O planejamento da gestão do conhecimento (GC) é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Uma GC bem estruturada pode trazer diversos benefícios, como melhores decisões, aumento da produtividade, inovação e redução de custos. Nesse contexto de competitividade, caracterizado pelo dinamismo das transformações no ambiente econômico, político, social e tecnológico, autores como Nonaka (2006); Nonaka e Takeuchi (1997; 2008) e Terra (1999) consideram que o conhecimento e a capacidade de o gerenciar são as mais importantes fontes de vantagem competitiva sustentável para as organizações, diferenciando as vencedoras das demais. Antes de abordar o tema gestão do conhecimento, é relevante discutir o que vem a ser conhecimento. Davenport e Prusak (1998, p. 6) definem conhecimento como “uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, o qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações”. Para Nonaka e Takeuchi (1997, p. 24) o conhecimento é “crença verdadeira e justificada”. A gestão de conhecimento é o que cada empresa entende para atender sua missão.
Fonte: Portal do Conhecimento empresa MWM Tupy do Brasil
O planejamento estratégico da Gestão do Conhecimento (GC) é crucial para transformar o conhecimento da sua empresa em vantagem competitiva. Definido através da estratégia, com equipe núcleo de GC e requisitos levantados junto ao cliente, o sistema de GC direcionado à Qualidade garante o sucesso. No entanto, armadilhas como falta de apoio da alta gerência, cultura organizacional inadequada e comunicação ineficaz podem minar seus benefícios. Investir em um planejamento estratégico de GC, com atenção aos Fatores Críticos de Sucesso, coloca sua empresa no caminho certo para o sucesso e destaque no mercado competitivo.
Figura 1: Autor
O sucesso da Gestão do Conhecimento depende de fatores como apoio da alta gerência, cultura organizacional favorável, engajamento dos colaboradores, processos bem definidos, ferramentas adequadas, monitoramento e avaliação contínua, comunicação eficaz, gestão de mudanças e recursos humanos e financeiros.
Fatores Críticos de Sucesso nos processos de GC, ordenados pela relevância. Fonte-adaptada de Wong e Aspinwall (2005).
O planejamento da gestão do conhecimento é um processo fundamental para o sucesso de qualquer organização. Ao seguir as etapas e considerar os fatores críticos de sucesso, você estará no caminho certo para criar uma cultura de aprendizado e inovação em sua empresa.
Referências
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 19. ed. Trad. Ana Beatriz Rodrigues e Priscilla Martins Celeste. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: aspectos conceituais e estudo exploratório sobre as práticas de empresas brasileiras. 1999. 311f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
Wong e Aspinwall (2005). Fatores Críticos de Sucesso nos processos de GC, ordenados pela relevância. Fonte-adaptada.
É Engenheiro da Qualidade Sr. e Master Black Belt em projetos Lean Seis Sigma em uma grande empresa do ramo Automotivo com mais de 30 anos de experiência em Engenharia de Processos e Qualidade / Coordena projetos com métodos tradicionais e ágeis / Professor no Senai Suíço Brasileira na pós-graduação de Engenharia e Qualidade, qualificando profissionais em Seis Sigma, Estatística, Lean, Normas ISO e Projetos / Possui EMBA pela FGV, graduação em Engenharia Mecatrônica e Administração de Empresas.