Explorando possibilidades: Reflexões sobre Inteligência Artificial na Gestão do Conhecimento

O Comitê de Gestão do Conhecimento da Petrobras recebeu o presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), Fernando Fukunaga, em 09 de agosto (quarta-feira), para um bate papo sobre a utilização de IA para potencializar a Gestão do Conhecimento (GC). Compartilhamos a seguir insights inspiradores que emergiram deste encontro.

Fukunaga iniciou a discussão falando sobre a evolução da Gestão do Conhecimento ao longo dos anos e apontou para o papel revolucionário que a IA desempenha na transformação dessas práticas. Ao destacar as diversas aplicações de IA em GC, ele enfatizou a capacidade dessa tecnologia de impulsionar a eficiência e a qualidade das tomadas de decisão, tornando-a parceira estratégica para a GC.

Uma parte essencial da apresentação foram os dez tipos de aplicação de IA com foco em GC identificados por Fukunaga, destacando como cada um deles pode impactar positivamente a forma como gerenciamos o conhecimento e, além disso, ele apresentou 14 contribuições da IA para a GC, ilustrando como a tecnologia pode ser integrada em diversos processos para melhorar significativamente a eficácia das práticas de GC.

Durante a reunião, o estudo realizado por Rachad Najjar* , Head de Aprendizagem da GE, também foi mencionado. O estudo identificou e comparou 100 aplicações de IA oferecendo uma visão abrangente das oportunidades que a IA pode trazer para a Gestão do Conhecimento.

Fukunaga destacou que a aplicação da IA pode agilizar mais de 35 atividades de GC, contribuindo para uma gestão mais eficiente e eficaz.

O encontro também proporcionou um espaço para reflexão e discussão entre os participantes. Questões sobre a ética na utilização de IA, o equilíbrio entre tecnologias avançadas e práticas fundamentais, bem como os desafios que a IA pode trazer para o mercado de trabalho, foram amplamente debatidos. As ideias compartilhadas pelos participantes adicionaram profundidade à discussão e ressaltaram a importância de abordar as mudanças tecnológicas com responsabilidade e visão estratégica.

Fukunaga encerrou a reunião reforçando a importância de se manter atualizado com as tendências tecnológicas, mas também de valorizar as pessoas e os fundamentos sólidos da Gestão do Conhecimento ressaltando a necessidade de adotar a IA como uma ferramenta para aprimorar práticas já existentes, mas também incentivou a explorar maneiras de desenvolver novas abordagens.

Continue acompanhando nossas atividades e eventos.

*Rachad participou como Keynote speaker da 16ª edição do KM Brasil, realizado em 2021. Sua apresentação está disponível nos links abaixo:

Sobre o autor:

Respostas de 2

  1. Mas o artigo deixou de mencionar um exemplo dentre tantas opções….
    14 contribuições da IA para a GC ?
    100 aplicações de IA oferecendo uma visão abrangente das oportunidades que a IA pode trazer para a Gestão do Conhecimento ?
    agilizar mais de 35 atividades de GC ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Compartilhe

Últimas Publicações

La SBGC en México

En la revisión documental que se realizó, se encontró que, la gestión del conocimiento (GC) es un concepto que se

Planejamento de Gestão do Conhecimento: como transformar saberes em vantagem estratégica!

Olá! Como psicóloga, acredito na importância estratégica do conhecimento e como faz diferença a maneira como o compartilhamos e valorizamos.

Eleição do Conselho Deliberativo: Relação de Candidatos Inscritos e Indicados

Conforme edital publicado em 03 de setembro de 2025, a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – SBGC torna pública