Um meio de promover debates sobre um determinado assunto ou tema, trazendo como objetivo disseminação dos conhecimentos e existentes sobre os temas relevantes da organização, compartilhar experiências e estimular a integração entre, pessoas, áreas e regiões.
Quando utilizar?
Pode ser utilizado para instigar os participantes a compartilhar e promover subsídios por meio de discussões, buscando ações efetivas para a resolução de problemas e/ou melhorias em processos.
Os fóruns de discussão podem ser utilizados para diálogo, fornecer respostas diretas às perguntas, compartilhar e discutir as práticas e idéias, contribuindo com a criação de conhecimento coletivo.
Eles também podem servir como espaços informais para formação de equipes e networking e grupos de estudo.
Recursos necessários:
Proficiência em métodos de conversação
Coordenador do fórum
Projeto ou roteiro para gestão do assunto ou processo a ser discutido
Cronograma
Local físico propício para instigar o compartilhamento
Os objetivos devem ser claramente expostos e direcionados
Convocar/Identificar as pessoas envolvidas com o tema
Comprometimento dos participantes do forum
Registro e análise das discussões
Apoio da liderança envolvida no processo e/ou assunto discutido
Agendar os fóruns com antecedência
Reunião de abertura com os participantes
Como aplicar?
Validar o projeto e/ou roteiro com a liderança
Seguir o cronograma do projeto elaborado
Fazer a abertura do fórum com apoio da liderança
Elaborar material com foco no objetivo específico a alcançar
As pessoas envolvidas podem ser convidadas de acordo com o impacto e envolvimento, ou pela função que exercem na atividade relacionada ao assunto discutido
Estimular e incentivar os participantes
Fazer a ata da reunião
Informar os participantes do andamento do projeto
Disseminar o resultado dos fóruns para os participantes
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
Identificar a aceitação dos participantes para adesão ao fórum
Conhecer e respeitar a cultura organizacional
Objetividade no direcionamento do assunto em discussão
Os fóruns presenciais podem ter interação com fóruns virtuais servindo como ferramenta para reunir outras pessoas fora do local físico para que consigam contribuir com o tema em discussão independente da localização e abrangência do assunto.
Exemplos de aplicação:
MWM INTERNATIONAL Motores
Melhorias nos procedimentos e processos de documentos técnicos da Engenharia de Desenvolvimento do Produto.
Primeiramente foi feito um levantamento de necessidades para sistematizar o processo de elaboração de um documento.
Após o desenho do mapa do processo, estipulou-se a participação das pessoas do operacional para o fórum de discussão onde os envolvidos de diferentes áreas puderam conversar sobre os impactos e mudanças a serem adaptadas.
Com a experiência do fórum, a simulação do sistema propiciou melhorias e benefícios vindos dos próprios usuários da ferramenta, fazendo então com que o procedimento de trabalho tivesse mais consistência e aplicabilidade após a aprovação, segundo os critérios da gestão da qualidade.
Outros resultados alcançados foram a minimização de erros e a eficiência e eficácia durante o uso da ferramenta, através de melhorias no processo, por meio das discussões.
Aprenda mais:
MILTON, Nick. Knowledge management: for teams and projects. Oxford, UK: Chandos, 2005.
SANTIAGO JUNIOR, Jose Renato. Gestao do conhecimento: a chave para o sucesso empresarial. São Paulo: Novatec, 2004.
( ) Planejamento (X) Criação (X) Codificação e Organização (X) Compartilhamento e Disseminação ( ) Manutenção e Proteção ( ) Acesso e Aplicação
Processos de Conhecimento
( ) Identificação ( X ) Criação ( ) Retenção ( ) Transferência ( ) Aplicação