Não há consenso do que é gestão do conhecimento. O ideal é que seja sistemático, explicito e intencional para poderem ser excitadas as etapas de gestão (Mensurar, Avaliar, Acompanhar e Agir).
Papel da Gestão do Conhecimento
Conectar as fontes de geração com as necessidades de aplicação do conhecimento a partir da gestão do processos de conhecimento relevantes para o negócio ou propósito da organização.
Valores do Conhecimento
A integração dos processos de conhecimento tem resultados direto nos resultados de negócios e no desempenho organizacional, tornado o conhecimento um bem econômico, um ativo para as organizações.
Para que?
Um bom Gerenciamento dos desaficos do conhecimento contribui para o negócio da organização e alcance dos objetivos estratégicos.
Por que?
Estimula o engajamento dos empregados, a comunicação interna e valoriza as contribuições individuais e coletivas, incentivando a aprendizagem contínua, minimizando os problemas de retenção e acesso ao conhecimento, principalmente o tácito, e facilita a escolha das melhores prática para o seu gerenciamento.
Armadilhas: falta de tecnologia ou foco apenas na tecnologia, falta de apoio dos gestores e falta de planejamento para que possam identificar erros de execução.
Desafios: concentração de conhecimento em poucas pessoas, pouca troca de conhecimento e dependência de conhecimento externo.
Benefícios: maior colaboração entre os empregados, menor risco de perda do conhecimento, maior eficiência, melhoria dos processos e maior aprendizado.