Afinal, como seu conhecimento corporativo pode auxiliar a empresa?

Para que um empresário e os seus gestores sejam capazes de organizar e conduzir uma companhia, há um elemento indispensável, que pode fazer toda a diferença no sucesso do negócio: o conhecimento corporativo que cada um deles possui. 

Ter conhecimento sobre o que se deseja fazer sempre foi fundamental. Afinal, para que a realização de uma determinada ação possa ser bem-feita, é indispensável que exista meios de colocá-la em prática. 

De fato, para que uma pessoa consiga preparar boas refeições, ela deve saber como cozinhá-la corretamente. O mesmo ocorre com quem quer exercer a sua profissão, como pintor de prédio. Para entregar um bom serviço, é necessário experiência.

Ao gerenciar uma empresa, isso é igualmente necessário que o dono do negócio e os gestores que foram escolhidos para assumir um cargo sejam capacitados para exercer a sua função. 

No entanto, é sempre válido mencionar que ter muito conhecimento mas não saber como utilizá-lo pode ser um desperdício de sabedoria. Toda experiência em termos de estudos e informações precisa ser bem gerenciada para que possa trazer frutos.

Por isso, o conhecimento corporativo é indispensável para que o “saber muito” possa ser transformado em ações que trazem uma gestão aprimorada para o crescimento de uma companhia no mercado. 
 

Neste artigo, o leitor poderá entender mais sobre o que é o conhecimento corporativo, quais são os benefícios que ele traz e como ele pode ser aplicado, de maneira a promover resultados reais para o bom desenvolvimento de uma empresa. 

O que é conhecimento corporativo?
 
Seja para trabalhar em home office pequeno planejado ou presencialmente em uma empresa, a contratação de um novo profissional envolve uma série de requisitos. Em determinadas posições, o conhecimento corporativo é bastante valioso. 
 
Nesse cenário, quando a empresa opta pela contratação de um gestor, por exemplo, todo o conhecimento e a experiência que ele possui passam a fazer parte dos ativos da companhia. Então, a gestão desse conhecimento se torna essencial. 
 
O conhecimento corporativo é composto por diversos elementos, mas se torna importante por incluir aspectos que fazem toda a diferença para uma empresa. São eles:
 
  • Processos de criação;
  • Processos de compartilhamento;
  • Gestão de conhecimento;
  • Realização de ações com experiência.
Assim, quando um empresário e a sua equipe de líderes traz toda essa junção de elementos, eles deixam à disposição da companhia diversos dados e informações que vão contribuir para que ela avance no mercado. 
 
De fato, o conhecimento corporativo passa a pertencer também à empresa, possibilitando que todos os colaboradores possam desfrutar desse amontoado de boas informações, que vão tornar a empresa mais produtiva.
 
É também fundamental mencionar que o conhecimento corporativo precisa ser devidamente gerenciado, para que a companhia possa se organizar de forma mais eficiente, aprendendo a utilizar essas informações a favor do negócio. 
 
Ou seja, tanto uma empresa especializada em laudo de periculosidade para eletricista quanto uma investidora financeira precisam ter as ferramentas certas para realizar uma administração que seja repleta de conhecimentos corporativos.
 
Essa gestão quer dizer que a modelagem do processo será feita tendo como base os conhecimentos gerados, sem deixar de lado a estrutura das atividades, modificando o que há a necessidade e otimizando cada vez mais os processos internos da companhia.
 
Nesse sentido, quando um gestor apresenta um determinado dado, que pode ser aplicado para o modelo de negócio presente na empresa, cabe aos líderes e empresários saber como transformar esse conhecimento corporativo em ações efetivas. 
 
Por isso, da mesma maneira que um profissional da área precisa ter conhecimento sobre spda malha de aterramento, um gestor deve saber como aplicar o seu conhecimento corporativo dentro dos processos da companhia, permitindo uma ação mais direcionada.
 
Os benefícios do conhecimento corporativo
Depois de entender o que é o conhecimento corporativo e como o gerenciamento dele pode interferir de modo prático dentro de uma empresa, é válido conhecer também os benefícios que ele proporciona para uma empresa atuante no mercado. 
 
Em um primeiro momento, vale mencionar o quanto o conhecimento corporativo pode oferecer uma maior fluidez nas operações internas, garantindo que ações práticas sejam cada vez mais rápidas e úteis.
 
Isso inclui, de modo especial, um aumento de eficiência nos processos internos da companhia, ao mesmo tempo em que permite que esses mesmos processos possam ser padronizados, o que torna todo o trabalho mais produtivo.
 
É como ocorre na rotina de trabalho de um operador de empilhadeira a combustão: quando há o domínio da atividade e o aprimoramento dela, é possível tornar a prática dessa operação mais rápida sem diminuir a qualidade do serviço.
 

Ao mesmo tempo, vale mencionar o quanto o conhecimento corporativo é capaz de construir uma base sólida de conhecimentos e informações compartilhadas por toda a equipe interna, ampliando consideravelmente o nível da empresa.

Além disso, a centralização dessas informações se torna indispensável para que uma gestão estratégica esteja presente em cada decisão da companhia, permitindo uma melhor organização e um desempenho otimizado.

Esse conhecimento corporativo pode ser aplicado nas mais diversas áreas da companhia, como no atendimento ao público, no relacionamento com parceiros e fornecedores e com os funcionários de modo geral.

Com isso, não apenas ocorre redução de tempo de resposta, eficiência no trato diário interno, diminuição de erros causados pela falta de experiência e vários outros pontos que possibilitam um crescimento consistente da companhia. 

Mesmo os erros internos, que costumam causar problemas em termos de produção, que dificultam a comunicação ou que fazem com que a companhia se mantenha desatualizada no seu nicho, podem ser resolvidos graças ao conhecimento corporativo. 

Isso porque os líderes, sejam eles de uma empresa de projeto de ampliação residencial ou de uma loja de departamento, sabem o que precisa ser feito para ajustar as falhas internas no estabelecimento. 

Inclusive, mesmo que esse conhecimento corporativo ainda não faça parte do leque de experiência de um gestor, ele é plenamente capaz de estudar para encontrar os meios de solucionar o problema, o que gera ainda mais inteligência na rotina diária da companhia.

De fato, não há como negar que o conhecimento corporativo pode ser o meio mais simples e eficiente de revolucionar o dia a dia da empresa, possibilitando que ela tenha ao seu dispor as ferramentas e as ações que precisam ser tomadas para uma gestão competente. 

Não à toa, quanto maior é o nível de conhecimento corporativo de um profissional, mais ele tende a custar para o mercado, o que faz com que esse tipo de contratação se torne um investimento para a companhia.

Montar uma equipe de colaboradores que tragam esses conhecimentos corporativos para a administração da empresa permite que ela se desenvolva com mais método, o que a fortalece de maneira especial com relação aos concorrentes do mercado.

Como aplicar o conhecimento corporativo

Da mesma forma que a segurança particular para eventos somente se torna eficiente quando é feita por profissionais devidamente treinados e competentes, a aplicação do conhecimento corporativo deve ser aprendida para ser eficaz.

O primeiro passo desse tipo de aplicação deve ser feito por meio de um diagnóstico da atual situação da empresa. De fato, saber reconhecer as fraquezas e as forças da companhia é o pontapé inicial para uma gestão eficiente.

Para tanto, é preciso analisar a equipe, sem deixar de lado uma investigação ampla dos processos que são realizados atualmente, entender a cultura da empresa e saber quais são as tecnologias que fazem parte da empresa. 

Depois de todo esse levantamento, é necessário planejar as ações que serão realizadas para mudar o que é preciso. Isso inclui definir de modo mais claro a visão, os valores, os objetivos e as metas da companhia. 

Ao definir o que será modificado, é importante realizar testes para entender o que faz sentido para a companhia. Um exemplo disso pode ser o de um condomínio que precisa implementar um sistema de portaria de condomínio fechado

Ele pode realizar testes tanto com os serviços de portaria virtual quanto o que envolve uma equipe humana presente no local, entendendo qual dos formatos mais atende às suas necessidades.

Depois de tudo definido, chega o momento de fazer as implementações que vão ajudar a companhia a crescer. Isso pode incluir definir os indicadores de performance, criar um programa de recompensas, instalar um novo sistema, entre outros.

Dessa forma, o conhecimento corporativo passa a atuar de maneira efetiva no estabelecimento, trazendo retornos verdadeiramente tangíveis.

Considerações finais

Não é segredo para nenhum empresário ou gestor que a necessidade de amplos conhecimentos corporativos podem garantir um bom desempenho no mercado, otimizando o crescimento de qualquer negócio.

Diante disso, nada mais natural do que obter esses conhecimentos e, ao mesmo tempo, utilizá-los de forma estratégica para possibilitar que toda a equipe e toda a estrutura empresarial sejam beneficiadas no curto, no médio e no longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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