Conhecimento na indústria farmacêutica aliada à experiência profissional

Todo início de ano ficamos pensando como desenvolver novos soft skills para nos aprimorar como pessoas e profissionais. E analisando a minha trajetória profissional, descobri como o conhecimento sempre foi um recurso importante para o meu desenvolvimento.
 
No primeiro ano de graduação em farmácia-bioquímica (2005), iniciei a minha carreira numa indústria farmacêutica brasileira de pequeno porte no departamento de Controle de Qualidade. Nesse departamento, analisava os produtos farmacêuticos com base em diretrizes estipuladas pela agência reguladora Anvisa.

Estimulada pelos requisitos regulatórios da Anvisa, em 2007 decidi direcionar a minha carreira para o departamento de Assuntos Regulatórios numa indústria brasileira de médio porte. Essa área é responsável por orientar a indústria farmacêutica na tomada de decisão e fundamentá-la em base teórica legal. 
 
Em busca de aprimorar meu conhecimento e experiência, em 2010, aceitei uma proposta de trabalho numa indústria farmacêutica nacional de grande porte, desenvolvendo competências direcionadas ao saber (conhecimentos), saber fazer (habilidades) e saber ser (atitudes).
 
Após sete anos atuando profissionalmente em indústria farmacêutica brasileira, em 2014, decidi atuar numa indústria farmacêutica multinacional de origem europeia. Nessa empresa, tive a oportunidade de avançar na área de Assuntos Regulatórios, compreendendo melhor as políticas organizacionais.

Buscando maior aproximação entre a teoria e a prática, em paralelo a minha atividade profissional, em 2014, iniciei um MBA em Gestão da Inovação em Saúde, no Instituto Butantan.
 
A partir dessa experiência acadêmica, em 2015, mudei para outra indústria farmacêutica europeia, conectando a experiência acadêmica com a profissional.  Ainda desafiada pela busca de mais conhecimento e experiência, em 2016, migrei para uma indústria química multinacional. Nessa empresa gerenciava projetos farmacêuticos no Brasil e em outros países da América Latina (AL). Alí, tive a oportunidade de analisar o conhecimento regulatório adquirido nas outras companhias. E é nessa empresa, que analisei a Gestão do Conhecimento com a participação de 137 colaboradores.

Essa experiência profissional me levou a identificar que os colaboradores não realizavam o compartilhamento do conhecimento regulatório, por compreenderem que se disseminassem o ficariam mais susceptíveis a substituições, perdendo suas posições dentro das empesas.

Em busca de compreender como propiciar o mesmo conhecimento técnico a todos os colaboradores, sem impactar na hierarquia organizacional, retornei à academia e iniciei, em 2017, um Mestrado Profissional em Empreendedorismo na FEA-USP. O mestrado profissional aprimorou ainda mais o meu conhecimento gerencial, tornando-me uma profissional estudante. 

E esse aprimoramento não para, hoje tenho minha consultoria, Legis Consultoria, que desenvolve empresas e negócios utilizando o conhecimento regulatório como estratégia competitiva. Além do mais, estou fazendo doutorado em Economia de empresas na Universidade de Salamanca na Espanha e uma extensão na Universidade de Farmácia e Saúde nos Estados Unidos. 

Conte comigo! Estou sempre à disposição para disseminar o que aprendi e aprendo ao longo desta trajetória. Afinal, Conhecimento é o poder de fazer diferente!

Sobre a autora:

Talita Ferreira é Consultora, pesquisadora, professora e uma estudante-profissional apaixonada por compartilhar conhecimento. Também é farmacêutica-bioquímica pela UNIP/SP, com MBA em Inovação em Saúde pelo Instituto Butantan/SP, mestre em empreendedorismo pela FEA/USP e doutoranda em economia das empresas pela Universidade de Salamanca/Espanha e University of Health Sciences and Pharmacy de St. Louis/Estados Unidos. ​