Home > Práticas de GC > Fórum de Discussão Presencial

Fórum de Discussão Presencial

Promoção de discussão sobre determinado assuntos

O que é?

  • Um meio de promover debates sobre um determinado assunto ou tema, trazendo como objetivo disseminação dos conhecimentos e existentes sobre os temas relevantes da organização, compartilhar experiências e estimular a integração entre, pessoas, áreas e regiões.

Quando utilizar?

  • Pode ser utilizado para instigar os participantes a compartilhar e promover subsídios por meio de discussões, buscando ações efetivas para a resolução de problemas e/ou melhorias em processos.
  • Os fóruns de discussão podem ser utilizados para diálogo, fornecer respostas diretas às perguntas, compartilhar e discutir as práticas e idéias, contribuindo com a criação de conhecimento coletivo.
  • Eles também podem servir como espaços informais para formação de equipes e networking e grupos de estudo.
     

Recursos necessários:

  • Proficiência em métodos de conversação
  • Coordenador do fórum
  • Projeto ou roteiro para gestão do assunto ou processo a ser discutido
  • Cronograma
  • Local físico propício para instigar o compartilhamento
  • Os objetivos devem ser claramente expostos e direcionados
  • Convocar/Identificar as pessoas envolvidas com o tema
  • Comprometimento dos participantes do forum
  • Registro e análise das discussões
  • Apoio da liderança envolvida no processo e/ou assunto discutido
  • Agendar os fóruns com antecedência
  • Reunião de abertura com os participantes

Como aplicar?

  • Validar o projeto e/ou roteiro com a liderança
  • Seguir o cronograma do projeto elaborado
  • Fazer a abertura do fórum com apoio da liderança
  • Elaborar material com foco no objetivo específico a alcançar
  • As pessoas envolvidas podem ser convidadas de acordo com o impacto e envolvimento, ou pela função que exercem  na atividade relacionada ao assunto discutido
  • Estimular e incentivar os participantes
  • Fazer a ata da reunião
  • Informar os participantes do andamento do projeto
  • Disseminar o resultado dos fóruns para os participantes

Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:

  •  Identificar a aceitação dos participantes para adesão ao fórum
  • Conhecer e respeitar a cultura organizacional
  • Objetividade no direcionamento do assunto em discussão
  • Os fóruns presenciais podem ter interação com fóruns virtuais  servindo como ferramenta para reunir outras pessoas fora do local físico para que consigam contribuir com o tema em discussão independente da localização e abrangência do assunto.

Exemplos de aplicação:

MWM INTERNATIONAL Motores

  • Melhorias  nos procedimentos e  processos de documentos técnicos da Engenharia de Desenvolvimento do Produto.
  • Primeiramente foi feito um levantamento de necessidades para sistematizar o processo de elaboração de um documento.
  • Após o desenho do mapa do processo, estipulou-se a participação das pessoas do operacional para o fórum de discussão onde os envolvidos de diferentes áreas puderam conversar sobre os impactos e mudanças a serem adaptadas.
  • Com a experiência do fórum, a simulação do sistema propiciou melhorias e benefícios vindos dos próprios usuários da ferramenta, fazendo então com que o procedimento de trabalho tivesse mais consistência e aplicabilidade após a aprovação, segundo os critérios da gestão da qualidade.
  • Outros resultados alcançados foram a minimização de erros e a eficiência e eficácia durante o uso da ferramenta, através de melhorias no processo, por meio das discussões.

Aprenda mais:

  • MILTON, Nick. Knowledge management: for teams and projects. Oxford, UK: Chandos, 2005.
  • SANTIAGO JUNIOR, Jose Renato. Gestao do conhecimento: a chave para o sucesso empresarial. São Paulo: Novatec, 2004.

    ( ) Planejamento (X) Criação (X) Codificação e Organização (X) Compartilhamento e Disseminação ( ) Manutenção e Proteção ( ) Acesso e Aplicação

Processos de Conhecimento

(    ) Identificação ( X  ) Criação  (    ) Retenção (    ) Transferência (   ) Aplicação

Contato

Seja membro da comunidade

Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000

©2024 – SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados. 
Desenvolvido por: Sheila Carneiro.