Promoção de discussão virtual sobre determinado assuntos
O que é?
Um fórum de discussão (em inglês “bulletin board”) é uma ferramenta destinada a promover debates em torno de uma questão.
Sua principal função é ser o espaço compartilhado para troca de ideias e opiniões para geração de conhecimento e novos aprendizados para os participantes. Existem dois tipos de fórum: o público e o privado. No fórum de discussão público, provedores, empresas ou instituições disponibilizam espaços para discussão sobre os mais variados tópicos de interesse geral, durante um determinado período de tempo; o acesso e a participação nesse tipo de fórum é livre e irrestrito, sem limite de tempo ou espaço para a troca de mensagens escritas. Em contrapartida, no fórum de discussão privado, uma empresa ou instituição abre espaço para discussão sobre tópicos específicos relacionados à área de interesse, durante um período de tempo determinado; o usuário apenas precisa ter acesso ao sistema do fórum na web, por meio de cadastramento prévio para obtenção da senha competente.
Quando utilizar?
Os fóruns são muito utilizados por grupos de estudo que precisam debater assuntos importantes e especificos.
Pode ser utilizado também para dar continuidade a debates iniciados em reuniões presenciais.
No caso das empresas ele se torna ferramenta importante para discussão de ideias, geração de novos conhecimentos e inovaçãoes, sejam em produtos e serviços, ou mesmo em processos corriqueiros do dia a dia da organização.
Recursos necessários:
Ter a demanda (grupo de pessoas que necessita deste ambiente para trocar/compartihar ideias e opiniões, etc)
Ter a plataforma tecnologica (SharePoint, por exemplo)
Ter apoio de TI no desenvolvimento.
Como aplicar?
Cada fórum de discussão tem um funcionamento que lhe é próprio e possui às vezes os seus “Usos e costumes”. Estes são frequentemente tácitos e às vezes inscritos num documento chamado “carta de utilização ou regras de uso” que precisa as condições nas quais uma mensagem pode ser acrescentada ao fórum e os critérios que podem conduzir à moderação de uma mensagem.
Existe dois tipos de moderação :
A moderação a priori : as mensagens devem ser validadas por um regulador para serem publicadas e por conseguinte aparecer em linha;
A moderação a posteriori : as mensagens acrescentadas são publicadas automaticamente (aparecem em linha). O síte reserva-se a possibilidade de suprimir as mensagens a posteriori.
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
Em construção.
Exemplos de aplicação:
Em construção.
Aprenda mais:
Em construção.
Processos de Conhecimento
( ) Identificação ( X ) Criação ( X ) Retenção ( X ) Transferência ( ) Aplicação
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