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Programa de Ideias

Não deixe nada para depois

O que é?

  • Trata-se de um processo estruturado para captar, avaliar e acompanhar as ideias geradas na empresa. 
  • É uma evolução das conhecidas “caixinhas de sugestões”, onde os colaboradores sugerem ações para melhorar operações, processos e produtos das empresas. 
  • Esta prática parte do pressuposto de que o colaborador pode ser a melhor pessoa para identificar oportunidades de melhoria e de mudanças positivas para a organização. 
  • Dependendo da estratégia da empresa, o programa poderá atender desde pequenas sugestões de melhorias até ideias capazes de gerar novas oportunidades de negócios e inovação.

Quando utilizar?

  • Essa ferramenta pode ser utilizada pelos colaboradores conforme determinação da empresa, que poderá deixa-la disponível para utilização em tempo integral ou por períodos determinados (ciclos). 
  • Neste último caso, normalmente são realizadas “campanhas” para lançamentos de ideias relacionadas a temas específicos. 

Recursos necessários:

  • Para o desenvolvimento e implantação, é necessário um Plano de Ação que contenha:
    • Definição de objetivos da ferramenta;
    • Elaboração de Tutorial com informações claras sobre o programa (forma de contribuição, utilização, avaliação, premiação…);
    • Comunicação da ferramenta.
  • Além disso, nos casos de ferramenta informatizada:
    • Alinhamento de desenvolvimento da infraestrutura com TI;
    • Desenvolvimento do ambiente virtual;
    • Definição de critérios e workflow de avaliação/aprovação/implantação.
  • Capacitação
    • Plano de sensibilização;
    • Programa de capacitação para usuários;
    • Programa de capacitação para facilitadores.

Como aplicar?

  • Conforme critérios definidos pela empresa, as ideias enviadas poderão ser utilizadas para melhorias de processos internos, melhorias organizacionais, qualidade de produtos e serviços, captura de oportunidades de projetos de inovação, desenvolvimento de novos produtos/serviços, entre outros.

Boas práticas, dicas e possíveis adaptações:

  • Necessidade de “patrocínio” da Alta Direção;
  • Realização de benchmarks para avaliação da melhor estrutura do programa ;
  • Definir estrutura alinhada com o perfil, cultura, estratégia e visão da empresa;
  • Definição de budget para implantação das ideias e possíveis ações de reconhecimento – vale lembrar que ações de reconhecimento não se limitam as valores monetários.

Exemplos de aplicação:

  • Em construção.

Aprenda mais:

  • Em construção

Processos de Conhecimento

(  X  ) Identificação ( X  ) Criação  (    ) Retenção (    ) Transferência (   ) Aplicação

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