A educação é o poder em decidir ser quem você quiser.

Data e Horário

23 jan - 2024 • 14:00
01 fev - 2024 • 16:30

Aulas ao vivo e gravadas

Videoconferência via
Sympla Streaming

CURSO - Conceitos e Práticas de Gestão do Conhecimento

GESTÃO DO CONHECIMENTO: CONCEITOS E PRÁTICAS (12ª ED.)

O curso proporciona fundamentação clara e pragmática do atual estágio da Gestão do Conhecimento no Brasil.
De forma interativa, serão discutidos os conceitos que levam à percepção do conhecimento como bem econômico e sua tipologia aplicada às organizações. A compreensão das abordagens da Gestão do Conhecimento e sua aplicação complementam a base conceitual. De forma pragmática, será discutida a necessidade de uma visão estratégica e da construção de uma estratégia de gestão do conhecimento. Serão apresentados práticas, métodos e técnicas de apoio à gestão do conhecimento e discutidos casos de aplicação. Ao final, os participantes estarão aptos a refletir sobre novas formas de gestão baseadas no conhecimento e buscar a capacitação específica para ativar projetos com impacto na gestão do conhecimento da organização.

Programação do Curso

O papel do Conhecimento nas Organizações;
Conhecimento Pessoal e Organizacional;
Tipos de Conhecimento;
Fundamentos da Gestão do Conhecimento;
Modelo de Referência em Gestão do Conhecimento. Neste ciclo será apresentado o modelo desenvolvido pela SBGC em uma de suas Comunidade de Prática;
Diagnóstico e Estratégia de Gestão do Conhecimento, e Práticas de GC.

Lideranças e gestores responsáveis por processos de negócios, processos organizacionais e gestão do conhecimento ou pessoas interessadas no tema Gestão do Conhecimento.
 

BIANCA FERREIRA
Formada em marketing com especialização em pedagogia empresarial. Mais de 13 anos de experiência profissional em recursos humanos. Atuação como business partner e consultora de treinamento e desenvolvimento em empresas de pequeno e grande porte nos segmentos de educação, consultoria, petróleo e mineração. Principais áreas de expertise: gestão por competências, treinamento e desenvolvimento (técnico/liderança), gestão de desempenho, gestão de clima organizacional, gestão do conhecimento, gestão de carreira.

ELISSANDRA HURTADO
Há 20 anos atuando como Executiva e Consultora em Comunicação e Gestão do Conhecimento, vasta experiência em projetos de Gestão do Conhecimento, Cultura Organizacional, Planejamento Estratégico e Gestão de Mudança. Participou dos projetos Gestão de Mudança e Comunicação – SABESP-Metropolitana. Comunicação Unimed, atuou como Diretora de Marketing e estratégia de expansão na Fundação Educacional de Fernandópolis. Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento de Pessoas, Certificação MPSBr – PRODAM. Em 2018 passou a integrar a Diretoria Executiva da SBGC e 2021 assumiu também o cargo de Diretoria de Educação até o presente momento e atualmente exerce o cargo de Vice-Presidente da SBGC.

MBA em Gestão da Tecnologia da Informação. Graduada em Comunicação Social – Bacharelado em Jornalismo. Graduada em Ciência da Computação. Especialista em Recursos Humanos. Pós-graduação em Desenvolvimento de Sistemas sob Tecnologia Cliente, Servidor e Internet. MBA – Gestão da Tecnologia da Informação. Certificação Líder do Futuro Executivo – Crescimentum. Certificada pelo Programa Essencial em Gestão do Conhecimento – SBGC. Certificação Cultura e Processos de Inovação – SBGC. Certificação MPSBr – Instituto Vanzolini. Especialista em Design Gráfico – SENAC. Cursando Pós-Graduação MBKM - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e CRIE.


JÚLIA FROZZA
Consultora em Gestão do Conhecimento, integrante da equipe técnica da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). Certificada em Gestão do Conhecimento pela SBGC, com especialização em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (MBKM- Master on Business and Knowledge Management) pelo Crie/UFRJ e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Profissional com bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal do Paraná e estudos em Antropologia Cultural na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos. Com atuação na área de gestão do conhecimento e interesse na área de educação e impacto social, tem experiência com trabalho remoto, com equipes multidisciplinares de diferentes países e habilidades de resolução de conflitos e tomada de decisão em situações complexas, promovendo a diversidade, equidade e inclusão.


MARIANA LIMA

20 anos de experiência em Gestão de organizações do Terceiro Setor, dos quais 16 anos como assessora executiva do Presidente e da Direção Financeira da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), com experiência nas áreas de Administração, Gestão do Conhecimento e Gestão de Projetos.

Especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial - MBKM pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e Mestranda em Gestão da Tecnologia da Informação e do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS (2020). Graduada em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2009).

10 horas

4 Encontros online - 2h30 por encontro

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Edição de participantes
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Contato

Seja membro da comunidade

Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000

©2024 – SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Todos os direitos reservados. 
Desenvolvido por: Sheila Carneiro.