Gestão do Conhecimento Pessoal como estratégia para não “naufragar” na internet

Devido à quarentena imposta pela pandemia do Novo Corona Vírus, tenho notado uma “avalanche” de compartilhamentos de cursos, livros, canais, vídeos, que estão acessíveis de forma gratuita para que as pessoas possam aproveitar esse momento em casa.

Por Victor Couto Alves

Devido à quarentena imposta pela pandemia do Novo Corona Vírus, tenho notado uma “avalanche” de compartilhamentos de cursos, livros, canais, vídeos, que estão acessíveis de forma gratuita para que as pessoas possam aproveitar esse momento em casa.

Sem critérios definidos, a navegação na internet pode tornar-se um naufrágio

A iniciativa é louvável pois acredito que só com a cooperação de todos que iremos conseguir sair dessa! Por isso, como profissional e pesquisador da área de gestão do conhecimento e aprendizagem, também gostaria de dar minha contribuição para que possa ajuda-los a extrair ao máximo essa oportunidade de acesso à informação que estamos tendo atualmente, ao mostrar uma ferramenta simples e rápida para organizar sua estratégia de aprendizagem.

Primeiramente é importante lembrar que por mais que estejamos em quarentena, muitas pessoas ainda continuam trabalhando em regime home-office, portanto, não tem tanto tempo livre disponível para consumir tudo isso que é ofertado. Mesmo para aqueles que não trabalham, precisamos lembrar que o tempo é limitado e precisa ser dividido com outras áreas da nossa vida como família, contato social (mesmo que virtual), necessidades básicas e etc.

Em segundo lugar, lembro de um vídeo compartilhado pela minha competente professora e colega de profissão Raquel Balceiro, do filósofo Cortella que diz que “Informação não é Conhecimento”. Segundo ele:

“conhecimento é diferente de informação; informação é base para conhecimento. Conhecimento é capacidade de selecionar coisas que são fundamentais.”

Ele conclui que não adianta, portanto, ter muita coisa à disposição sem critérios, senão em vez de navegar na internet, iremos naufragar. E como escolher os critérios para selecionar aquilo que é fundamental? Conforme já escrevi antes, é nesse ponto que entra a Gestão do Conhecimento Pessoal, mais conhecido pelo termo em inglês Personal Knowledge Management ou PKM.

De todas as definições, a feita pelo Harold Jarche, criador do framework Seek Sense Share, é a que mais gosto de usar pois sintetiza melhor o sentido que quero passar aqui:

PKM é uma estrutura de processos construídos com o objetivo de ajudar cada um de nós a entender nosso mundo, trabalhar mais efetivamente e contribuir para a sociedade. Significa assumir o controle de seu desenvolvimento profissional e permanecer conectado nessa era das redes, seja você sendo um funcionário fixo, freelancer ou autônomo.

PKM é a “boia” que nos ajuda a navegar nesse oceano de informações

Uma das formas de nos ajudar a planejar nossa PKM é através do Personal Business Model Canvasou Modelo de Negócios Pessoal. Ela é uma ferramenta direcionada para auxiliar pessoas a pensarem sua aprendizagem, sua trajetória profisisonal e até suas vidas. O Modelo de Negócios Pessoal foi elaborado por Tim Clark, Alexander Osterwalder, Yves Pigneur em colaboração com profissionais de 43 países.

Layout Modelo de Negócios Pessoal

A integração do framework Seek Sense Share com o Modelo de Negócios Pessoal, permite uma análise sistemática de por que e como buscamos as informações e nos mantemos atualizados (Seek); como personalizamos, damos sentido à informação, e criamos valor (Sense) e como compartilhamos recursos, ideias e experiências com nossos clientes e nossa rede (Share).

Modelo de Negócios Pessoal integrado ao Framework Seek Sense Share

Como preencher seu Modelo de Negócios Pessoal? Em primeiro lugar é importante destacar que no site Business Model You você encontra recursos adicionais, uma comunidade de praticantes dessa metodologia e até templates para preencher o Modelo de Negócios Pessoal. Também é possível achar vídeos explicativos do próprio Tim Clark sobre como preencher seu Canvas.

Se você, assim como eu, gosta de usar recursos online, recomendo o site Tuzzit, no qual permite que você preencha o canvas diretamente no seu computador, sem precisar imprimir o layout.
Antes de começar, seja de forma offline ou online, é importante que tenha em mente os seguintes passos para melhor proveito do seu Canvas:

  1. Escolha um contexto ou área específica da sua vida: profissional, projeto final do mestrado ou graduação, familiar, etc. Desta forma, você consegue focar melhor na estratégia adotada e não fica perdido pois cada área ou contexto podem demandar ações completamente diferentes.
  2. Preencha os 9 blocos com esse contexto em mente. Assim como o VSM (Value Stream Map), utilizado na metodologia Lean, é bom fazer um exercício do estado atual e estado futuro para melhor reflexão sobre como está fazendo sua PKM atual e onde quer chegar.
  3. Defina um plano de ação com base na reflexão e insights obtidos ao preencher o seu canvas.
  4. Saiba o quão importante são as equipes, comunidades e redes para colocar sua estratégia de PKM em prática.

A seguir um guia visual para preencher o Modelo de Negócios Pessoal e exemplos preenchidos:

Referências Adicionais de Aprendizagem

Para aqueles que chegaram até o final deste artigo, primeiramente, meu muito obrigado! Como forma de agradecimento, disponibilizo a seguir 3 referências adicionais organizadas por pessoas, publicações, e cursos para continuarem se aprofundando nessa temática.

  1. Pessoas
    a) Mundo Consultores:
    Harold Jarche
    Tiago Forte
    Stan Garfield
    Acadêmicos:
    Eric Tsui
    David J. Pauleen
    Stephen Downes
    b) Brasil
    Teya (Conrado Schlochauer e Alex Bretas)
    Silvio Meira
    Américo Ramos Filho
  2. Publicações
    Livros:
    Personal Knowledge Management
    Knowing Knowledge
    A Era da Curadoria
    Artigos:
    HBR: The Best Leaders are Constant Learners
    Personal Knowledge Management: How to do it, with 25 resources and 10 books on PKM
    O que é Personal Knowledge Management
    3. Cursos
    Building a Second Brain
    PKM Workshop
    The Perpetual Beta Coffee Club

Espero que tenha gostado do artigo, e obrigado pela leitura!
Fique à vontade para deixar seu feedback. Além deste tipo de assunto, também já escrevi sobre Carreira, Transformação Digital, Indústria 4.0 e suas implicações na Indústria de Petróleo, Gás e Energia no Brasil e no mundo no site E&P Brasil e no Linkedin.

Fiquem a vontade para me seguir nas redes sociais: Linkedin | Twitter

  1. Pessoas
    a) Mundo Consultores:
    Harold Jarche
    Tiago Forte
    Stan Garfield
    Acadêmicos:
    Eric Tsui
    David J. Pauleen
    Stephen Downes
    b) Brasil
    Teya (Conrado Schlochauer e Alex Bretas)
    Silvio Meira
    Américo Ramos Filho

2. Publicações
Livros:

Artigos:

3. Cursos

Sobre o autor:  Victor Couto Alves
Passionately curious, helping people achieve happiness by dealing better with their knowledge.

plugins premium WordPress