Troca de informações e conhecimentos entre as Empresas sobre determinado know how.
O que é?
Benchmarking é uma prática de Mercado conhecida pela troca de informações e conhecimentos entre as Empresas, sobre determinado know how que uma delas tenha e que seja aspiracional para o outra.
Segundo Christopher E. Boagan – “Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho”.
Pode ser considerada também a seguinte definição:
“Processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respectivas funções ou processos face ao que é considerado “o melhor nível”, visando não apenas a equiparação dos níveis de performance, mas também a sua ultrapassagem” (DG III – Indústria da Comissão Europeia, 1996).
Quando utilizar?
Normalmente, a melhor hora para utilizarmos Benchmarking é quando desejamos “referências” de modelos e práticas, que devidamente customizadas podem ajudar na construção de modelos e práticas próprias, considerando a identidade organizacional da Empresa que atuamos, bem como seu planejamento estratégico.
Recursos necessários:
É necessário ter clareza quanto aos temas que são aspiracionais para a Organização e buscar no Mercado as empresas que são referências para àqueles assuntos.
Também é preciso muita ética no tratamento dos conhecimentos adquiridos por meio do Bench e contextualização do que foi aprendido à realidade da Organização.
Como aplicar?
In loco, visitando ou recebendo Organizações para aquisição e transmissão de conhecimentos.
Podem beneficiar desta ferramenta de gestão:
Empresas, independentemente da dimensão, dos seguintes sectores de actividade.
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
Bradesco – Unibrad
Com o lançamento oficial da Universidade Corporativa bradesco, em maio de 2013, algumas empresas tem nos visitado para Bench, principalmente com foco no aprendizado dos seguintes aspectos: