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Intranet

Rede corporativa que utiliza tecnologia e infraestrutura de internet

O que é?

  • Intranet é uma redecorporativa que utiliza tecnologia e infraestrutura de internet. A intranet tem como principal objetivo captar, centralizar e disponibilizar informações em um único local, de modo que possam ser acessadas e compartilhadas por todos os funcionários, mesmo que estejam em localidades distantes. 
  • Vantagens da Intranet:
    • Favorece a comunicação empresarial, a disponibilização e o acesso a informações sobre a empresa.
    • Amplia o relacionamento entre as áreas, unidades e departamentos da empresa.
    • Rapidez na disponibilização e consulta a documentos, aplicativos, normativos, circulares, além da possiblidade de atualização dos dados a qualquer momento. 
    • Facilita a divulgação interna de produtos, serviços e estratégias empresariais.  
    • Contribui para a criação de uma identidade corporativa.
    • Acesso seguro a partir de identificação, permitindo que o funcionário utilize os aplicativos permitidos a seu perfil de usuário.
    • Favorece os processos e práticas de Compartilhamento e Gestão do Conhecimento nas empresas.
  • Outras possibilidades de aplicação da IntraNet:
    • Acesso a documentos eletrônicos e relatórios;
    • Centralização de informações sobre Projetos em desenvolvimento;
    • Formulários padronizados para preenchimento de laudos técnicos, requisições de manutenção, de reembolso, informações sobre Recursos Humanos (comprovantes salariais, folhas de ponto, solicitações de benefícios etc);
    • Implementação de soluções de autosserviço para o preenchimento de formulários e tarefas rotineiras, inclusive com a integração com sistemas complexos da empresa.
    • Endomarketing, publicação de Políticas Internas e Publicidade interna;

Quando utilizar?

    • Além de veicular informações institucionais e auxiliar na comunicação empresarial, a grande vantagem da Intranet é de ser um ambiente capaz de centralizar informações e oferece-las de modo organizado.
    • A intranet pode contribuir para a educação corporativa e a gestão do conhecimento, pela possibilidade de capturar e distribuir tanto o conhecimento explícito quanto o tácito.
 

Recursos necessários:

  • Em construção.

Como aplicar?

  • A intranet pode ser um ambiente propício para implantação de instrumentos e práticas de gestão do conhecimento, tais como:
    • Publicação de conteúdo informativo, organização e distribuição de documentos, associados a uma ferramenta de busca.
    • Foruns de discussões e de aprendizagem;
    • Publicações e compartilhamento de documentos;
    • Ambiente para gerenciamento de projetos;
    • Grupos de trabalho e de discussão;
    • Ambiente virtual para comunidades de prática;
    • Banco de dados de sugestões e novas ideias;
    • Ambiente para wikis;
    • Publicação de vídeos, aúdio e arquivos para download;
    • Outros sistemas: groupware, workflow, mapas do conhecimento (data warehousing) e sistemas para descoberta de conhecimento em bases de dados (data mining). Essas ferramentas podem auxiliar no processo de geração, codificação e transferência do conhecimento de grupos de indivíduos, disponibilizando este conhecimento para toda a instituição.

Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:

  • Respeitar a cultura organizacional. 
  • É importante ter senso crítico sobre as oportunidades de melhorias nos processos organizacionais. 
  • Através da prática de matriz de habilidades, é possível identificar outras iniciativas de Gestão do Conhecimento, por exemplo: Lições Aprendidas (LA), Inteligência Competitiva (IC); Gestão de Ideias (GI); Mapas de Conhecimento (MC); Gestão de Indicadores (IN):
    • LA – Identificar lições aprendidas (prevenção).
    • IC – Aprimoramento dos colaboradores no conhecimento aplicado gerando um diferencial competitivo.
    • GI – Integração com os programas motivacionais da empresa.
    • MC – Identificação de redes internas de conhecimentos – taxonomias. 
    • IN – Correlacionar indicadores de ocorrências de falhas com a matriz de habilidades; Indicadores para medir melhorias implementadas nos processos.

Exemplos de aplicação:

  • Em construção.

Aprenda mais:

  • Em construção.

Processos de Conhecimento

(   ) Identificação (     ) Criação  (  X  ) Retenção ( X   ) Transferência (   ) Aplicação

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