Sim, é uma afirmação, pois atualmente não é possível imaginar uma empresa sem gestão do conhecimento certo? Então, por quê não vemos isso acontecer?
Talvez a resposta seja justamente a falta do conhecimento do que é gestão do conhecimento (GC) e mais, da diferença entre informação e conhecimento. Segundo o dicionário, informação é o ato ou efeito de informar(-se) ou conjunto de conhecimentos acumulados sobre certo tema por meio de pesquisa ou instrução e conhecimento seria o ato ou efeito de conhecer ou o ato de conhecer por meio da razão e/ou da experiência; cognição ou ainda processo pelo qual se adquire um saber intelectual¹. Desta forma, o conhecimento é algo muito maior, segundo Nonaka e Takeuchi o conhecimento pode ser classificado em Tácito ou Explícito, sendo tácito o conhecimento do indivíduo, da sua experiência, sendo difícil de ser transferida. O conhecimento explícito, está registrado, compartilhado, sendo possível a retenção, transferência e aplicação do conhecimento².
Quem nunca passou por uma situação em que o funcionário saiu da instituição, independente da razão, e o conhecimento se perdeu? Até os contatos e negociações importantes terão que ser reiniciadas ou até mesmo perdidas.
A gestão do conhecimento certamente não será a resolução de todos os problemas, mas trará mais segurança do conhecimento crítico do negócio. Diversas armadilhas podem impactar o sucesso da GC, resumidamente, para que a GC seja implementada com sucesso é necessário que a gestão da empresa e os colaboradores entendam sua importância e participem ativamente do processo. É necessário um funcionário capacitado que assuma o cargo ou função de gestor do conhecimento e seja reconhecido como tal pela empresa, podendo haver um departamento de GC. A fase de diagnóstico e o levantamento dos conhecimentos críticos também são fundamentais, podendo ser impactados pelo “vício da rotina”, onde o erro de suposição, neste caso de achar que conhece o problema, faz com que seja elaborado e implementado um projeto que não contempla a real necessidade da empresa.
Por fim, a chave para o sucesso de implementação da GC está na capacitação dos profissionais que irão atuar no projeto, nas trocas de experiência com outros profissionais e instituições (Benchmarking) e principalmente manter a mente aberta para não cometer erro de suposição, sem inferir, mas sim conferir, tendo a certeza da informação coletada. Desta forma, o gerenciamento do conhecimento poderá ser implementado, trazendo benefícios para empresa e seus colaboradores.
Boa sorte para todos nesta jornada!!!
Referência:
1- https://michaelis.uol.com.br/busca?id=OWQE
2- TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Sobre a autora:
Elaine Peixoto
Enfermeira, mestre em enfermagem pela UNIFESP, especialista em cardiologia pelo InCor- HCFMUSP e em administração hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Experiência clínica como enfermeira de Unidade de Terapia Intensiva e ambulatório de especialidades, com ênfase em enfermagem em cardiologia, emergência e atenção primária. Experiência docente na graduação de medicina em prática médica e emergência. Experiência em administração em saúde, implementação de projetos, educação continuada de equipe e docente, metodologias ativas e educação em saúde. Especialista do conhecimento na empresa brain4care.