Wiki - Construção colaborativa de conhecimento
O que é?
- O termo “Wiki” vem do havaiano wiki-wiki, que significa “rápido”. O nome foi escolhido por ser uma ferramenta muito dinâmica para a consolidação de conteúdo.
- Wiki é um repositório de informações e conhecimento construído coletivamente.
- Esse repositório é organizado e contruido coletivamente através de uma plataforma
- É importante distinguir a funcionalidade wiki da ferramenta wiki, de um software ou aplicativo.
- Wiki é uma ferramenta baseada na web, que permite a colaboração entre usuários por meio de fácil adição e edição de conteúdo, criando um ambiente colaborativo para a geração de conteúdo e consolidação progressiva do conhecimento coletivo.
- De forma mais técnica, é um conjunto de páginas web estruturados e interligados podendo conter diferentes mídias como texto, imagem e vídeo.
- Entre os elementos fundamentais estão a possibilidade de publicação e edição com controle de versões e a possibilidade de link entre páginas e conteúdos.
Quando utilizar?
- Sempre que houver necessidade de criação de conteúdo de forma colaborativa, aproveitando a inteligênica coletiva, por exemplo, no desenvolvimento de um glossário ou enciclopédia, ou até mesmo no desenvolvimento de manual de instrução, guia prático e página de Perguntas e Respostas (Q&A).
- Também pode ser utilizado durante execução de projetos ou na gestão de processos para registro de histórias ou na construção de um conhecimento relevante e que esteja disseminado de forma fragmentada.
- Para produzir um relatório ou artigo com pessoas distantes fisicamente ou com dificuldade de agenda
- Para escrever pauta e/ou atas de reunião com registro em apenas um local, retirando necessidade de envio de emails.
- No contexto de uma atividade de aprendizagem, wikis podem ser úteis para a realização de trabalhos em grupo, como no desenvolvimento de um plano ou de uma proposta de projeto. O wiki resultante, incluindo discussões e versões anteriores, pode servir como posterior ferramenta de avaliação.
Recursos necessários:
- Cultura de colaboração e de interação virtual.
- Real interesse pelo tema do Wiki. O assunto deve ser atraente e relevante para o trabalho das pessoas envolvidas, caso contrário, ninguém se importará e, consequentemente, ninguém irá escrever, editar ou ler as páginas.
- Algum líder da iniciativa, que deverá iniciar a construção do conteúdo e incentivar sua evolução.
- Grupo de moderadores ou aprovadores de conteúdo.
Como aplicar?
- Definir objetivo
- Inicialmente estabeleça e compreenda os objetivos do wiki.
- A partir dos objetivos definidos, selecione um assunto ou um conjunto de temas relevantes e que sejam de interesse dos demais participantes.
- Definir ferramenta
- Compreenda quais ferramentas já possui. Muitas soluções corporativas, como o Microsoft SharePoint, já possuem a funcionalidade Wiki. Eventualmente também considere outras ferramentas disponíveis, tanto pagas como gratuitas. Uma análise pode ser feita no wikimatrix.org.
- Após analisar benefícios e funcionalidasdes, decida qual melhor software. Isso deve depender principalmente das funções pretendidas e da forma de hospedagem de conteúdo.
- Neste momento, procure pelo menos utilizar uma ferramenta que tenha histórico dos conteúdos, autentificação de usuário, edição WYSIWYG, busca e tagging. Essas características facilitarão o gerenciamento e a participação no wiki.
- Estruturar governança
- Definia uma governança mínima, incluindo permissionamentos de edição e visualização e papéis de gestão, como aprovadores ou revisores de conteúdo.
- Criar conteúdo inicial
- Estruture bem o wiki. Isso é mais importante do que preenchê-lo com grande quantidade de conteúdo inicial. Claro que a estrutura irá variar ao longo do tempo, mas o básico se manterá, e mais do que isso, guiará os usuários.
- Coloque um conteúdo inicial, evitando inibição e, ao mesmo tempo, mostrar o caminho pelo exemplo.
- Aproveite para criar um passo a passo ou campo ajuda com dicas de redação ou mesmo como utilizar de forma adequada a ferramenta, principalmente funcionalidades de geração de páginas ou interconexão entre conteúdos.
- Manter o wiki vivo
- Ao longo do tempo, estimule a criação de novas páginas, e não apenas o preenchimento das páginas pré-estabelecidas. Tenha uma moderação, para pelo menos analisar o conteúdo que está sendo postado e se a estrutura do wiki está condizente com o conteúdo ou se modificações estruturais devem ser feitas para facilitar o usuário.
- Além disso, regularmente limpe material antigo e organize o conteúdo existente.
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
- Avalie bem quais funcionalidades acredita serem fundamentais e as utilize na escolha da solução, dado por exemplo que nem todos os softwares wiki permitem a edição simultânea, alguns fornecem notificações de e-mail quando mudanças são feitas, o que é útil no processo de revisão, e alguns possuem funções que facilitam a interconexão entre páginas ou definição de palavras-chave.
- No momento de avaliação também confira a compatibilidade com os navegadores (web browsers) homologados e utilizados na empresa.
- Forneça orientações claras sobre como criar e editar páginas na homepage do wiki ou indique claramente um link ou documento com tal conteúdo.
- Explique o propósito do wiki e como ele irá contribuir para o resultado esperado.
- Crie uma estrutrura (homepages, seções, subseções) e defina uma taxonomia padrão.
- Forneça orientações sobre o conteúdo do wiki e busque transmitir feedback regular para os contribuidore.
- Estimule o uso de imagens e de outros recursos visuaistanto quanto possível para tornar as páginas mais interessante.
- Em um wiki, o foco esta no conteúdo. Por isso, caso necessite registrar autoria e data de criação, talvez não seja a melhor solução.
Exemplos de aplicação:
- Em construção.
Aprenda mais:
Processos de Conhecimento
( ) Identificação ( X ) Criação ( X ) Retenção ( X ) Transferência ( ) Aplicação