A educação é o poder de decidir ser quem você quiser.

Data e Horário

As aulas serão no formato online totalizando 12 horas - realizadas das 19 às 21:40 nos dias 22, 23, 24 ,25 e 26 de Abril de 2024.

Aulas ao vivo e gravadas

Videoconferência via
Sympla Streaming

Certificado

Ao concluir o curso o participante receberá o certificado de conclusão do Programa Essencial de Gestão do Conhecimento. A avaliação do projeto, com uma pontuação superior a 70%, garante a Certificação Oficial SBGC para Gestores do Conhecimento.

Liderar com Propósito – Uma nova filosofia de Gestão

Desenvolver e aprimorar um estilo de liderança gerador, colaborativo, criativo, inclusivo e empático, visando fortalecer o engajamento da equipe, promover a inovação, criar um ambiente de trabalho inclusivo e estimular o crescimento profissional e pessoal dos membros da equipe.

Este objetivo será alcançado por meio da prática contínua de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades empáticas, estímulo à colaboração e criatividade, comunicação clara e transparente, liderança servidora, resolução construtiva de conflitos, criação de um ambiente positivo e adaptação contínua às necessidades da equipe e ao ambiente de trabalho.

Sobre o curso

Liderar com Propósito” representa uma filosofia inovadora de gestão que convida os líderes a uma jornada profunda de transformação interna. Nessa abordagem, a consciência individual é o ponto de partida para uma liderança mais significativa e impactante. Os líderes conscientes compreendem a importância de conhecer a si mesmos, de entender suas histórias, suas origens e o destino que buscam alcançar.

Essa jornada não se limita ao âmbito pessoal; ela se estende à sociedade, envolvendo uma compreensão aprofundada das questões sociais, estruturas em constante evolução e a habilidade de se adaptar a mudanças significativas. A liderança consciente implica em agir de forma mais reflexiva, considerando não apenas os resultados financeiros, mas também o impacto social e ambiental das decisões tomadas.

“Liderar com Propósito” destaca a importância de ter uma visão clara e inspiradora, um propósito que transcende o benefício pessoal e orienta as ações em direção a um futuro melhor para todos. Este convite para uma nova filosofia de gestão reforça a ideia de que liderar hoje é, acima de tudo, servir a algo maior, guiando as pessoas em direção a um propósito compartilhado.

Os líderes conscientes são preparados, engajados e possuem uma postura proativa em relação às mudanças. Eles entendem que a liderança é uma jornada contínua e desafiadora, mas uma que vale a pena trilhar. Ao adotar essa abordagem, não apenas moldam organizações mais éticas e sustentáveis, mas também contribuem para a construção de um futuro mais promissor para a sociedade como um todo. “Liderar com Propósito” é mais do que uma estratégia de gestão; é um compromisso com a evolução constante, o serviço altruísta e a criação de um impacto positivo duradouro.

Abordagem integrada, combinando teoria, prática, reflexão e interação social, criando uma experiência de aprendizagem rica e transformadora para os participantes, alinhando-se ao propósito declarado do curso de desenvolver líderes conscientes e colaborativos.


A ênfase na reflexão e na construção de um legado destaca uma abordagem mais holística para a liderança, indo além do simples gerenciamento de tarefas para considerar o impacto mais amplo no mundo.

O desenvolvimento da liderança é destinado a uma ampla variedade de profissionais em diversos níveis hierárquicos, visando promover um ambiente de trabalho mais eficaz, inspirador e orientado para o crescimento.

Conteúdo Programático

A liderança eficaz vai além das habilidades técnicas para abraçar uma dimensão mais humana. A ênfase recai sobre a consciência, definida como a capacidade de estar presente, atento tanto ao mundo interno quanto ao externo. Um líder consciente é caracterizado por uma profunda compreensão de si mesmo, incluindo emoções, valores e crenças, bem como uma apreciação pelos impactos de suas ações sobre os outros e o ambiente que o cerca.

A importância da relação entre o líder e o propósito para o sucesso de uma organização é fundamental. Um líder eficaz desempenha um papel vital ao articular e comunicar de maneira envolvente o propósito da organização. Essa habilidade inspira os membros da equipe, incentivando-os a se dedicarem e contribuírem para a realização desse propósito, tornando-os parte de algo maior e mais significativo.

O líder é uma figura fundamental na condução da organização em direção ao cumprimento do propósito. Ao compreender e comunicar efetivamente o propósito, o líder pode influenciar positivamente o engajamento e a motivação da equipe.

A diversidade de estilos de liderança, destaca-se que cada um possui características distintas e abordagens próprias. No entanto, líderes bem-sucedidos compartilham algumas habilidades essenciais, como confiança, empatia, comunicação eficaz, visão estratégica e a capacidade de tomar decisões difíceis. Além disso, ressalta a importância da flexibilidade como uma habilidade valiosa, referindo-se à capacidade de se adaptar e ajustar a diferentes situações e circunstâncias. Essa flexibilidade é destacada como fundamental para lidar com novas demandas e desafios que possam surgir.

A empatia assertiva na liderança descreve uma abordagem única que visa criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo e combina dois elementos essenciais: empatia e assertividade. A conexão entre empatia e assertividade na liderança é apresentada como um meio para fortalecer relacionamentos e construir um ambiente de confiança. Ao adotar essa abordagem, o líder demonstra não apenas compreensão emocional, mas também a capacidade de agir decisivamente para atender às necessidades da equipe

Um líder consciente é caracterizado pela habilidade de se conectar emocionalmente com os membros da equipe, demonstrando empatia ao compreender suas perspectivas e necessidades. Essa conexão não se limita apenas ao aspecto interpessoal, mas também se estende a uma compreensão mais ampla das consequências sociais, econômicas e ambientais das decisões e ações de liderança. A nova consciência na liderança preconiza uma abordagem mais completa e interconectada, onde a empatia, a responsabilidade ampliada e a promoção da diversidade são elementos-chave para o sucesso organizacional sustentável.

Andréia Gandolfi é especialista em desenvolvimento do capital humano, com ampla experiência na facilitação de treinamentos focados em habilidades comportamentais, liderança, inteligência emocional e comunicação. Além disso, atua como Analista Comportamental DISC, aplicando sua expertise para compreender e aprimorar o desempenho individual e coletivo.

Com mais de 12 anos de experiência em grandes empresas de venda direta, como
Natura, Eudora e Jequiti, onde acumulou um profundo conhecimento em gestão de equipes, destacando-se por sua habilidade em liderar e motivar colaboradores para alcançar resultados. Participou do Projeto Spira Pandora Latam com treinamentos de vendas e é Consultora Parceira da Crescimentum e Eleve Consulting.

Possui formação acadêmica, sendo pós-graduada em Gestão de Pessoas, Vendas e
Gestão Empresarial, o que contribui para sua abordagem abrangente e estratégica no desenvolvimento de equipes e lideranças.

É reconhecida não apenas por sua experiência prática, mas também por sua abordagem inovadora e eficaz no desenvolvimento de talentos, consolidando sua posição no campo de desenvolvimento humano e organizacional

Contato

Seja membro da comunidade

Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000

©2024 – SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados. 
Desenvolvido por: Sheila Carneiro.