Identificação de habilidades das pessoas envolvidas em uma atividade e/ou processo.
Capacidade em produzir práticas e ações para soluções de problemas específicos.
Transformação do conhecimento tácito em explícito para possíveis aplicações práticas em processos produtivos.
Quando utilizar?
Para incentivar o compartilhamento da informação e do conhecimento.
Em melhorias em programas de treinamento e práticas em processos.
Para implantar ações a fim de estimular a comunicação entre equipes de trabalho.
Para incorporar a cultura do registro documental para fortalecer a memória organizacional.
Para preservar a memória organizacional.
Para contribuir para a disseminação da informação e do conhecimento.
Para mapear conhecimentos básicos, críticos e estratégicos.
Recursos necessários:
Pessoas envolvidas no processo e/ou atividades.
Identificação de postos de trabalho.
Habilidades e competências exigidas.
Aprendizes.
Tutores.
Como aplicar?
Identificar os processos.
Definir as pessoas envolvidas.
Identificar as ferramentas.
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
Respeitar a cultura organizacional.
É importante ter senso crítico sobre as oportunidades de melhorias nos processos organizacionais.
Através da prática de matriz de habilidades, é possível identificar outras iniciativas de Gestão do Conhecimento, por exemplo: Lições Aprendidas (LA), Inteligência Competitiva (IC); Gestão de Ideias (GI); Mapas de Conhecimento (MC); Gestão de Indicadores (IN):
LA – Identificar lições aprendidas (prevenção).
IC – Aprimoramento dos colaboradores no conhecimento aplicado gerando um diferencial competitivo.
GI – Integração com os programas motivacionais da empresa.
MC – Identificação de redes internas de conhecimentos – taxonomias.
IN – Correlacionar indicadores de ocorrências de falhas com a matriz de habilidades; Indicadores para medir melhorias implementadas nos processos.
Exemplos de aplicação:
MWM INTERNATIONAL Motores
Processos e Ações
Definição dos postos de trabalho.
Definição do fluxo.
Definição das ferramentas.
Definição das competências.
Elaboração da matriz.
Níveis de Treinamento para utilização dos postos.
*nota: matriz, é uma correlação entre postos de trabalho e as pessoas
Pessoas
Contratação de pessoas habilitadas.
Treinamento sobre conhecimento do produto.
Envolvimento e conhecimento dos benefícios da empresa.
Participação nos resultados da empresa.
Ferramentas
Procedimentos da qualidade definidos.
Correlação com eventos nos processos do trabalho.
Definição de tempo necessário para treinamento.
Utilização de técnicas como 5S.
Utilização do portal eletrônico intranet.
O caso exposto foi uma aplicação em ambientes produtivos e pode ser aplicado em conjunto com a metodologia Lean – foco na produção enxuta.
Lean Thinking (ou Mentalidade Enxuta) é uma filosofia e estratégia de negócios para aumentar a satisfação dos clientes através da melhor utilização dos recursos.
A gestão lean procura fornecer, de forma consistente, valor aos clientes com os custos mais baixos (PROPÓSITO), identificando e sustentando melhorias nos fluxos de valores primários e secundários (PROCESSOS), por meio do envolvimento das pessoas qualificadas, motivadas e com iniciativa (PESSOAS).
O foco da implementação deve estar nas reais necessidades dos negócios e não na simples aplicação das ferramentas lean.
A matriz também e um requisito da ISO TS 16949:2010 – tópico sobre treinamento no posto de trabalho.