Home > Práticas de GC > Pesquisa Aplicada

Pesquisa Aplicada

Foco na criação de conhecimento

O que é?

  • Pesquisa Aplicada é um projeto que tem por finalidade tornar o conhecimento oriundo das pesquisas, realizadas por participantes dos cursos de longa duração, “in company”,   nos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso), aplicáveis à realidade da Organização e seus desafios estratégicos.
  • O projeto prevê uma orientação, conjunta, nas orientações e desenvolvimento dos trabalhos, entre a Instituição Acadêmica e a área demandante do curso.
  • É de responsabilidade da área indicar os “macro-temas”  para os trabalhos, relacionando-os ao seu Mapa Estratégico, bem como indicar um “Sponsor” que, de acordo com o tema escolhido pelo participante, deverá ser a pessoa que mais tem conhecimento e experiência no assunto e dará, portanto, apoio interno no desenvolvimento dos trabalhos. O papel do “Sponsor” restringe-se em facilitar o acesso às informações pertinentes, a rede de contatos dentro da Organização e compartilhar seus conhecimentos e experiência no assunto, não participando diretamente da construção dos TCCs.
  • É de responsabilidade da Faculdade, toda a orientação acadêmica dos TCCs, acrescida das orientações sobre os direcionadores estratégicos da área  interna, demandante do curso, deixando claro que a liberdade de escolha do pesquisador está preservada e o que se pretende com a explanação desses desafios estratégicos é de que  os participantes possam, a partir destes, derivar micro-temas correlacionados, para que haja possibilidade de efetiva aplicação dos conhecimentos advindos das pesquisas realizadas.
  • É importante deixar claro e transparente que há benefícios para ambos os lados quando existe a aplicação do conhecimento: há maior chance de melhorar processos e resultados, bem como para o participante há um aumento de “know-how” quanto ao planejamento estratégico da área, ampliando suas oportunidades  de atuação.

Quando utilizar?

  • Quando a Organização patrocina cursos “in company” de longa duração, que prevêem realização de TCCs – trabalhos de conclusão de curso.

Recursos necessários:

  • O patrocínio da Organização para cursos “in company”, de longa duranção, tais como MBA, Pós, Extensão, Mestrados, que tenham como premissa a realização de TCCs – Trabalhos de Conclusão de Curso.
  • Também é necessário que a área demandante do curso perceba “valor” em tornar as pesquisas realizadas pelos participantes, na realização dos TCCs, em conhecimento aplicado aos seus desafios estratégicos, pois isso implicará num envolvimento, além do Acadêmico, da própria área tanto nas orientações iniciais do trabalho bem como durante o  desenvolvimento destes.
  • Atribuições da área:
    • patrocínio para turmas “in company”
    • definição de macro-temas
    • definição de “sponsor”
  • Atribuições da Instituição Acadêmica:
    • orientação acadêmica dos TCCs.
    • explanação sobre os macro-temas estratégicos e a relevância da pesquisa aplicada.
    • validação com a área sobre os micro-temas e objetivos que serão objeto de pesquisa.

Como aplicar?

  • Desde o momento onde há a necessidade de realização do curso de longa-duração, “in-company”, a área de Gestão de Conhecimento deve ser envolvida para tratar do projeto de Pesquisa Aplicada, na customização do curso.
  • Caberá a GC fazer o elo entre a Instituição Acadêmica escolhida e a área demandante, quanto ao conhecimento do Mapa Estratégico que servirá de base para orientação dos trabalhos, assim como definição de “Sponsor” e suas atribuições. Também, deverá ser previsto conjuntamente, a forma de apresentação e análise de viabilidade dos trabalhos, com prazo de retorno aos participantes e, em caso de aplicabilidade efetiva, indicadores que possam mensurar resultados em período determinado de tempo.

Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:

  • O Projeto Pesquisa Aplicada já tem sido praticado por Organizações no Mercado, e sua efetividade está em tornar o conhecimento, oriundo de pesquisa, aplicado aos negócios, o que torna consideravelmente maior a possibilidade de incremento nos resultados.
  • Há possíveis formas de adaptação, como prever premiações aos trabalhos escolhidos para implementação que geraram resultados; publicações desses trabalhos, na Rede Interna da Organziação, dando visibilidade tanto como “Cases de Sucesso” ou como “Lições Aprendidas” ;  destaque anual aos participantes que tiveram seus trabalhos implementados com sucesso, convidando-os a participar do planejamento estratégico da área, etc.

Exemplos de aplicação:

Bradesco

  • Com o início das atividades da UNIBRAD, em 2013 e a estruturação da área Comunidade do Conhecimento, realizamos as primeiras iniciativas em propor o Projeto Pesquisa Aplicada para Dependências que tinham MBAs e/ou Pós, “in company”, em andamento, cujos temas do trabalho de conclusão de curso, ainda não tinham sido definidos.
  • Fizemos a “venda” do Projeto para as Diretorias em questão, demonstrando os benefícios de tornar as pesquisas dos TCCs em conhecimento aplicado, e do envolvimento necessário das áreas, caso houvesse parecer favorável, quanto ao direcionamento proposto.
  • Tivemos bastante sucesso em algumas dessas áreas, cuja a adesão foi total. Convidamos, assim, o parceiro acadêmico para uma reunião e explanamos sobre os objetivos do Projeto Pesquisa Aplicada. Nessa mesma reunião, a área apresentou seu Mapa Estratégico, para a base das orientações sobre os TCCs e definiu “Sponsor” para o suporte interno, aos alunos, sobre o desenvolvimento dos temas.
  • Em algumas outras áreas houve uma adesão parcial, apenas com a  ratificação dos temas escolhidos pelos próprios alunos, sem atribuição de “Sponsor” e cuja a orientação dos trabalhos ficou, na sua totalidade, com o parceiro acadêmico. E em outras não houve adesão por falta da percepção de “valor”  do Projeto.
  • Entendemos que  essa adesão deverá ser  sempre espontânea e baseada na percepção de “valor” sobre a proposta, portanto, a partir dos “cases de sucesso” daremos visibilidade corporativa ao projeto e, dessa forma, consideramos que haverá, gradualmente, maior interesse e adesão por parte das áreas que investem e  patrocinam cursos “in company”.

Aprenda mais:

  • Em construção.

Processos de Conhecimento

(  X  ) Identificação ( X ) Criação  (    ) Retenção (    ) Transferência ( X  ) Aplicação

Contato

Seja membro da comunidade

Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000

©2024 – SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados. 
Desenvolvido por: Sheila Carneiro.