recente, mas que vem crescendo muito nos últimos anos, a partir de 2000 verificamos um expressivo aumento das experiências de UC no país. Para se ter uma idéia, hoje são mais de 100 organizações brasileiras ou multinacionais, tanto na esfera pública quanto privada, que já implementaram sistemas educacionais pautados pelos princípios e práticas de universidade corporativa.
  • EBOLI, Marisa. (1999). Universidades Corporativas. 1.edição. Brasília: USP/PROGEP.

Recursos necessários:

  • Existem alguns fatores que podem ser considerados como precipitadores para o desenvolvimento de uma Universidade Corporativa, um deles é o déficit educacional existente no País que não entrega para o Mercado trabalho pessoas suficientemente qualificadas, gerando um GAP para as Empresas que necessitam dessa mão de obra. Outro fator considerável é aliar a estratégia organizacional as ações de desenvolvimento dos colaboradores, tendo por objetivo alguma mudança de comportamento ou melhores resultados, a parti daquela ação.
  • As Universidades Corporativas necessitam descrever sua “Missão”, Visão” e “Valores”, clarificando assim suas estratégias de curto, médio e longo prazo e descrever suas competências organizacionais, tanto àquelas que ela  possui e quer manter e as outras que são aspiracionais: gostaria de tê-las, mas  ainda não as possui.
 

Como aplicar?

  • As soluções de aprendizagem, no escopo das UCs, devem ser formadas por diversas mídias, podendo inclusive ter o formato “blended”.
  • Além do formato presencial, s mídias a distância: e-learning, telepresencial, cartilhas, etc,  devem ser utilizadas como forma de estimular não só a aquisição de novos conhecimentos, mas também a autogestão do desenvolvimento profissional do colaborador.
  • Fóruns, World Café, Melhores Práticas, Comunidades Práticas, podem configurar novas soluções de aprendizagem ou apoio às soluções existentes.

Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:

  • Para as Empresas que desejam implantar seu sistema educacional baseada nos fundamentos da Educação Corporativa (UCs) é indicado  procurar no Mercado profissionais referência sobre o assunto, como foco a customizar para sua Organização tanto o “Modelo como a  Governança” das UCs, bem como  realizar “Bench” com Organizações que já estruturaram suas Universidades Corporativas.
  • CrotoVille, a Universidade Corporativa da GE, uma das primeiras do Mundo,  é um case muito interessante para aprofundar os conhecimentos sobre o tema.

Exemplos de aplicação:

  • As universidades corporativas (UCs) desembarcaram no Brasil nos anos 90 – em 1999, eram apenas dez em todo o país. Passada uma década, o número de empresas que investem nesse modelo de formação e aprimoramento de funcinários cresceu 2.400%, atingindo 250 unidades, segundo estimativas da professora Marisa Eboli, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), que organiza um ranking entre as companhias nacionais.
  • No Brasil algumas UCs que podem servir de referência para pesquisa sobre o tema:
    • UniBrad – Universidade Corporativa Bradesco
    • Banco do Brasil
    • Universidade Petrobrás
    • Caixa Econômica Federal
    • Serpro
    • Datasul

Aprenda mais:

  • Em construção.

Processos de Conhecimento

(    ) Identificação (   ) Criação  ( X  ) Retenção (  X  ) Transferência ( X  ) Aplicação

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