Trata-se de um processo estruturado para captar, avaliar e acompanhar as ideias geradas na empresa.
É uma evolução das conhecidas “caixinhas de sugestões”, onde os colaboradores sugerem ações para melhorar operações, processos e produtos das empresas.
Esta prática parte do pressuposto de que o colaborador pode ser a melhor pessoa para identificar oportunidades de melhoria e de mudanças positivas para a organização.
Dependendo da estratégia da empresa, o programa poderá atender desde pequenas sugestões de melhorias até ideias capazes de gerar novas oportunidades de negócios e inovação.
Quando utilizar?
Essa ferramenta pode ser utilizada pelos colaboradores conforme determinação da empresa, que poderá deixa-la disponível para utilização em tempo integral ou por períodos determinados (ciclos).
Neste último caso, normalmente são realizadas “campanhas” para lançamentos de ideias relacionadas a temas específicos.
Recursos necessários:
Para o desenvolvimento e implantação, é necessário um Plano de Ação que contenha:
Definição de objetivos da ferramenta;
Elaboração de Tutorial com informações claras sobre o programa (forma de contribuição, utilização, avaliação, premiação…);
Comunicação da ferramenta.
Além disso, nos casos de ferramenta informatizada:
Alinhamento de desenvolvimento da infraestrutura com TI;
Desenvolvimento do ambiente virtual;
Definição de critérios e workflow de avaliação/aprovação/implantação.
Capacitação
Plano de sensibilização;
Programa de capacitação para usuários;
Programa de capacitação para facilitadores.
Como aplicar?
Conforme critérios definidos pela empresa, as ideias enviadas poderão ser utilizadas para melhorias de processos internos, melhorias organizacionais, qualidade de produtos e serviços, captura de oportunidades de projetos de inovação, desenvolvimento de novos produtos/serviços, entre outros.
Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:
Necessidade de “patrocínio” da Alta Direção;
Realização de benchmarks para avaliação da melhor estrutura do programa ;
Definir estrutura alinhada com o perfil, cultura, estratégia e visão da empresa;
Definição de budget para implantação das ideias e possíveis ações de reconhecimento – vale lembrar que ações de reconhecimento não se limitam as valores monetários.
Exemplos de aplicação:
Em construção.
Aprenda mais:
Em construção
Processos de Conhecimento
( X ) Identificação ( X ) Criação ( ) Retenção ( ) Transferência ( ) Aplicação
Contato
Seja membro da comunidade
Av. Paulista, 302 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000