O ano de 2001 foi marcado por acontecimentos que ficarão para sempre na nossa memória. Primeiro dos próximos mil anos, inaugurou a Era Pós-Genômica, com uma nova perspectiva para a humanidade. A queda das “Torres Gêmeas” (EUA) neste mesmo ano, abalou a todos e mudou definitivamente o tratamento à informação.
Neste ano emblemático, no dia 6 de maio, nasceu a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – SBGC, pela iniciativa do saudoso Jayme Teixeira Filho, um dos primeiros estudiosos do tema (GC) no país, com a nobre missão de Disseminar conceitos e práticas de GC para a sociedade, contribuindo para o aumento da efetividade das organizações e para o desenvolvimento do país e das pessoas.
Jayme (*1962 +2002), cofundador e primeiro presidente da SBGC, nos deixou como legado o entendimento da Gestão do Conhecimento como “uma forma de olhar a organização, em busca de pontos em que o conhecimento possa ser usado como vantagem competitiva”.
Conhecimento que, para ele, era oriundo da experiência, da análise, da pesquisa, do estudo, da inovação, da criatividade.
Desde então, a SBGC dedica esforços para a institucionalização, interação e colaboração no desenvolvimento da Gestão de Conhecimento no Brasil.
Há três décadas nascia o conceito de Capital Intelectual, potencializando a força dos recursos intangíveis. E nestes 14 anos, assistimos a recuperação e valorização do conhecimento acadêmico e científico transformarem o destino tanto de corporações como o de nações inteiras, colocando-as na rota do desenvolvimento.
E se nos intitulamos “Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento”, é porque queremos (e sabemos como!) promover essa grande transformação que não depende exclusivamente de software ou hardware, mas depeopleware! Ou seja: não só de recursos tecnológicos, mas essencialmente do elemento humano, sua criatividade, sua vontade, seu comprometimento, seu conhecimento.
Em nome do atual presidente André Saito, sua diretoria executiva e conselheiros, a SBGC parabeniza todos os seus associados, mantenedores e parceiros, assim como àqueles que direta ou indiretamente nos acompanharam ao longo desta jornada; e aproveita o ensejo para convidar VOCÊ – que nos lê neste momento – a promover conosco esta mudança!
O maior presente que a SBGC pode receber agora está embalado pela oportunidade de a Gestão do Conhecimento contribuir efetivamente para que sejamos o Brasil que queremos ter.
Nosso “muito obrigada!” aos ex-presidentes Marcelo Corrêa, Heitor José Pereira e Sonia Wada, por terem se dedicado a fazer a nossa história.