A Jornada da Longevidade é um produto oferecido pela comunidade SBGC Master, consistindo na realização de webinars. Em um cenário de trabalho permeado por diversos preconceitos, destaca-se o estigma relacionado à idade. Profissionais mais experientes, especialmente aqueles no ápice da hierarquia organizacional, enfrentam desafios significativos ao buscar novas oportunidades. Este fenômeno não se limita apenas ao viés etário, mas também à dinâmica econômica, já que profissionais experientes muitas vezes implicam em custos mais elevados para as empresas.
A promoção da inclusão etária emerge como um imperativo tanto para as organizações quanto para os profissionais com 50 anos ou mais. É nesse contexto que a comunidade SBGC Master apresenta este novo produto.
1 – Sensibilizar as equipes para as transformações no mercado de trabalho decorrentes do aumento da expectativa de vida, promovendo uma mudança de paradigma em relação aos profissionais maduros.
2 – Contribuir para o engajamento das equipes, fomentando a inclusão e valorização de profissionais maduros nos processos de trabalho, destacando os benefícios na contratação de profissionais com 50 anos ou mais.
O processo de envelhecimento é inerente à vida humana: vivemos, logo, envelhecemos! Por isso é imprescindível a compreensão do envelhecimento humano como um processo, uma vez que o “meu eu amanhã” depende 100% dos hábitos e realizações no tempo presente. Para tanto, compreender o que te faz levantar todas as manhãs é o primeiro passo para uma longevidade que perpassa por diversos pilares do envelhecimento ativo.
Têm-se falado muito sobre etarismo, Ageísmo ou Idadismo, mas não imaginamos o quanto esse preconceito pode estar infiltrado em nossa sociedade e em nós mesmos
O impacto do etarismo é especialmente sentido em relação a carreiras e empreendimentos que exigem anos de formação ou experiência. Infelizmente, essas oportunidades são muitas vezes negadas a pessoas mais velhas que são percebidas como menos capazes ou menos valiosas. Isso é uma grande injustiça, uma vez que a idade não deve ser um fator determinante na realização dos nossos sonhos.
Diversidade de habilidades e experiências:
A Intergeracionalidade proporciona uma rica diversidade de habilidades, conhecimentos e experiências.
Cada geração traz perspectivas únicas, métodos de trabalho e soluções inovadoras para os desafios empresariais.
Nas últimas décadas avanços incríveis relacionados as tecnologias, medicina e mudanças no estilo de vida têm impulsionado o aumento na expectativa de vida.
Essa profunda revolução muda a atividade empresarial de um foco quase que exclusivo na juventude e idade adulta para as necessidades, desafios e aspirações dos consumidores maduros. Empresas cujos produtos e serviços estiverem alinhados com as necessidades desse novo perfil de consumidor maduro estarão melhor preparadas para explorar esta tremenda oportunidade.
É fato que estamos vivendo mais e com mais qualidade de vida do que as gerações anteriores. Precisamos nos preparar para um período de vida quase tão duradouro quanto o que tivemos durante o início e o desenvolver da nossa carreira profissional. A segunda metade da vida é marcada por inquietações e insatisfações interiores que muitas vezes levam o indivíduo a intensificar as buscas por respostas sobre si, sua vida e carreira. Ressignificar a carreira na segunda fase da vida, começa por avaliar seus interesses, paixões e habilidades, e como eles podem se alinhar com novas projetos de vida, inclusive com novas oportunidades profissionais.
A qualidade de vida envolve a percepção do ser humano sobre a condução da própria vida. É um conceito que está diretamente atrelado à saúde mental. O Brasil é o 5º país com o maior número de prevalência de depressão no mundo e o 1º quando o assunto é ansiedade. Além disso, a 3ª maior causa de afastamento previdenciário relaciona-se aos transtornos mentais. Diante de tal cenário é importante diminuirmos tabus sobre nossa saúde mental e aumentarmos a conscientização para a temática.
Alternar conteúdoEntre as vantagens que o aprendizado ao longo da vida oferece para quem o pratica, estão:
A contratação de profissionais acima de 50 anos ainda é um tabu para as empresas em geral, porém com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o efeito da economia prateada e a impacto positivo que estes profissionais podem agregar na empresa, este cenário vem se transformando e algumas empresas estão voltando o olhar para este público.
Afinal, cada geração tem algo a oferecer: seja o conhecimento de todo o processo e a experiência vivida no ambiente corporativo, bem como a resiliência que contribui a atravessar períodos mais desafiadores que vem com a senioridade, ou o questionamento constante, agilidade e o ímpeto de fazer diferente que os jovens carregam.
Responsáveis pelo projeto: Eliane Kreisler, Marcia Aires, Solange Pereira e Xênia Honório.
Este programa oferece uma abordagem abrangente, dedicada a sensibilizar, engajar e promover a inclusão etária nas organizações modernas. Estamos comprometidos em auxiliar as empresas a explorar as vantagens significativas associadas à contratação e retenção de profissionais maduros.
Para mais informações contatar:
Marcia Aires
Coordenadora da Comunidade SBGC Master
marcia.aires@sbgc.org.br
Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000
©2024 – SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Sheila Carneiro.