Sessão 13:
Cultura Organizacional: Conhecimento, Colaboração e Inovação
Como transformar, mudar, criar ou inovar se a cultura da organização não oferece um ambiente propício? A cultura organizacional está sempre na pauta dos executivos diante das mudanças nos mercados, economia e sociedade. Esse painel se propõe a discutir os aspectos da transformação cultural nas organizações. Levantar ideias e conceitos da cultura digital, da cultura da gestão do conhecimento e a influência direta na boa performance dos processos de conhecimento. Afinal, a cultura impacta na curadoria do conhecimento que deve ser gerido, nas relações entre quem compartilha e absorve o conhecimento e na forma como o conhecimento é criado, legitimado e compartilhado nas organizações.
Eduardo Viegas
Engenheiro eletrônico com especialização em Transformação Digital pela Darden School of Business da Virgínia e tem MBA em Alta Direção de Empresas com especialização em Inovação pela URJC na Espanha. Hoje atua como Especialista de Novos Mercados na Vivo.
Com 22 anos de carreira, atuando no desenvolvimento de novos produtos, passou pelas áreas de negócios e estratégia, e nos últimos anos vem desenvolvendo sua trajetória em Transformação Digital e Novos Mercados.
Elaine Buchalla
Pedagoga e Psicopedagoga, trabalha há 24 anos na Embraer.
Atuou em Recursos Humanos em áreas como Educação, Treinamento e Desenvolvimento, Carreira e Sucessão, Avaliação por Competências e Business Partner do Negócio de Engenharia do Produto. Há 8 anos faz parte do Core Team de Gestão do Conhecimento do Produto, em frentes como: Seminário Interno de Tecnologia e Inovação, Comunidades de Prática, Storytelling, Programa de Mentoria Técnica, Cultura de Gestão do Conhecimento. Instrutora interna dos treinamentos: “Gestão do Conhecimento”, “Gestão de Comunidades de Prática” e Práticas de ensino-aprendizagem na relação Mentor-Mentorado”. Participa da Comunidade de Prática da SBGC – Comunidade Brasileira de Gestão do Conhecimento, tendo apresentado alguns artigos no KM Brasil. Como Psicopedagoga atuou em clínica de atendimento para adolescentes e adultos, aplicando a metolodia PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental.
Valéria Moia Monte Alegre Angeli
Engenheira civil pela Unicamp, especialista em saneamento básico pela Faculdade de Saúde Publica-USP, MBA em Gestão Empresarial e MBA em Administração para engenheiros. Trabalha na Sabesp há 29 anos e atualmente é gerente do Centro de Serviços Compartilhados da Diretoria Metropolitana da Sabesp. Prestando serviços a 10 Unidades de Negócio, 6900 colaboradores em 1500 instalações, através dos seguintes processos: Recursos Humanos, Desenvolvimento Humano, Saúde e Segurança do Trabalhador, Licitações, Almoxarifado, Facilities, Gestão Contratual, TI, Contas a Pagar. Ocupou cargos de gerência em Planejamento e gestão empresarial e Gestão de investimentos. Coordenou a implantação de diversos programas tais como: Córrego Limpo, financiamento com bancos nacionais e internacionais e o Projeto de priorização de investimentos através da metodologia Analytic Hierarchy Process – AHP.
Moderadora: Flavia Celidonio
Especialista em Gestão do Conhecimento, facilitadora de conversas e comunicadora. Pós graduada em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela FIA.
Coordenadora: Flavia Celidonio
Apresentação de Trabalhos Científicos selecionados
197390 - Um estudo sobre a gestão do conhecimento na terceirização de serviços de TI em empresas públicas, utilizando fuzzy-AHP
Autores: Paulo Ribeiro Felisoni, Fellipe Silva Martins, André Felipe Henriques Librantz
197898 – Gestão do Conhecimento e Pensamento Ágil: uma squad dedicada à construção e manutenção da memória organizacional da Ânima Educação
Autores: Natália Dias, Paula Raphisa, Wellido, Polliana Andrade, Angelo Henrique
205882 - Prontidão das Universidades Federais para Implantação de Sistemas de Gestão do Conhecimento com Base na Norma ISO 30.401:2018
Autores: Hugo do Nascimento, Fábio Luís Falchi de Magalhães, Marcos Antonio Gaspar, Fellipe Silva Martins
206056 - Círculo do Conhecimento: uma proposta metodológica para tratar problemas complexos da sociedade em rede.
Autores: Valeria Macedo, Susi Carvalho, Flávia Celidonio, André Saito
Moderador: Prof. Dr. Fabio Câmara Araújo de Carvalho (ESPM)
Formado em Engenheira Elétrica pela UFRN. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Doutor em Administração pela ESPM. Vice-presidente Coordenador do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). É sócio da KM Business.net, onde promove negócios e consultoria em gestão estratégica do conhecimento, de processos e projetos, métodos quantitativos e balanced scorecard. É professor de gestão de operações, de projetos, logística, métodos quantitativos e inteligência competitiva da graduação e pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Autor e organizador de nove livros.
Tecnologia da Informação Inteligente e Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados
O processo de gestão do conhecimento demanda um constante número de decisões acerca das atividades presentes em uma organização. Para extrair esse conhecimento, pode-se utilizar a Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, ou Knowledge Discovery in Databases (KDD), definida como um processo iterativo e interativo que identifica nos dados padrões que sejam novos, válidos, potencialmente úteis e interpretáveis. Para tanto, O KDD se utiliza de técnicas de Inteligência Artificial. O principal papel do KDD está em obter conhecimento para a empresa, a fim de garantir seu crescimento e vantagens em um mercado altamente competitivo. Neste painel serão apresentados casos práticos de aplicações do KDD para a gestão do ativo conhecimento em diferentes cenários.
Renato José Sassi
Doutor em Engenharia Elétrica pela USP, docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho.
João Rafael Gonçalves Evangelista
Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Analista de Segurança em Nuvem nos Ambientes Claro, membro do Time de Inovação Digital do Cloud Center of Excellence (CCoE).
Marcio Romero
Doutor em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Gerente de Projetos Globais da Engineering do Brasil, Secretário Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES).
Cintia Maria de Araújo Pinho
Mestra em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho. Coordenadora de curso e docente na ETEC (Escola Técnica Estadual de São Paulo). Agente Local de Inovação do Inova Paula Souza. Desenvolvedora WEB e Inteligência Artificial na Tecnologia Única.
Coordenadora: Renato José Sassi
11h-12h30 - Mensurando a Gestão do Conhecimento em Projetos e Processos
Embora o conhecimento seja reconhecido como um dos principais fatores de geração de riqueza e valor das organizações e exista um consenso entre pesquisadores e profissionais de mercado sobre a importância de que a gestão do conhecimento seja implementada de forma sistemática, explícita e intencional, relatos de muitas organizações expressam dificuldades em se medir a contribuição da gestão do conhecimento em seus projetos e processos.
O painel Mensurando a Gestão do Conhecimento em Projetos e Processos, tem como objetivo discutir os desafios da avaliação da gestão do conhecimento em projetos e processos, identificar as principais abordagens utilizadas por pesquisadores e gestores de como alinhar a gestão do conhecimento às necessidades de negócio, estabelecer indicadores e mensurar os resultados.
O painel tem como objetivo apresentar alguns frameworks e práticas que são destaques na literatura internacional e brasileira ao mesmo tempo discutir experiências práticas de profissionais de mercado.
Ana Carolina Prado
Formada em Ciência da Informação pela PUC Minas, pós-graduada em Gestão de Projetos e Gestão Estratégica de Processos de Negócios, MBA pela PUCRS em Inovação, Liderança e Gestão 4.0. Possui experiência em grandes empresas do mercado de software e consultoria como TOTVS, Nérus e Falconi. Atualmente na Softplan, atuando em escritório de projetos e processos e implementação de plataformas e metodologias de gestão, focando atualmente na implantação de estratégias de gestão do conhecimento e educação corporativa. Diretora de Empoderamento Digital da SUCESU MINAS.
Aparecida Laino Entriel
Administradora, Pós-doutorado em Aprendizagem Organizacional pela UFF, Doutora em Engenharia de Sistemas pela UFRJ, Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, Especialista em Administração e Sistema de Informações. Possui 36 anos de Experiência em Gestão empresarial, sendo os últimos 15 anos na Petrobras, atuando na área Desenvolvimento e Gestão do Conhecimento. Atualmente atua como Consultora em Gestão Empresarial, Professora Convidada de Pós-Graduação e Mestrado em Administração da Universidade Federal Fluminense e Professora Convidada da SBGC.
Luana Ramlow
Administradora Pública por formação, curiosa pelo universo UX e apaixonada por design. Possui experiência em gestão de projetos de conhecimento e aprendizagem e gestão de processos comunicacionais internos externos. Atualmente, atua na Softplan, na equipe de Gestão do conhecimento com foco em Projetos complexos e estruturantes como TJ League, Formação de estagiários; ROI de Capacitação; Onboarding de Serviços.
Rogerio Cardoso Gontijo
Geólogo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestre em Estratigrafia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Geologia Estrutural e Geotectônica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua como geofísico pela Petrobras desde 1985 e como Consultor Sênior na área de Exploração por mais de 15 anos, organizando, executando e coordenando projetos com diferentes enfoques. Participa da Equipe de Gestão do Conhecimento na estruturação da Taxonomia do Conhecimento da Exploração e na implantação de Comunidades Práticas. Foi coordenador e mentor do Programa de Mentoria em Evaporitos, tema de sua apresentação neste painel.
Talita Caetano
Psicóloga atuante com desenvolvimento humano e desenvolvimento organizacional com 10 anos de experiência em Educação de Jovens e Adultos profissionais. Pesquisadora Sênior do Laboratório ENGIN, Especialista em Gestão de Pessoas e Dra em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Autora do livro “Framework Ponte TAP: 4 camadas para aceleração da curva de aprendizagem”. Atualmente exerce o papel de Especialista educacional a frente de projetos e programas do Sistema de Educação Corporativa.
Vinícius Leite dos Anjos – Itaguaí Construções Navais
Engenheiro Químico pela UFRRJ, Mestre em Ciências e Tecnologia de Materiais pela UEZO, Especialista em Gerenciamento de Projetos e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Experiência de 20 anos, principalmente nas áreas de Processos e Gestão Estratégica, atuando em Indústrias Química, Petroquímica, Alimentos e Naval de Defesa. Atualmente responsável pelo Programa Gestão do Conhecimento, Inovação e Transferência de Tecnologia de Construção dos Submarinos da Classe Riachuelo para a Marinha do Brasil na Itaguaí Construções Navais.
Coordenadora: Aparecida Laino Entriel
Apresentação de Casos selecionados
1 - Como priorizar projetos de retenção de conhecimentos
Ricardo Alfenas, LAPOC/CNEN
2 - Fale Conosco Poupatempo diante da pandemia
Simone Martins Olivero, Poupa Tempo
3 - Books de aprendizado
Hatanne Sardagna, Vale SA
Moderadora: Cristiele Petri
Diretora Regional da SBGC em Santa Catarina, Administradora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) desde 2009, professora voluntária da Pós-Graduação em Gestão Pública do IFSC. Mestre em Administração, Especialista em Gestão do Conhecimento, Especialista em Consultoria de Micro e Pequenas empresas, Especialista em Controle da Gestão Pública, Administradora, Certificação em Consultoria e Avaliação em Gestão do Conhecimento. Profissional atuante em Gestão Estratégica e Consultoria em Gestão do Conhecimento com foco em conhecimento – gestão – resultados.
Jornada de Transformação Digital: Impactos na Gestão do Conhecimento
O crescente impacto das tecnologias digitais na sociedade, com mudanças rápidas e disruptivas, provoca também mudanças comportamentais e a busca incessante por processos eficientes e modernização. A transformação digital é uma resposta estratégica que resulta em vantagens competitivas e requer competências além do espectro tecnológico. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento e processos consolidados são requisitos fundamentais para as organizações tirarem o máximo proveito da jornada da transformação digital.
Ivanir Costa
Doutor em Engenharia pela USP, docente pesquisador do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho (Uninove).
Rosangela Riccotta
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho (Uninove), Mestre em Administração e Governança Corporativa pela FMU, Coordenadora de Governança de TI na Klabin.
Marcos Antonio Gaspar
Doutor em Administração pela USP, docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho.
Tatiana Cristina Aranda Medina
Executiva sênior de tecnologia, com mais de 20 anos de experiência em implementação de tecnologias que propiciam eficiência em processos e transformação de TI e Negócio, MBA em Project Management na Fundação Getúlio Vargas, Bacharel em Administração pela PUC.
Fernando Bardauil Thome
Profissional de tecnologia há mais de 20 anos, coordena equipe movida a desafios e experimentações. Bacharel em Sistemas da Informação pela Universidade São Marcos e especialista em Gestão de Negócio pelo IBMEC.
Coordenador: Ivanir Costa
14h-15h30 - Gestão do Conhecimento na esfera da saúde pública, tem como potencializar?
A gestão do conhecimento deve ser cada vez mais potencializada na esfera da saúde pública, pois as organizações estão enfrentando situações complexas que exigem alta capacidade de resolução de problemas e de aprendizagem organizacional, a fim de atender às diversas necessidades que a área da saúde demanda. Neste painel apresentaremos os desafios, benefícios e fatores críticos de sucesso para a implementação de GC na área da saúde pública. É de suma importância abordar o tema de GC na esfera pública em um evento como o KM Brasil para ampliar a troca de experiências no setor e consolidar que o conhecimento é um insumo estratégico no alcance dos resultados exigidos pela sociedade.
Ana Paula da Silva Carvalho
É Coordenadora da Gestão da Informação e do Conhecimento de Bio-Manguinhos/Fiocruz.
Mestre Profissional em Gestão e Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) com o seguinte título: “A Gestão do Conhecimento como Indutora da Inovação Incremental a partir do Conhecimento Absorvido das Transferência de Tecnologia em Bio-Manguinhos”. É especializada em Gestão da Qualidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é servidora, Tecnologista em Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz, atuando como gestora da Gestão da Informação e do Conhecimento de Bio-Manguinhos/Fiocruz. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, estratégia, gestão do conhecimento e inovação. Avaliadora do Prêmio de Excelência em Gestão do Rio de Janeiro (PQRio) em 2009, 2010 e 2011.
Elaine Lucia da Silva
Analista de gestão em saúde da Fiocruz. Servidora da Fundação Oswaldo Cruz desde 2006, Mestre em Saúde Pública em Política e Gestão em C,T& I em Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/Fiocruz em 2018. Doutoranda em Ciência da Informação – IBICT/UFRJ.
Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Desenvolvimento de Pessoas, Gestão da informação e do Conhecimento e Educação, com três especializações: duas voltadas para a área de Recursos Humanos em Saúde e uma voltada para Gestão Pública. Atuou como Conteudista da Escola Nacional de Administração Pública, como gestora do Serviço de Capacitação da atual Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe/Fiocruz), Coordenadora de Projeto São Martinho da Fiocruz e Substituta pelo Serviço de Gestão do Trabalho (SGT) do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), foi responsável pela área de Desenvolvimento de Pessoas. Idealizadora e coordenadora do Sistema de Informação de Gestão de Pessoas do INCQS, do Programa de Multiplicadores Internos de conhecimento, membro do Núcleo de Acesso Aberto ao Conhecimento e integrante do GO Fair Brasil Saúde.
Docente convidada em alguns cursos de pós-graduação da Fiocruz, como ENSP, Escola Corporativa, INCQS e nos Planos de Desenvolvimento das Unidades da Fiocruz no Tema Gestão do Conhecimento, têm aprimorado e desenvolvido atividades de pesquisa e transferência de conhecimento à comunidade Fiocruz, para o avanço científico com uma interação multidisciplinar e interdisciplinar.
Coordenadora: Débora Schettini AlvesIvanir Costa
Como a GC pode ajudar a combater o Etarismo nas organizações?
Neste painel discutiremos as situações que caracterizam o etarismo nas organizações, as estatísticas que mostram a necessidade de adaptação das ações de gestão do conhecimento e o papel das lideranças na condução dessas ações e na desconstrução de preconceitos que podem levar à instabilidade emocional entre os membros das equipes e ao insucesso da GC.
Também farão parte da conversa questões como: a longevidade dos profissionais, que mesmo após os 60 anos sentem-se aptos a atuar com a mesma garra e capacidade de entrega que tinham aos 30, e são ainda mais experientes; a necessidade de propósito das novas gerações, que fizeram da agilidade uma bandeira e do aprendizado ao longo da vida, um lema; e o etarismo, que se faz presente e acentua um abismo entre essas gerações.
Angela Vega
Designer de processos de desenvolvimento individual e coletivo, atuando como consultora, facilitadora, coach (executiva, vida e carreira) e aconselhadora biográfica. A educação formal inclui a graduação como engenheira química (UFRJ, 1986), pós-graduação em Filosofia e Autoconhecimento (PUCRS, 2020), MBA Executivo no IBMEC (2001) e especializações na FDC, INSEAD, Adigo, Amana-Key e Presencing Institute (Teoria U). Pós-graduanda em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia, na PUCRS. Na carreira empresarial, coordenou e desenvolveu projetos em gestão de mudanças, gerenciamento de processos, organização, ouvidoria e educação corporativa. Palestrante e docente em eventos de desenvolvimento da liderança. Co-autora nos livros “Gestão das Emoções no Ambiente Corporativo: descubra como o foco nas emoções individuais pode mudar a vida de líderes e liderados nas empresas” e “Revolução 50+ A diversidade, a inclusão e a ampliação do empreendedorismo com propósito”. Tem um profundo interesse em entender o ser humano, começando por si mesma e sua rede de relacionamentos. Peregrina no Caminho de Santiago e trekker ao Campo Base do Everest. Corredora de rua, com algumas meias maratonas concluídas. Gosta de ler, estudar e viajar.
Márcia Tavares
Doutora e Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão e Inovação, e Especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial, ambos pela COPPE/UFRJ. Atua como consultora, professora, pesquisadora científica, escritora e conferencista internacional no campo da Gestão Estratégica de Times Intergeracionais. É professora da Fundação Getúlio Vargasna primeira Formação Executiva em Mercado da Longevidade, com a disciplina ‘Empresas Age-Ready’. Em 2016, tornou-se TEDx Speaker. Suas palestras impactaram milhares de pessoas no Brasil, Índia, Portugal, Rússia e Inglaterra nos últimos 10 anos. Em 2021, foi convidada para palestrar na London Business School. É colunista para o Caderno Empregos & Carreiras do Estadão e autora do livro “Trabalho e Longevidade”, best-seller Amazon em 2019. No mesmo ano, seu comprometimento com a agenda do trabalho e da longevidade foi reconhecido como importante contribuição para a sociedade pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Sua experiência de mercado advém do trabalho em grandes empresas. Trabalhou na gerência de inovação do Centro de Serviços Compartilhados da Vale, atuou como consultora sênior de gestão do conhecimento e inteligência competitiva para a Vale, BHSHelicopter, Enel, Firjan. Atuou ainda em organizações sociais em prol do envelhecimento ativo quando esteve no cargo de Diretora do Centro Internacional de Longevidade Brasil e foi Embaixadora do Lab60+ no Rio de Janeiro.
Raquel Balceiro
Professora de gestão do conhecimento da Pós-graduação lato sensu em Gestão do Conhecimento (MBKM) da COPPE/UFRJ e da Pós-graduação em Gestão Estratégica de Petróleo, Gás e Energias da Fundação Dom Cabral (FDC). Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão do Conhecimento, pela COPPE/UFRJ, Raquel possui especialização em Educação Transformadora pela PUCRS, em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela COPPE/UFRJ e formações na Adigo, Amana-Key, APQC, Babson College e SCCE. Palestrante, já atuou em cursos da SBGC, da FGV, da ESPM e do SEBRAE. Com mais de 25 anos de carreira, liderou inúmeras iniciativas de Gestão do Conhecimento na Petrobras, além de ter prestado consultoria interna no tema. Hoje atua na Área de Comunicação e Treinamento em Compliance e Governança Corporativa na Petrobras, fazendo curadoria de conhecimento e coordenando treinamentos específicos da área.
Coordenadora: Raquel Balceiro
Gestão da Informação e do Conhecimento em Universidades Públicas
A informação e o conhecimento são importantes ativos das organizações contemporâneas. A gestão desses ativos é vital para o sucesso das organizações inseridas num ambiente de rápidas e constantes mudanças. Nas universidades isso não é diferente, até pela própria natureza de suas atividades para a sustentação do trinômio ‘ensino, pesquisa e extensão’. Assim sendo, a gestão da informação e do conhecimento em universidades públicas assume papel crítico para o melhor posicionamento da instituição na sociedade.
Fábio Luís Falchi de Magalhães
Doutor em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, docente e pesquisador do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da Universidade Federal de São Paulo.
Marcos Antonio Gaspar
Doutor em Administração pela USP, docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho.
Lidiane Cristina da Silva
Mestra em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho. É superintendente da Tecnologia da Informação da Universidade Federal de São Paulo e professora do Instituto Federal de São Paulo.
Hugo do Nascimento
Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho. É fundador e proprietário da Universitas Soluções Educacionais e atua na consultoria ED6.
Geisa Maria Rodrigues de Vasconcelos
Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Business Management Certified – The University of Akron- UAkron, Administradora e Analista de Capacitação e Gestão por Competências na Universidade Federal Rural do Semi-Árido- UFERSA.
Coordenador: Fábio Luís Falchi de Magalhães
16h-17h30 - O Futuro da Gestão do Conhecimento
Transformação digital nunca esteve tão em pauta como atualmente, em um curto período de tempo, tecnologias de colaboração passaram a fazer parte da vida da maioria das organizações, a Inteligência Artificial que antes fazia parte da ficção, está cada vez mais presente no nosso dia a dia, seja em produtos, serviços ou ferramentas que utilizamos. Essas e tantas outras mudanças vem impactando como as organizações lidam com a gestão de seus conhecimentos. Usando como base o modelo de referencia da SBGC, nesse painel iremos mapear os elementos que trarão impacto para o futuro da GC e faremos um debate com especialistas dos pontos que escolhidos pelos participantes como mais relevantes.
André Noronha
Engenheiro mecânico pela UNICAMP e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, atua a 14 anos em industrias do setor aeroespacial. Possui solida experiencia em gestao de projetos, gestao do conhecimento e melhoria continua.
Atualmente lidera o programa de Gestao do Conhecimento na Engenharia da Collins Aerospace, uma das maiores fornecedoras de produtos aerospaciais e de defesa.
Beto do Valle
Fundador da Impakt Consultoria, graduado em comunicação, MBA em Marketing, tem extensão em Gestão Estratégica de Pessoas e em Gestão do Conhecimento. Foi sócio-diretor da TerraForum Consultores e gerente corporativo na Tigre S.A. nas áreas de marketing, estratégia e desenvolvimento humano. Atua em gestão do conhecimento, gestão da inovação e educação corporativa desde 2001, liderando projetos nessas áreas em empresas líderes no Brasil e no exterior.
Fernando Fukunaga
Um entusiasta de novas formas de gestão e de metodologias de ensino na economia do conhecimento. É Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Recebeu o titulo de Mestre em Administração (PUC-SP-2015) e o Bacharelado em Administração de Empresas em 2001. Seus interesses de pesquisa incluem gestão do conhecimento, inovação e cultura organizacional. É Editor Associado da Revista Pensamento & Realidade com temas nas áreas de administração, economia, ciências sociais . Atualmente é diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, Community Manager da Comunidade de Práticas de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação, e Coordenador do Comitê de Programa da KM Brasil 2020. Atuou em projetos de consultoria e pesquisa em gestão do conhecimento e cultura organizacional em grandes empresas, tais como, SABESP, CCEE, Tribunal Federal da 1ª Região, Metrô SP, Institutos Senai de Inovação, Promon Engenharia, entre outros.
José Eduardo Carara Júnio
Trabalha há 14 anos com Gestão do Conhecimento, tendo participado de todas as fases de implementação de um ecossistema de Gestão do Conhecimento, desde o mapeamento das necessidades, implementação até a melhoria contínua. Nesse tempo atuou na definição, implementação de práticas para identificação, geração, disseminação e reuso de conhecimento, na implementação de ferramentas, e na construção e desdobramento do Plano Estratégico da Gestão do Conhecimento.
Coordenador: André Noronha
Apresentação de Trabalhos Científicos selecionados
201624 - O impacto da Transformação Digital na Sustentabilidade e a Gestão do Conhecimento
Autores: Rosangela Riccotta, Ivanir Costa
206598 - O Sistema de Liderança nas Organizações Intensivas em Conhecimento
Autores: Helen Fischer Günther, Cristiano José Castro de Almeida Cunha
205820 - O que Eu Aprendi lá fora: Retenção de Conhecimentos por Expatriados Brasileiros
Autores: Adriana Luvizotto Vieira, Hilka Pelizza Vier Machado
197784 - A Gestão do Conhecimento e o Clima Organizacional em uma Organização Militar da Marinha: Passos Iniciais
Autores: Hercules Guimarães Honorato, Helga Campos de Azevedo Guimarães
Moderador: Prof. Dr. Marcos Antonio Gaspar (UNINOVE)
Doutor em Administração pela USP, 30 anos de experiência corporativa empresas nacionais e multi-nacionais. 26 anos de experiência em pesquisa e docência em nível superior. Atua como docente e líder da linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Conhecimento do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Uninove. É pesquisador nas áreas Gestão do Conhecimento, Gestão de Tecnologia da Informação e Estratégia.
Coordenador: Prof. Dr. Marcos Gaspar
Doutor em Administração pela USP, 30 anos de experiência corporativa empresas nacionais e multi-nacionais. 26 anos de experiência em pesquisa e docência em nível superior. Atua como docente e líder da linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Conhecimento do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Uninove. É pesquisador nas áreas Gestão do Conhecimento, Gestão de Tecnologia da Informação e Estratégia.
©2024. SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados.