O conhecimento representa hoje a principal vantagem competitiva de uma organização. Estudos realizados demonstram que o capital intelectual de uma empresa chega a corresponder a 90% do seu valor de mercado. (fonte Ocean, Tomo, LLC,2020). O capital intelectual, envolve não só o conhecimento, competências, experiências dos profissionais (capital humano), mas também o conhecimento presente em métodos empregados pela empresa, processos, patentes, capacidade de inovação (capital estrutural) assim como seus relacionamentos, redes, marca e reputação da empresa.(capital social).
Sendo o conhecimento um ativo empresarial tão importante, por qual razão raramente encontramos uma empresa que realiza a gestão do seu conhecimento? A grande maioria das empresas realiza seu planejamento estratégico, definindo metas, indicadores, mas o conhecimento, seu capital mais importante não é gerenciado. Por que isto ocorre?
Uma das possíveis respostas a esta pergunta, resulta do fato de que muito pouco conhecemos sobre Gestão do Conhecimento. Afinal, do que se trata a Gestão do Conhecimento? Gestão do Conhecimento é a gestão intencional dos processos de identificar, mapear, compartilhar, registrar, criar e aplicar conhecimentos em produtos e serviços de uma organização. Seu objetivo principal é apoiar a estratégia do negócio. Por isso é fundamental conhecer o contexto da empresa, seus objetivos estratégicos e os problemas de conhecimentos envolvidos.
As práticas de gestão do conhecimento devem ser incorporadas aos processos da empresa, para que alimentem um ciclo contínuo que contribua para a sustentabilidade da empresa.
Como podemos facilitar as práticas de gestão do conhecimento na organização? É importante criar um ambiente favorável à inovação, criação e compartilhamento dos conhecimentos, aprendizado constante e a colaboração entre os profissionais para a solução de problemas e melhoria nos processos e serviços da empresa, agregando mais valor ao cliente final. A cultura da empresa e a atuação da liderança, oferecem muitas vezes, obstáculos que necessitam ser superados, aumentando a consciência do impacto do modelo de negócio e de gestão sobre o fluxo do conhecimento na empresa. Estamos potencializando a inteligência coletiva? As pessoas se sentem seguras a dar novas ideias? É possível experimentar novas formas de trabalhar? O erro é tolerado nas tentativas realizadas? Podemos aprender ao fazer? Os aprendizados estão sendo registrados, compartilhados e aplicados? Estas são algumas perguntas que podem ser feitas.
O especialista em Gestão do Conhecimento tem uma importante contribuição para o negócio, tendo como desafio inicial, conseguir demonstrar a sua relevância para a obtenção dos objetivos estratégicos da empresa.
Psicóloga com especialização em Design Estratégico e Inovação, com MBA em Excelência Gerencial.
Mais de 13 anos de experiência na Universidade Corporativa do Metrô de São Paulo
Atua com desenvolvimento de liderança, gestão do conhecimento e inovação
Elaine,
parabéns pelo artigo.
O que você acha da mentoria como processo sistematizado e metodologia para GC?
At.te,