Oficina Pré Conference área da saúde
Tema: Conhecimento, tecnologia e humanidade. Tríade que agrega valor a área da saúde.
Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela
Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com residência em Medicina Preventiva e Social, na área de concentração da Saúde e Trabalho. Mestre em Saúde Coletiva/Saúde e trabalho pela UFMG. É auditora fiscal do trabalho e participa ativamente desde 2008 no desenvolvimento do Instrumento de Avaliação de Deficiências
Nesta última década, a telemedicina (TM) deu um grande salto, devido a melhoria das tecnologias de eletrônica, informática e telecomunicação. Este aprimoramento do serviço, contribuíram para que a TM obtivesse maior qualidade funcional e colaborasse de forma concomitante, com a redução de custos na área da saúde e promoção de saúde a favor da humanidade. Atualmente, está sendo considerada como um recurso tecnológico efetivo e, portanto, sendo na maioria das vezes incorporada a planos estratégicos de saúde, vinculados à processos de logística de distribuição de serviços de saúde.
Ainda dentro do seu portifólio, encontra-se a Teleducação, a qual promove, o desenvolvimento de programas educacionais baseados em tecnologia para atualização profissional, treinamento de profissionais não-médicos, informação e motivação da população geral para prevenção de doenças (apoio a campanhas de saúde e ao Programa de Saúde da Família), bem como para atividades de graduação e pós-graduação em medicina e ciências da saúde.
Shoraya Virginio Carneiro Dal´Col
Médica Diarista UTI/UCG Hospital Sírio Libanês; facilitadora do Programa de Simulação Realísitca da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva; Médica da Terapia Intensiva Adulto; Pós graduação em dor e Gestão em Excelência em Saúde; Green Belt – Lean Six Sigma; Formação Executiva em Gestão do Conhecimento; Facilitadora Certificada em Lego Serious Play Methods e Médica da Telemedicina ( Projeto PROADI) do Hospital Sírio Libanês.
As certificações de aprendizagem são credenciais que reconhecem e validam o conhecimento e a experiência de uma pessoa. Os programas de certificações, geralmente envolvem um período específico de educação e treinamento. Eles são adequados para treinar e desenvolver indivíduos em uma tarefa específica ou desenvolver competências e habilidades. O emprego da Simulação Realística nesse processo, como ferramenta tecnológica à valor do conhecimento, só traz acréscimos extraordinários a este movimento de aprendizagem. Espaços de saúde, vem experimentando estas práticas e inovando suas ferramentas metodológicas em busca de prover e contribuir continuamente com a segurança do paciente e colaborador.
Selma Tavares Valério
Consultora de Treinamento Sa Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE). Mestre em Ensino em Saúde pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Especialista em Prevenção e Controle de Infecção pela UNIFESP e Enfermagem em Geriatria e Gerontologia (FICSAE).
Mariana Alecrin
Coordenadora de Ensino no Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein. Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo, Especialista em Excelência Operacional em Saúde e Green Belt – Lean Six Sigma pela FICSAE
©2024. SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados.