Gestão do conhecimento: uma oportunidade

Estamos no mundo rodeado de informações e muitas vezes não nos damos conta disso. Relatórios, e-mails, conversas, entregas urgentes, reuniões, tudo envolve conhecimento. Alguns importantes para aquele momento, outros poderão ser estratégicos no futuro, outros ainda ajudarão na solução de problemas de outras pessoas, mas na maior parte do tempo, ou quase nunca tomamos consciência disso e decidimos por não nos preocuparmos com esse fato, e seguimos com nossas atividades. Assim, voltamos para os mesmos problemas repetidas vezes porque optamos por não parar para fazer a gestão do conhecimento.

A gestão do conhecimento envolve a criação, transferência, retenção e aplicação do conhecimento com o objetivo de criar valor para a instituição. Na atual economia do conhecimento, a geração de valor para as empresas está nos ativos intangíveis. Empresas como a Apple, Google, Netflix tem o seu valor atrelado a esses ativos. Por isso, as empresas que já conseguiram perceber isso têm apostado na gestão do conhecimento em suas atividades para alavancar esse valor de mercado.

Por meio da utilização de práticas de gestão do conhecimento é possível solucionar problemas com a alta rotatividade, aposentadorias, centralização de informações em alguns especialistas e erros repetidos. Esses são apenas alguns problemas que podem ser resolvidos com a aplicação da gestão do conhecimento.

O território da gestão do conhecimento é amplo e é uma ótima oportunidade para todos aqueles que desejam novos desafios e contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da organização. Isso mesmo, a gestão do conhecimento está essencialmente conectada com as estratégias organizacionais e busca continuamente a concretização desses objetivos.

Agora a decisão está em suas mãos. O que você está esperando?

Por: Fabiana Veni Tobias 


Sobre a autora:
Fabiana Veni Tobias é graduada em Administração e Pedagogia pela UDESC, tem especialização em Gestão de Previdência Complementar, e mais recentemente, entrou no programa de Mestrado Profissional em Administração pela UDESC. Atua na CGT Eletrosul na área de Gestão da Diretoria Financeira e Previdência Complementar, onde também participa do Comitê de Gestão do Conhecimento.

 

Sobre o autor:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Compartilhe

Últimas Publicações

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DIA 24 DE SETEMBRO DE 2.025

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DIA 24 DE SETEMBRO DE 2.025 CONSIDERANDO que a eleição do novo Conselho

Mapeamento, Política e Governança: aprendizados práticos da CoP MGCi da SBGC

Nos meses de abril e maio, a Comunidade de Prática em Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação (CoP MGCi),

“EU ADIVINHO SEM NINGUÉM TER ME CONTADO” : desafios da conversão do conhecimento nas organizações e o papel do planejamento e diagnóstico em GC

por Talita Troleze Falar sobre Gestão do Conhecimento (GC) exige reconhecer a complexidade dos processos que tornam o conhecimento acessível